Tag: José Augusto Maia
Desembargadora pede vistas e José Augusto Maia pode ficar inelegível
Saiba mais informações clicando no link [...]
“Em Recife a discussão será se nós vamos ter dois candidatos ou um candidato deste grupo que vai disputar o pleito”, afirma Ricardo Teobaldo
Deputado também falou sobre a política de Santa Cruz do Capibaribe [...]
“Meu nome fica à disposição do partido”, afirma José Augusto Maia sobre 2020
O ex-deputado José Augusto, durante entrevista concedida ao programa Cidade em Foco, reafirmou sua pretensão em voltar a governar Santa Cruz do Capibaribe e comentou as articulações do grupo taboquinha visando as eleições de 2020.
José Augusto Maia e o deputado estadual Diogo Moraes tem cumprido agendas juntos nos últimos dias. Durante a entrevista, o ex-prefeito afirmou que o objetivo é estabelecer uma união no grupo. "Sabemos da fortaleza que somos nós juntos. Então a cada momento a gente está tentando, e acredito que vamos avançar, para que tenhamos uma unidade e dois candidatos na chapa, prefeito e vice, que venham ser o melhor, não só para o grupo político, mas para Santa Cruz do Capibaribe", disse.
Imposição, não! - Na oportunidade, sem citar nomes, Zé Augusto criticou candidatura que surgem por imposição. O mesmo disse que o seu nome está a disposição do grupo e aprova qualquer projeto desde que seja um projeto de união. "Meu nome fica a disposição do partido, sempre esteve e não foi de hoje, foi de muito tempo atrás. Eu admito tudo, desde que seja uma chapa que venha até a reconciliação, para não ser uma chapa 'brigada' com problemas", disse.
3ª Via - Questionado se o grupo de oposição estaria subestimando lideranças que se colocam em um terceira via na cidade, o mesmo afirmou, "Aprendi a não subestimar ninguém. Não subestimo ninguém, mas também não subestime Zé Augusto, porque eu tenho uma história de trabalho muito grande, de eleições difíceis, pesadas".
Líder - Zé Augusto ainda destacou o tamanho da sua lideranças política e reafirmou sua intenção de voltar a comandar os destinos de Santa Cruz do Capibaribe. O mesmo relembrou a votação que seu filho Thallys Maia teve na última eleição como candidato a deputado estadual para justificar sua importância política. "Nunca me coloco como líder de grupo, me coloco como uma liderança popular. Meu filho Thallys, foi para essa campanha com duas estrutura adversas e ele teve quase 8 mil votos, com estrutura quase zero", argumentou.
Se ligue – O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Vale FM (91.7), Rádio Cambucá FM e pela Internet: www.filadelfiafm.net [...]
“Eu conquisto o povo”, diz Fernando Aragão apontando que atrair José Augusto para o seu projeto em 2020 não é prioridade
Na última terça-feira (18) o entrevistado do programa 'Cidade em Foco' da Rede Agreste de Rádios foi o ex-vereador e ex-candidato a prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Fernando Aragão (PTB). O político esteve sendo sabatinado pelos comunicadores Alberes Xavier e Natálio Arruda e deu declarações fortes sobre o seu atual momento político.
Fernando destacou, dentre outros temas, que acredita ter a possibilidade de assumir um cargo no segundo mandato de Paulo Câmara (PSB). O político enfatizou que em recentes encontros com Câmara o governador teria demonstrado interesse de conversar com o mesmo até o final deste ano.
"Eu estou a disposição, desde que seja para trabalhar eu estarei presente de dentro do governo", ressaltou Fernando.
Tratando das divergências e questões partidárias, Fernando Aragão foi questionado sobre a sua relação com José Augusto Maia (Avante) e como isso refletirá no futuro, mais precisamente em 2020. Neste âmbito, Fernando disse que não está tentando conquistar José Augusto, mas o eleitorado santa-cruzense.
"Eu conquisto o povo, eu vou pra rua, eu converso com os meus eleitores", disse o ex-vereador, porém complementou afirmando que não tinha problemas com José Augusto.
Fernando voltou também a criticar a administração do prefeito Edson Vieira (PSDB) e não economizou nas declarações contrárias à governança do mesmo.
Se ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Santa Cruz FM (98.5), Rádio Cambucá FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net(Por Bruno Muniz) [...]
Edson também alfinetou aliança entre José Augusto Maia e Diogo Moraes
Nesta segunda-feira (17) o programa Cidade em Foco que vai ao ar pela Rede Agreste de Rádios recebeu o prefeito do município de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), que conversou com os comunicadores Alberes Xavier e Natálio Arruda, tratando sobre diversos temas relacionados ao seu momento de gestão.
Edson que está em seu segundo mandato como prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e enfrenta hoje uma forte bancada opositora na Casa Dr. José Vieira de Araújo atribuiu aos seus adversários algumas baixas que sofreu recentemente no âmbito administrativo, a exemplo de denúncias contra o setor público financeiro. Para o prefeito, os ex-aliados estão agindo tomados por raiva.
"Estão fazendo isso porque estão com raiva, estão fazendo política com o fígado", disse Edson se referindo as atuais posturas daqueles que até pouco tempo integravam a sua base de vereadores.
O prefeito também destacou durante a sua entrevista ao programa que chegou a procurar alguns dos seus ex-companheiros de ala para tentar abrir diálogo, porém não teve sucesso nas conversações. Um dos que chegou a ter uma conversa com Edson teria sido Ronaldo Pacas (PR), conforme mesmo conta o gestor público.
"Conversei, cheguei a falar por telefone, trocamos algumas mensagens. Mas não tenho problemas com ninguém não", resumiu.
Edson Vieira também alfinetou o deputado Diogo Moraes (PSB) e o ex-deputado federal José Augusto Maia (Avante) pelo recente episódio ocorrido na câmara em que Augusto Maia, filho de Zé, foi eleito presidente. Falando sobre o futuro, mais precisamente 2020, Edson foi enfático.
"Ainda sobre essas questões de companheiros que enveredaram por outros caminhos, eu já vi eleições em que muitas lideranças políticas se juntaram, mas o povo não foi", disse.
Ainda tratando de 2020, Edson não bateu o martelo quanto aos nomes apresentados como possibilidade atualmente, a exemplo deles Joselito Pedro, Dida de Nan, Gilson Julião e até mesmo Arnaldo Xavier. Neste aspecto, Edson jogou tudo para o campo das possibilidades e não reforçou detalhes sobre os nomes.
Se ligue - O programa “Cidade em Foco” vai ao ar de segunda a sexta-feira: 11:00 hs, na Rede Agreste de Rádios, composta pelas Emissoras: Rádio Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Santa Cruz FM (98.5), Rádio Cambucá FM (104.9) e pela Internet: www.filadelfiafm.net (Por Bruno Muniz) [...]
Radar Político (13/05) – Armando amplia espaço nos maiores colégios eleitorais
No estado de Pernambuco apenas 22 municípios possuem mais de 50 mil eleitores, boa parte deles, dez, estão concentrados na Região Metropolitana, dois na Zona da Mata, seis no Agreste e apenas três no sertão.
Diferente da eleição de 2014, quando naquela ocasião Armando possuía o apoio de apenas três dos 22 prefeitos dos maiores colégios eleitorais do estado, nesta disputa o candidato da oposição conseguiu ampliar de forma significativa a sua base, chegando inclusive a superar o governador Paulo Câmara. Agora o petebista conta com o apoio dos prefeitos de 13 dos 22 municípios com maior eleitorado, são eles: Jaboatão dos Guararapes, Petrolina, Caruaru, Ipojuca, Camaragibe, Santa Cruz do Capibaribe, São Lourenço da Mata, Igarassu, Gravatá, Goiana, Garanhuns, Belo Jardim e Araripina, enquanto que Paulo Câmara detém o apoio de apenas oito (Recife, Cabo, Paulista, Olinda, Abreu e Lima, Carpina, Pesqueira e Vitória de Santo Antão). O único município a ficar de fora das listas é Serra Talhada, onde o prefeito Luciano Duque ainda não se posicionou com quem ficará, no entanto, por questões locais e por já ter votado na oposição na eleição anterior é bem provável que Duque caminhe com Armando, o que pode ampliar ainda mais a vantagem do petebista neste quesito.
Em relação à quantidade de eleitores que estes conjuntos de municípios representam, Paulo Câmara apresenta uma certa vantagem, no entanto, diferente do que está acontecendo com Armando, onde há um envolvimento maior dos prefeitos em torno de sua candidatura, com Paulo Câmara não se pode dizer o mesmo, uma vez que um desses prefeitos, professor Lupércio (Olinda), já confidenciou à pessoas próximas que não está com disposição de trabalhar pelo governador depois que ele escolheu Luciana Santos, sua adversária local, como a candidata a vice-governadora.
Quando comparado os apoios que cada candidato possui nos maiores colégios eleitorais por região, Armando supera Paulo Câmara em quase todas elas. Na RMR o petebista conta com o apoio de 6 dos 11 prefeitos de municípios acima de 50 mil eleitores, porém Paulo leva vantagem por ter ao seu lado o prefeito do Recife, maior colégio eleitoral do Estado.
Na Zona da Mata Paulo detém o apoio dos prefeitos dos dois únicos municípios com mais de 50 mil eleitores (Vitória de Santo Antão e Carpina). Já no Agreste, a vantagem é de Armando, pois terá ao seu lado o apoio de cinco dos seis municípios com mais de 50 mil eleitores (Santa Cruz do Capibaribe, Belo Jardim, Garanhuns e Caruaru, este último é o maior colégio eleitoral de todo o interior), enquanto que a Frente Popular conta com o apoio apenas da prefeita de Pesqueira.
No sertão, a vantagem continua com o petebista, que já contabiliza dois dos três prefeitos dos maiores colégios eleitorais da região (Araripina e Petrolina) e com a grande possibilidade de ter somada à sua base Serra Talhada.
Embora em termos práticos o apoio de prefeitos possa ser relativo em relação a vitória,uma vez que a eleição é decidida a favor daquele que conquiste a maioria dos votos dos 6,5 milhões de eleitores pernambucanos, e não a maioria dos 184 prefeitos, o atual cenário evidência uma fragmentação da Frente Popular em relação a eleição de 2014. Este quadro também tem se repetido nos municípios com densidade eleitoral menor, onde Armando também tem avançado.
Na eleição passada não era difícil encontrar municípios onde Paulo tinha o apoio das duas principais forças políticas locais, porém nesta eleição parece que as coisas estão se invertendo a favor de Armando.
Ter um bom exército não assegura a vitória, mas garante competitividade na disputa.
Alerta 1 - Ao contrário do que está acontecendo no palanque Armando Monteiro (PTB), onde a maioria dos prefeitos e lideranças ligadas à oposição estão declarando apoio fechado ao petebista e seus candidatos a senadores, na Frente Popular não está acontecendo a mesma coisa. É como se diante da dificuldade o Palácio já se desse por satisfeito apenas com o apoio a Paulo Câmara, enquanto isso Mendonça Filho e Bruno Araújo avançam, em detrimento de Jarbas e Humberto Costa, senadores da chapa do PSB.
Alerta 2 - Na Zona da Mata a maioria dos prefeitos ligados à Frente Popular apoiam ao menos um candidato a senador da Oposição. Nesta região Mendonça Filho é o preferido dos gestores. Por sua vez, na região metropolitana, os prefeitos Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) já declarou apoio a Bruno Araújo, enquanto Lupércio (Olinda) fechou com Bruno e Mendonça. Já o deputado Eduardo da Fonte (PP), embora pertencente à Frente Popular, já declarou que não votará em Jarbas para o Senado.
Ampliando - O candidato a deputado federal Milton Coelho (PSB) deve alcançar uma expressiva votação em Tupanatinga, no Agreste Meridional, graças ao apoio do ex-prefeito Manuel Tomé. Em passagem recente pelo município, Milton foi apresentado para um grande público como o candidato do grupo. Lá ele fará uma dobradinha com o deputado estadual Paulinho Tomé (PRP). Em 2014 Manuel Tomé garantiu mais de 3.200 votos para João da Costa, o seu candidato a deputado federal na época.
Entre os mais...- O candidato a deputado federal André Ferreira (PSC) anda bem focado no seu projeto de figurar entre os 4 mais votados. Antes limitado aos eleitores do seguimento evangélico, André agora também está partindo para o apoio de prefeitos. Com a saída de Bruno Araújo e Jorge Côrte Real ele somou à sua base os prefeitos Romero Leal (Vertentes), Felipe Porto (Canhotinho) e Dr. Marcos (Pombos). Os dois primeiros faziam parte da base Bruno, já o terceiro votava em Jorge.
... votados - Em 2014 o então deputado federal Anderson Ferreira, irmão de André, obteve mais de 150 mil votos sem o apoio de prefeitos, agora, com Anderson à frente da Prefeitura de Jaboatão, boa inserção no seguimento evangélico e com o apoio de prefeitos e lideranças em vários municípios do interior, não será surpresa alguma André Ferreira ultrapassar a barreira dos 200 mil votos.
Em baixa - O evento promovido pelo deputado estadual Diogo Moraes para apresentar em Santa Cruz do Capibaribe o governador Paulo Câmara, os candidatos ao Senado e o candidato a deputado federal João Campos, foi um verdadeiro fiasco. As imagens que circularam nas redes sociais mostraram cadeiras vazias e um público resumido, o que exibe a fragilidade da liderança de Diogo na Capital do Polo de Confecções. Passou vergonha!
Em alta - Enquanto isso, o prefeito Edson Vieira (PSDB) promoveu no mesmo dia um encontro para anunciar apoio a Armando Monteiro e sua chapa majoritária, além de apresentar a dobradinha entre Fernando Filho (federal) e Alessandra Vieira (estadual). A festa realizada por Edson lotou a casa de Recepções Cabana Clube, mostrando a força e prestígio político do gestor santa-cruzense.
Mais apoios - Em Santa Cruz do Capibaribe Armando Monteiro ainda conta com o apoio do ex-deputado José Augusto Maia que lançará o filho Talys Maia para estadual em dobradinha com Ricardo Teobaldo (federal). A soma dos apoios de Zé Augusto e Edson Vieira devem garantir uma boa vantagem para Armando no município.
Definido - O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), já definiu os seus candidatos a deputado. Ele marchará com Marília Arraes para federal e Augusto César para estadual. Quanto ao Senado, embora o senador Humberto Costa almeje o apoio de Duque, dificilmente o prefeito deverá apoiá-lo por conta do trabalho realizado pelo senador petista para retirar Marília da disputa pelo Governo do Estado.
O troco - Apesar de Marília Arraes, a maior prejudicada por Humberto, ter declarado publicamente que vai votar em seu algoz, pessoas do ciclo de amizade da petista sabem que ela não moverá uma única palha pra ajudá-lo.
A Coluna Radar Político é publicada todas as segundas, quartas e sextas-feiras.
[...]
Radar Político (26/02) – Eduardo da Fonte e Wolney Queiroz deixam Paulo Câmara contra a parede
Responsável por causar um grande mal-estar na Frente Popular, a chapinha formada por Eduardo da Fonte, Wolney Queiroz e companhia, embora passe a imagem de que ela seja apenas uma alternativa para proteger alguns deputados federais que estariam com a reeleição ameaçada caso concorressem em um chapão, a cada dia que se passa fica mais evidente de que o real propósito da sua construção estaria ligado a servir como instrumento de pressão e barganha e cujo principal alvo estariam as vagas de vice-governador e senador na chapa do governador Paulo Câmara (PSB).
Ora, não exigiria esforço algum daqueles que acompanham o noticiário político no Estado lembrar que recentemente o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, chegou a fazer lobby para que Zé Queiroz ocupasse a chapa majoritária ao lado do governador, movimento semelhante ao realizado pelo PC do B em relação a Luciana Santos e do PP que defendeu o nome de Eduardo da Fonte para o Senado. O que então levou estes partidos a optarem por um movimento que os coloca em rota de colisão com os interesses do Palácio? A resposta é clara: O PT!
A abertura do canal de diálogo entre o governador Paulo Câmara e o ex-presidente Lula acendeu o sinal de alerta dos interessados nas vagas da majoritária, uma vez que começou a ventilar a possibilidade do PT indicar o nome do ex-prefeito do Recife, João Paulo, para o espaço de vice-governador. Com isto, a chance dos demais partidos participarem da chapa majoritária ficou reduzida, já que uma das vagas ao Senado já estaria reservada a Jarbas Vasconcelos (MDB).
Na hipótese do Palácio não ceder às pressões, seguramente o PP, PDT, PC do B e SD manterão o acordo da chapinha, o que sem dúvida traria grande prejuízo ao chapão que até agora só tem a garantia de participação de João Campos, dos atuais deputados do PSB, além de Sebastião Oliveira (PR), André de Paula (PSD) e Raul Henry que ainda não tem a certeza se irá concorrer à Câmara Federal pelo MDB. Neste cenário o ponto de corte no chapão pode superar a marca de 100 mil votos.
O que se sabe é que até agora a pressão tem dado certo, principalmente porque a chiadeira de alguns aliados já chegou aos ouvidos do governador, que por sua vez já garantiu que irá buscar alternativas para promover a unidade dentro da Frente.
Gesto - A atitude de o governador Paulo Câmara de escolher Jaboatão dos Guararapes para retomar o programa Governo Presente pode ser vista como uma tentativa de aproximação com a família Ferreira, uma vez que o município é comandado por Anderson Ferreira (PR). Determinados a emplacar André Ferreira em uma das vagas ao Senado, seja na Frente Popular ou na Oposição o Clã Ferreira tem mantido uma posição de independência, esperando apenas o momento certo para decidir qual lado escolher.
Veto – Os principais impedimentos de André figurar em uma das vagas ao Senado pela Frente Popular são o medo do PSB em ampliar o espaço político dos Ferreiras e a oposição de líderes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, principal denominação evangélica no Estado e aliados preferenciais do Palácio.
Primavera 1 - O deputado federal André de Paula (PSD) conquistou mais um reforço a sua candidatura à reeleição firmando uma importante parceria no município de Primavera, na Mata Sul do Estado. Lá, ele fará uma dobradinha com Clodoaldo Magalhães (PSB) com o apoio do ex-candidato a prefeito Eudo Júnior.
Primavera 2 – Por sua vez, a prefeita Dayse Juliana (PDT) votará em Guilherme Uchôa para estadual e Fenando Monteiro (PP) para federal. Já Rômulo Pereira, popularmente conhecido como Pão com Ovo, fechou apoio aos irmãos Júlio e Zeca Cavalcanti, deputados estadual e federal respectivamente.
Primavera 3 – Enquanto isso, o ex-prefeito Galego do Gás, político que exerce forte liderança política no município, pedirá votos para a deputada estadual Simone Santana (PSB). O seu federal será o jovem João Campos, chefe de gabinete do governador.
Oposição faz mais um evento - O grupo encabeçado pelos senadores Armando Monteiro (PTB), Fernando Bezerra (MDB), o ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) programou para o próximo sábado, dia 03/03, a terceira edição do “Pernambuco Quer Mudar!”. A expectativa é que o evento repita o sucesso das edições que foram realizadas no Recife e em Petrolina e atraia um grande número de lideranças políticas das mais diversas regiões do Estado.
Santa Cruz do Capibaribe - Disposto a concorrer a uma vaga na ALEPE, o ex-prefeito José Augusto Maia se filiou ao AVANTE. A ficha dele foi abonada pelo presidente estadual do partido, o deputado federal Sílvio Costa. Principal liderança do grupo Taboquinha, Zé Augusto tem tudo para não só ser o mais votado na Capital da Moda, mas também de ampliar a votação do deputado Ricardo Teobaldo no município, com quem dobrará. O grupo de Zé Augusto é composto pelos vereadores Helinho Aragão, Capilé, Augusto Maia e Carlinhos da Cohab, além de Fernando Aragão, ex-vereador que disputou a prefeitura em 2016 e perdeu por pouco mais de 900 votos para o atual prefeito Edson Vieira.
Tratores - O governador Paulo Câmara entregará, nesta segunda-feira (26.02), no Palácio do Campo das Princesas, nove tratores agrícolas de pneus. Os equipamentos serão enviados para nove municípios: Bezerros, Carnaíba, Flores, Machados, Rio Formoso, Saloá, Santa Maria do Cambucá, Sirinhaém e Tamandaré, beneficiando cerca de 240 mil habitantes direta ou indiretamente. Os tratores contribuirão na qualificação, verticalização e promoção da produção de alimentos oriundos da agricultura familiar e de áreas de reforma agrária, garantindo a produção rural em condições adequadas.
Firme e forte - Em passagem por Belém de Maria no último final de semana, o deputado federal João Fernando Coutinho (PSB) renovou a aliança com o ex-prefeito Dinho. Rompido com o prefeito Rolph Jr (PTB), Dinho caminhará em faixa própria e além de apoiar JFC, também pedirá votos para Diogo Moraes (PSB) para deputado estadual.
[...]
Radar Político (14/11) – Oposição prepara grande ofensiva política
Oposição prepara grande ofensiva política
Encabeçada pelos senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra, além do ministro Mendonça Filho (DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), o chamado G4, principal grupo de oposição ao governador Paulo Câmara, prepara já para o mês de dezembro um evento público de grandes proporções no Recife, marcando assim o ponta pé inicial de suas incursões conjuntas por todo o Estado.
Já para os primeiros meses de 2018 o grupo pretende realizar uma caravana realizando congressos em todas as regiões de Pernambuco. Em sua rápida passagem pelo município de São José da Coroa Grande, no sábado passado, o senador Fernando Bezerra informou que até o final do mês de março o grupo apresentará os nomes que comporão a chapa.
Confiante, FBC também revelou que o imbróglio que envolve o comando do PMDB estadual será definido ainda este ano e que o grupo conseguirá formar um arco de aliança superior a que hoje orbita o governador Paulo Câmara. Além do PTB, PMDB, DEM e PSDB, a oposição já contabiliza o apoio do PRB, Podemos, PV e PRTB. Há a expectava ainda da ida do PR para o time por meio do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, além de outros partidos da base aliada do PSB.
A ida de prefeitos pertencentes a partidos da Frente Popular é outro assunto guardado a sete chaves pela oposição, que prepara a partir do próximo ano um anúncio ao estilo conta-gotas com o propósito de enfraquecer aos poucos o palanque de Paulo Câmara.
Chapinha – Os deputados federais Ricardo Teobaldo (Podemos) e Sílvio Costa (Avante) andam bastante afinados. Ganha força nos bastidores que ambos estariam empenhados na construção de uma chapinha para deputado estadual e assim eleger aliados. Entre os candidatos estariam José Augusto Maia (Santa Cruz do Capibaribe) e Gustavo Gouveia (filho do prefeito de Paudalho), ambos fechados com Ricardo para Federal.
Nomeação 1 - O Diário Oficial do Estado trouxe em sua publicação do último sábado (11) a nomeação governador Paulo Câmara nomeou no último sábado (11) de Túlio Gadelha para a presidência do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe). Órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, pasta que recentemente foi entregue ao PDT de Zé Queiroz.
Nomeação 2 - Militante do Partido Democrático Trabalhista, sigla pela qual disputou sem sucesso o cargo de vereador do Recife em 2012 e de deputado federal em 2014, o jovem Túlio Gadelha ficou conhecido nacionalmente após a revelação de que está namorando a apresentadora global Fátima Bernardes.
Vapt – Vupt – Para garantir a contemplação de suas bases com emendas parlamentares, o deputado estadual licenciado e secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD), sem alarde assumiu a sua cadeira na ALEPE no final do mês de outubro apenas pelo tempo suficiente para apresentar suas emendas. Quem perdeu com isto foi o deputado Gustavo Negromonte (PMDB), que durante este curto período foi para a suplência.
Mata Sul - Em reunião realizada ontem (13), no Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul (COMSUL), os prefeitos Reginaldo Moraes (Cortês), Verônica Souza (Gameleir), Lucrécio Gomes (Escada) Diogo Gomes (Chã Grande), Dr. Marcos (Pombos) e Rildo Reis (Amaraji) debateram sobre os problemas enfrentados pelo aterro sanitário consorciado entre os municípios. Presidida por Reginaldo Moraes, o COMSUL abrange 15 municípios da Mata Sul e tem discutido temas importantes e contribuído para o fortalecimento político da região.
Herdeiro político 1 - Considerado favorito a conquistar uma cadeira na Câmara Federal no próximo ano, o empresário bem sucedido Guilherme Uchôa Júnior já contabiliza apoios sólidos para a sua eleição. Entre os prefeitos que votam com ele estão os de Itambé, Itaquitinga e Araçoiaba. Na Mata Sul está fechado com o deputado Pedro Serafim Neto (PDT).
Herdeiro político 2 - Ao contrário de muitos que se aventuram na vida pública para fazer dela um meio de vida, Guilherme Uchôa Júnior entra na política para atender ao desejo do seu pai, o presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchôa, que vê nele a pessoa ideal para dar continuidade ao seu legado.
Mata Norte - O vereador de Carpina, Diogo Prado (PC do B, imagem), parece ter tomado gosto pela ideia de concorrer a uma vaga na ALEPE. Oposicionista ferrenho do prefeito Manoel Botafogo (PDT) , ele deverá sair como majoritário no município, para isto conta com o apoio do ex-prefeito Joaquim Lapa (PTB). Na vizinhança o jovem já fechou com a oposição em Lagoa do Carro e anda conversando com lideranças de outros municípios da região.
Segurança - Dias após o início das atividades da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar, no Litoral Sul, o prefeito de Barreiros, Elimário Farias realizou a primeira reunião para a criação do Conselho de Segurança do Município. Participaram do encontro o vice-prefeito Thomaz Baleia, o comandante da 10º CIPM, Major Fernando Júnior, policiais civis, secretários municipais e representantes Bancos e da sociedade civil organizada, todos dedicados a discutir estratégias para o enfrentamento da violência.
Articulado - Apesar de ter deixado o comando do Ministério das Cidades, o deputado federal Bruno Araújo (PSDB) ainda manterá um bom trânsito no Governo Federal. Quebrará a cara quem apostar que ele deixará de ter influência na liberação de recursos para os municípios pernambucanos que foram contemplados com projetos do Ministério das Cidades.
Escrito por Wellington Ribeiro
*Quer participar da coluna diária do Blog Ponto de Vista? Envie notícias da sua região para o nosso contato de whatshapp: (81) 99521-6544 (TIM) ou ligue para 97310-1317 (Claro). Se preferir, envie o assunto para o E-mail: [email protected] [...]
8 / 8 POSTS