Author: Wellington Ribeiro

Região Central de Paulista vai receber loja da Shineray Motos
Saiba mais informações clicando no link [...]

Feitosa sugere que governadora retire de pauta Projeto de reajuste do piso salarial dos professores e abra diálogo com a categoria
“Mais do que qualquer questão política partidária está em discussão aqui a saúde, a segurança, a educação, a intransigência de um governo que já demonstra que não quer negociar“. Com essas palavras o deputado Coronel Alberto Feitosa abriu seu posicionamento no plenário da Assembleia Legislativa para justificar seu voto contrário à aprovação do PLC 712/2023 que oferece reajuste do piso salarial dos professores apenas para uma parte da categoria.
“Imaginem se daqui a pouco a governadora chama os oficiais superiores da PM e diz que vai dar aumento apenas para eles e não para os cabos e soldados ou vice versa. Isso é uma prática que desune, desagrega e desarruma o que já está arrumado que é o plano de cargo e carreira dos professores”, justificou o parlamentar aplaudido pelos trabalhadores em educação que lotaram a galeria do plenário.
O projeto foi derrotado na Comissão de Finanças da Alepe e derrotado por unanimidade na Comissão Temática de Educação da Casa Legislativa. “Que dúvida tem mais essa Casa sobre como votar hoje?“, questionou Feitosa.
“Passamos dois anos com escolas fechadas por causa da pandemia e agora os professores em iminência de greve . Quem vai pagar é novamente os alunos e desta vez pela intransigência de um governo que não quer negociar. Faço um apelo ao líder do governo, Izaias Regis, que retire de pauta o Projeto, monte uma comissão pluripartidária e vamos ao palácio negociar”, propôs o deputado que recebeu mais uma vez o apoio da categoria que pedia a retirada da votação do Projeto com gritos de “retira,retira, retira”.
Link do pronunciamento completo:
https://drive.google.com/file/d/1SsifHUMsCh5qL9e3nLuSfV8V_Gpl8IT4/view?usp=sharing
[...]

João Campos anuncia criação de cerca de 9 mil vagas na educação infantil para zerar a fila de creche do Recife
Iniciativa contará com a construção de até 40 novas creches e, atrelado a outras iniciativas, tem o objetivo de zerar o déficit de vagas para a faixa etária
A Prefeitura do Recife deu um passo importante que contribuirá para zerar a fila de vagas de creche na cidade. Projeto de Lei encaminhado pelo Executivo à Câmara Municipal propõe a construção de 40 novas unidades, com capacidade de gerar cerca de 9 mil novas vagas na rede de educação do município. A mensagem, que será apreciada pelos integrante do Legislativo, visa autorizar a contratação de Parceria Público-Privada (PPP) para edificação, manutenção e operação de serviços não educacionais de novas creches. Todas as atividades pedagógicas serão realizadas pela administração do município, como já ocorre atualmente.
O envio do projeto de lei vem na sequência da consulta pública realizada pela Prefeitura do Recife para a construção dessas 40 novas unidades de educação infantil na cidade. As novas creches-escolas irão atender cerca de 9 mil estudantes em período integral, com idades entre 0 e 5 anos, sendo 5,4 mil vagas de creche e 3,6 mil vagas de pré-escola.
O projeto, atrelado a outras iniciativas já consolidadas da atual gestão, tem o objetivo de zerar o déficit de vagas na educação infantil. Desde 2021, por exemplo, já foram entregues à população um total de 3.200 novas vagas de creches e cerca de 2.000 de pré-escola. A meta principal é garantir 7 mil novas vagas de creches até o final de 2024. Além disso, ainda existe a expectativa da criação de novos 1.600 postos de trabalhos, com a contratação de professores e outros profissionais da educação.
É importante destacar que essa creche-escola será pública e parte da Rede Municipal de Ensino do Recife e que a gestão da unidade e toda a parte pedagógica envolvendo profissionais, materiais didáticos, alimentação escolar, fardamento, livros e as atividades envolvendo a Educação Infantil - como acontece nas unidades já existentes na rede - será de responsabilidade da Secretaria de Educação da cidade. O prazo de concessão e dos serviços da PPP previsto é de 25 anos.
As novas creches-escolas terão prédios modernos, com salas climatizadas e toda estrutura para o maior desenvolvimento das atividades envolvendo as crianças e os profissionais da rede pública de ensino do Recife. O projeto da Prefeitura do Recife envolve a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e a Secretaria de Educação (SEDUC). O Projeto conta ainda com a participação da Recife Parcerias e do BNDES.
Infância na Creche - A iniciativa é mais um eixo importante do Programa Infância na Creche, que visa ampliar o número de vagas de creche nas unidades infantis do Recife. Para isso já foram construídas e implantadas novas creches, além da ampliação de unidades já existentes. Outra estratégia adotada pela Prefeitura para ampliar o número de vagas em creche é a parceria com creches credenciadas, que passam a operar na rede pública municipal e a ofertar integralmente vagas para o ensino público, possibilitando o atendimento de um maior número de crianças. [...]

Projeto de Mendonça garante ao Governo do Estado competência no ordenamento e na gestão urbanística do Arquipélago de Noronha
O deputado federal, Mendonça Filho, apresentou nesta segunda-feira (19/06), Projeto de Lei 3128/2023, para resguardar ao Governo do Estado o pleno exercício da competência sobre o ordenamento e a gestão urbanística do Arquipélago de Fernando de Noronha. O PL vem reforçar os termos do acordo judicial, intermediado pelo STF em março deste ano, que deu fim à controvérsia sobre a gestão de Noronha, definindo responsabilidades da União e do Estado de Pernambuco. “A governadora Raquel Lyra acertou ao fazer o acordo judicial. Agora é fundamental reforçar a liderança de PE para preservar o patrimônio ambiental e permitir a qualificação da Ilha infraestrutura, assegurando melhores condições de vida para quem reside, trabalha e visita o local”, afirmou Mendonça.
Mendonça Filho argumenta que o Supremo Tribunal Federal foi assertivo e eficaz, no acordo judicial, ao delimitar as atribuições de cada ente, à luz do pacto federativo previsto pela Constituição. O acordo delimitou as responsabilidades da União e do Estado de Pernambuco, com atuação conjunta entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência Estadual do Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). “A proposta é pacificar de forma geral a relação do licenciamento ambiental e urbanístico não só em Noronha, mas no País”, afirmou. O deputado diz que o texto do PL foi debatido e negociado com a secretária estadual de Meio Ambiente, Ana Luiza Ferreira, e com a administradora da Ilha, Thallyta Figuerôa.
O deputado lembra que nos últimos anos Noronha foi relegada ao abandono pelo consórcio PSB/PT. “É urgente a qualificação da infraestrutura do Arquipélago com políticas públicas como habitação, saneamento, energia ambiental sustentável. A gestão plena do ordenamento e da questão urbanística dará a gestão de Raquel Lyra melhores condições para dar respostas mais rápidas”, justificou. Mendonça sempre se posicionou contrário à proposta do Governo Federal de tirar de Pernambuco o Arquipélago de Fernando de Noronha.
“Noronha historicamente é território pernambucano e direito garantido pela Constituição de 88, por emenda do saudoso ex-deputado Osvaldo Coelho. É uma riqueza e orgulho de Pernambuco”, defendeu, em 2022, ao questionar decisão do Governo Federal de protocolar no Supremo Tribunal Federal um pedido de liminar para que seja declarado que o “domínio sobre o Arquipélago de Fernando de Noronha é de titularidade integral da União”. [...]

II Encontro de Danças Juninas agita o final de semana em São Joaquim do Monte, resgatando a cultura e as tradições Nordestinas
Em mais um fim de semana de festa junina, na Capital Pernambucana da Romaria, a programação do São João em São Joaquim do Monte, no agreste de Pernambuco, contou com a realização do 2º Encontro de Danças Juninas, com cerca de 17 apresentações que aconteceram na Quadra Poliesportiva Miguel Arraes.
Além de apresentações de danças, a programação contou ainda com um grande e belo desfile junino, que animou as ruas da cidade, levando uma mensagem de valorização das raizes e tradições nordestinas, com a participação do grupo de Bacamerteiros de Bananeirinha.
A quadra ficou lotada de espectadores, crianças, jovens, idiosos e adultos, ficaram encantados com cada apresentação, entre elas, espetáculos de escolas do município da rede pública e privada, além de projetos sociais, e quadrilhas vindas de outras cidades da região.
Para o prefeito, Duguinha Lins, que também entrou no clima como participante da quadrilha Estrelas do Monte, o melhor mês do ano, não pode deixar de ter as danças da cultura nordestina e valorizar as nossas tradições. "A palavra é felicidade, foram meses de preparação, tudo pensado e planejado com muito carinho, para levar para nossa população um momento festivo, onde nossa cultura é priorizada e valorizada."
A programação do Arraiá do Monte, continua no próximos dias 23 e 24 de junho, com shows nos polos localizados no centro da cidade. [...]

Araripina se prepara para o São João Mais Gostoso do Brasil
Araripina, município do sertão pernambucano, está repleto de animação e expectativa para a chegada do São João Mais Gostoso do Brasil. A partir de amanhã, dia 20 de junho, até o sábado, 24 de junho, o Parque Três Vaqueiros se transformará em um palco de uma grande festa, recebendo dezenas de artistas consagrados, com uma expectativa de público entre 40 e 50 mil pessoas por noite.
Promovido pela Prefeitura Municipal, o São João de Araripina promete proporcionar uma experiência inesquecível tanto para os moradores locais quanto para os turistas que visitam a cidade. Com uma programação repleta de atrações de renome, o evento tem despertado o interesse de pessoas de diversas regiões do país, que estão se preparando para desfrutar dessa festividade tradicional e contagiante.
Com a aproximação do São João Mais Gostoso do Brasil, a expectativa é que Araripina se torne um verdadeiro cenário de alegria e celebração. A cidade está se preparando para receber milhares de turistas, impulsionando a economia local e movimentando setores como o hoteleiro, bares e restaurantes.
O Parque Três Vaqueiros está preparado com uma superestrutura e ornamentação impecável, proporcionando além do espaço para os shows, diversos outros ambientes para entretenimento, como a Cidade do Forró, uma cidade cenográfica com artistas locais se apresentando, o Espaço Criança, uma área com brincadeiras e recreações, Armazém de Artesanato, Praças de Alimentação, e o Parque de Diversão.
O ciclo junino em Araripina teve início nos dias 02 e 03 de junho, com o tradicional São João do distrito de Lagoa do Barro. Nos dias 09, 10 e 11 foi a vez do Beco do Forró, promovido pelo Sesc Ler em parceria com a Prefeitura. O Festival de Quadrilha Junina Escolar aconteceu nos dias 14 e 15, e no último final de semana, nos dias 16 e 17 de junho, foi a vez do Festival de Sanfoneiros. Não deixe de conferir a programação completa da festa no Parque
Três Vaqueiros:
20 de junho – Terça-feira
Nattanzinho
Léo Santana
Calcinha Preta
Malla 100 Alça
21 de junho – Quarta-feira
Alok
Leonardo
Raí Saia Rodada
Kauanzinho Vaqueiro
22 de junho – Quinta-feira
Gustavo Mioto
Zé Ramalho
Felipe e Rodrigo
Felipe Nogueira
23 de junho – Sexta-feira
Zé Felipe
João Bosco e Vinícius
Manim Vaqueiro
Anderson Bandeira
24 de junho – Sábado
Léo Chaves
Vanessa da Mata
Toca do Vale
Luís Paulo Style [...]

São João de Paudalho 2023 reúne milhares de pessoas em primeiro fim de semana de shows
O São João de Paudalho, cidade localizada na Zona da Mata Norte, começou na sexta-feira (16), prometendo 10 dias de diversão para os munícipes e turistas que visitam o local. O evento teve início com shows do cantor Stevenys, do cantor do sucesso da internet “Americana na Vaquejada”, Grandão Vaqueiro, e da banda Forró Anjo Azul. Já o sábado (17) teve as atrações do ex-Magníficos Juarez, sucessos de Rogério Som e o forró de Caninana. Domingo (19) foi o momento de diversificar ainda mais o festejo, com apresentações dos artistas paudalhenses Fágner e Amandinha, o arrocha de Helton Lima e a sofrência de Raphaela Santos, A Favorita. Em três dias, milhares de pessoas se reuniram no Pátio de Eventos Beira-Rio, situado no Centro da cidade, para se divertir e festejar.
Até o dia 24 de junho o São de Paudalho continua com muitos shows e apresentações de quadrilhas juninas tradicionais de Paudalho. Nesta segunda-feira (19) tem apresentações de Tomás Playboyzinhos, Felipe Farra e Iguinho e Lulinha. Abrindo os shows do segundo fim de semana, na sexta-feira (23), véspera de São João, quem comanda a festa é Geo Moura, Cláudia Lauterer e a Sedutora. E terminando as apresentações no dia do santo, sábado (24), conta com Rosimar Lima e Vilões do Forró.
Já os dias 20, 21 e 22 de junho são reservados para apresentações das quadrilhas juninas de Paudalho, parte importante da tradição do município, que possui a quadrilha mais antiga em atividade do estado de Pernambuco. Na terça-feira (20), as apresentações iniciam com a quadrilha junina dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), logo após se apresentam as quadrilhas juninas Matutinho do Sertão, Na Emenda e Xamegar. Na quarta-feira (21) entram em cena o Ballet Linda Flor da Mata, seguido das quadrilhas Mastruz Com Leite, Meu Nome É e Fogo No Pé. Já no último dia de apresentações, o público poderá prestigiar as quadrilhas Forró Baião Nordestino, Balancê, Rosa dos Ventos e Rosa Linda, Linda, Rosa. [...]

Prefeito de de Olinda assina termo para dar mais segurança às áreas de encostas
Saiba mais informações clicando no link [...]

Jarbas Filho visita Águas Belas e Paranatama para participar de festividades juninas
Saiba mais informações clicando no link [...]

PÉ NA ESTRADA – Deputado Joãozinho Tenório prestigia São João no Agreste do Estado
Saiba mais informações clicando no link [...]
