Category: Jaboatão dos Guararapes

Prêmio da ONU ao Jaboatão é entregue ao prefeito Anderson Ferreira
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, recebeu, nesta segunda-feira (24), o prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de Reconhecimento Internacional de Excelência em Gestão Pública. Jaboatão, único representante do Brasil no Fórum das Nações Unidas para os Serviços Públicos 2019, foi escolhido por implantar o melhor projeto do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”. O evento acontece em Baku, capital da República do Azerbaijão, no Leste Europeu.
A Prefeitura do Jaboatão obteve reconhecimento da ONU pelas ações realizadas por meio do Programa de Coleta Seletiva, que foram aplicadas há dois anos e meio. Devido ao sucesso do projeto, Jaboatão torna-se o primeiro município de Pernambuco receber o prêmio desde que o Fórum das Nações da ONU foi criado, em 2003.
O prefeito Anderson Ferreira disse ser uma honra estar representando não só Jaboatão, mas todo o Brasil no fórum organizado pela ONU. “É uma premiação que nos deixa orgulhosos, principalmente pelo fato de estarmos conseguindo transformar a vida das pessoas.
Nossa satisfação é ver que os catadores de resíduos sólidos do Programa Coleta Seletiva agora estão vivendo de forma digna e alcançando conquistas através do trabalho. Esse prêmio mostra que estamos no caminho certo. É importante que outras cidades também implantem esse projeto, tanto para proporcionar uma melhor condição para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, como para proteger o meio ambiente”, salientou.
O gestor explicou que esse avanço social foi possível porque a atual gestão jaboatonense incluiu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU no Plano Plurianual (PPA) do município, tendo como meta erradicar a pobreza. “Oferecemos capacitação e estrutura
necessária para que os catadores realizem as atividades com mais eficiência. Também cadastramos esses profissionais e eles agora têm casa própria, renda, e estão com os filhos nas escolas”, destacou Anderson Ferreira.
A premiação aconteceu no dia da abertura do evento internacional, que conta com a participação de 450 representantes de todo o mundo, no Heydar Aliyev Center. O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliev, e o secretário-geral da ONU para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, fizeram as honras de entrega do prêmio. O Fórum das Nações Unidas segue até quarta-feira (26).
Jaboatão também participará, nesta terça-feira (25), do workshop organizado pelo Setor de Inovação do Serviço Público da Divisão de Instituições Pública e Governo Digital da ONU (Undesa). Na ocasião, haverá troca de experiências com representantes de outros países, cujo tema é a “Entrega Inclusiva e Igualitária de Serviços de Forma a Não Deixar Ninguém para trás”. No Heydar Aliyev Center, Jaboatão tem um estande onde é apresentado um vídeo com imagens dos pontos turísticos e há distribuição de cartilhas em inglês sobre
o município. [...]

Jaboatão lança Incubadora e investe em projetos de empreendedores
Investidor na área de maquinário e metalurgia, José Antônio Júnior é um dos cerca de 50 empreendedores que prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (19), o lançamento da Incubadora Jaboatão Criativo, no bairro de Piedade. Implantado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, a iniciativa nasce com o objetivo de fomentar novos projetos que possam contribuir diretamente para o desenvolvimento regional por meio de soluções inovadoras. É o caso da ferramenta que José Antônio e outros 19 empreendedores das áreas de Aplicativos, Jogos Digitais e Moda, previamente selecionados pelo projeto, por meio de edital, pretendem tirar do papel com o apoio da incubadora.
A incubação possui carga horária total de 150 horas e conta com consultorias de Marketing, Jurídica e de Gestão Empresarial e Financeira. Durante todo o processo, os participantes terão à disposição infraestrutura apropriada, corpo técnico qualificado e equipamentos de ponta, adequados à captação e preparação de empreendimentos. O espaço, localizado no bairro de Piedade, conta com núcleo de criação, coworking, salas multiuso, auditório e espaço para treinamento.
"A incubadora vai nos dar uma base para que a gente possa entender, por exemplo, as questões jurídicas do processo", comentou Pablo Vinícius, sócio de José Antônio, ao explicar que ideia do projeto da dupla é construir uma indústria virtual, que tenha como princípio comprar determinadas horas de serviço de empresas que estejam em seu momento ocioso, ou seja, quando as máquinas não estiverem sendo utilizadas.
Além dos 20 empreendedores previamente selecionados, a Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes divulgou a oferta de outras 180 vagas destinadas a projetos no setor de Economia Criativa. As inscrições poderão ser realizadas gratuitamente no período de 19 a 28 de junho, no Centro Municipal de Qualificação Profissional, localizado na Rua Coronel Francisco Galvão, 769, Piedade.
"Hoje foi um dia para apresentar o cronograma da Incubadora Jaboatão Criativo e detalhar todo o processo, que é totalmente gratuito e deve durar 12 meses. Durante esse tempo, será fomentada a troca de ideias por meio da formação gerencial, tecnológica e intercâmbios com parceiros", explicou o secretário-executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Daniel Pessoa. Ainda segundo o gestor, projetos não selecionados terão a oportunidade de participar da etapa de qualificação profissional em inovação, “uma preparação para se estabelecer não apenas como empreendedores, mas, também, como promotores de soluções para a sociedade a partir do mercado criativo”.
Selecionada na área de Moda, Alessandra Martins definiu o projeto - criado em parceria com a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cidadania, Centro Universitário dos Guararapes e o Sebrae - como “um suporte imprescindível” para quem está começando um negócio e precisa de auxílio para evitar erros básicos. "Vejo o programa como um suporte de gestão, técnico e mercadológico. É uma forma de desenvolver uma ideia com todo o aparato necessário para transformar o ideal em algo tangível", pontuou a empreendedora. [...]

Prefeitura do Jaboatão anuncia reajuste salarial para professores
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou, nesta terça-feira (18), reajuste de 4,17% no piso salarial nacional do magistério para todos os professores da rede municipal de ensino. A pauta, aprovada pela categoria em assembleia realizada na última quinta-feira (13), contempla servidores da ativa e aposentados. Atualmente, docentes do Jaboatão dos Guararapes recebem vencimento inicial de R$ 2.716,00. Com o reajuste, os servidores passarão a receber R$ 2.830, cerca de 10% acima da média nacional, que é de R$ 2.557,74.
O reajuste será pago da seguinte forma: 1% retroativo ao mês de abril, a ser implantado na folha salarial do próximo mês de julho, e mais 3,17%, a partir de setembro. Além disso, foi garantida conversão em pecúnia do vale-transporte para profissionais lotados em locais de difícil acesso e aplicação do reajuste do salário mínimo aos servidores do Grupo Ocupacional de Apoio Administrativo, retroativo ao último mês de abril.
Durante o processo de negociação, foram realizadas quatro reuniões entre representantes da prefeitura e dos servidores do setor educacional, quando foram apresentadas propostas que atendessem aos pleitos da categoria. “A nossa gestão tem um grande respeito pelos professores, por isso sempre pagamos salários acima do piso nacional da categoria. Isso é possível porque trabalhamos com a máquina enxuta e aplicando recursos municipais de forma equilibrada. Nossos professores realizam um grande trabalho no Jaboatão e estamos investindo na educação para melhorar a qualidade do ensino. Resultado desse esforço conjunto pode ser observado no feito de termos alcançado índice de 5,2 do Ideb, bem acima da meta de 4,1, projetada para o ano de 2021. Além disso, temos o melhor Ideb da Região Metropolitana”, ressaltou o prefeito Anderson Ferreira. [...]

Wanderson Florêncio elogia gestão de Anderson Ferreira e diz que Jaboatão dos Guararapes é referência para Pernambuco
O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) elogiou, nesta terça-feira, a gestão do prefeito Anderson Ferreira (PR) em Jaboatão dos Guararapes, que tem sido premiada por entidades dentro e fora do Brasil. Para o parlamentar, o trabalho realizado no município é referência para todo o Estado.
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes foi a única de Pernambuco a receber recentemente o certificado “Empresas/Entidades que Contribuem para Proteger, Promover e Profissionalizar Adolescentes e Jovens Egressos do Trabalho Infantil em Pernambuco 2018 - Empresas/Entidades PRO”, entregue pela Superintendência Regional do Trabalho.
“É um prêmio bastante significativo, que mostra o compromisso com a população do município, dessa vez especificamente com os jovens. É uma gestão propositiva e inovadora, que está avançando em muitas áreas importantes. O trabalho do prefeito Anderson Ferreira é uma referência para todos os pernambucanos”, afirmou Wanderson Florêncio.
Preocupada com iniciação profissional dos jovens, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes vem oferecendo oportunidades para essa parcela da população, contratando aqueles que estão em situação de vulnerabilidade (atualmente já são mais de 50 na gestão), além de promover ações de capacitação, qualificação e encaminhamento para vagas de trabalho em empresas privadas.
Mais de 700 jovens passaram pelos projetos de capacitação realizados pela gestão do município. Um decreto do prefeito Anderson Ferreira estabelece que pelo menos 10% das vagas destinadas sejam para jovens em situação de vulnerabilidade. [...]

Oposição começa a se articular em Jaboatão: Deputado Joel da Harpa e Roberto Santos conversam sobre 2020
O Deputado Estadual e pré-candidato a Prefeito pelo PP inicia uma série de conversas com os pré-candidatos de oposição de Jaboatão objetivando delimitar campos, estratégia e até composições durante o período que a legislação assim o permitir. Ontem o Deputado marcou uma conversa com o grupo “FÉ – Fórum de Estados de Jaboatão” formado por diversos técnicos e lideranças locais para tratar de Jaboatão, o grupo será representado neste encontro pelo Engenheiro Roberto Santos que o nome que o grupo vem trabalhando para ser o condutor do “projeto Jaboatão de volta a sua origem” que iniciou os debates com a população semana passado.
No cardápio desta quinta feira estará Jaboatão, a péssima gestão que hoje se instalou no município e o futuro da cidade. “O Deputado é um amigo, está no seu segundo mandato, portanto, já provou que é bom de voto e é de Jaboatão dos Guararapes. “Tivemos uma boa conversa por telefone, conversei com o nosso grupo, ontem a tarde, aliás, com algumas pessoas do FÉ e, logo, iremos com muito prazer conversar sobre projetos, ideias e principalmente sobre o futuro da nossa cidade que nos últimos 2 anos perdeu totalmente o rumo, o pior está seu direção.” Roberto Santos.
Segundo o Deputado Joel da Harpa, a ideia é trabalharmos juntos e quem sabe até muito próximo para que em 2020 tenhamos um Jaboatão unido em torno de um projeto que uma a Cidade e os Jaboatonenses. “Quero ser um condutor de união, uma opção que seja boa para as pessoas e a nossa cidade. Precisamos urgentemente trabalhar de forma uniforme e não divisionista como ocorre nesta gestão, que trata Jaboatão, e principalmente seus distritos de forma diferenciada. Nossa ideia é atender todos os distritos conforme sua vocação. Por isso, estou procurando os homens de bem e que querem melhorar a cidade para juntos melhorar o município, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas.” Deputado Joel da Harpa. [...]

Mendonça Filho elogia prefeito Anderson Ferreira por prêmio internacional em excelência em gestão pública
Em visita ao Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta segunda-feira (27), o ex-ministro da Educação, Mendonça Filho, parabenizou o prefeito Anderson Ferreira pelo recebimento do prêmio internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência na gestão pública. A honraria foi conquistada pela atual gestão na semana passada e é dirigida a iniciativas que promovam ações de destaque nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza.
"Esse prêmio significa que o prefeito caminha na direção correta, que é melhorar a qualidade de vida da população. Jaboatão é um município que tem uma arrecadação elevada, uma cidade com muito potencial econômico, mas que, ao mesmo tempo, convive com um nível de pobreza muito grande. Anderson prioriza a saúde, a educação e o saneamento básico do município, portanto, é merecido que ele receba esse reconhecimento da ONU", elogiou Mendonça.
Ex-governador de Pernambuco, Mendonça também comentou sobre a estrutura do Complexo Administrativo. "É um modelo moderno e bastante eficiente. Certamente, essa iniciativa vem agregando produtividade e bem-estar para os servidores que aqui trabalham. Sem dúvidas, é, também, uma estrutura que possibilita a redução de custos diretos e indiretos", assinalou o democrata.
O prefeito Anderson Ferreira agradeceu o reconhecimento e os elogios feitos por Mendonça Filho. “Temos trabalhado bastante para entregar ao povo do Jaboatão dos Guararapes serviços de alta qualidade, um compromisso que assumimos e que, hoje, com essa premiação da ONU, demonstra que estamos no caminho certo. E fico muito honrado com o reconhecimento e as palavras do ex-governador e ex-ministro Mendonça Filho, uma grande liderança, com importantes serviços prestados ao povo de Pernambuco e do Brasil”, pontuou Anderson. [...]

Prefeitura de Jaboatão ganha prêmio internacional da ONU por Excelência de Gestão Pública
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ganhou o prêmio de internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) por excelência de gestão do serviço público. A premiação do 2019 United Nations Public Service Awards é dirigida a iniciativas públicas que promovam ações de destaque nas áreas de direitos humanos e erradicação da pobreza. O programa eleito como o melhor do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico”, foi o Coleta Seletiva, desenvolvido pela Prefeitura. A honraria será entregue ao prefeito Anderson Ferreira, durante cerimônia a ser realizada entre os dias 24 e 26 de junho, em Baku, capital do Azerbaijão. O evento reunirá cerca de 450 participantes, entre oficiais de alta patente, ministros, prefeitos, membros da sociedade civil, acadêmicos, representantes da iniciativa privada e organizações internacionais.
O United Nations Public Service Awards é o mais prestigiado reconhecimento internacional a práticas de excelência no setor público e de apoio ao fomento de objetivos de desenvolvimento sustentável. O Departamento de Assuntos Sociais e Econômicos das Nações Unidas identifica e premia, anualmente, conquistas e contribuições inovadoras de instituições do serviço público que impactem, diretamente, em um modelo de gestão mais eficaz e receptivo, promovendo iniciativas e temas relacionados à Agenda 2030.
O diretor da Divisão de Desenvolvimento Sustentável da ONU, Juwang Zhu, parabenizou a Prefeitura do Jaboatão pelo desenvolvimento do programa, que, segundo ele, “alcançou status de excelência ao promover iniciativas de interesse da população”. “O feito incrível alcançado pela prefeitura é resultado da significativa contribuição para a melhora da administração pública brasileira. De fato, esse prêmio serve como inspiração e encorajamento para que outras esferas que trabalham com a prestação de serviços à sociedade”, ressaltou Zhu.
A conquista foi comemorada pelo prefeito Anderson Ferreira, que, ao ser informado da notícia, fez questão de ir o galpão onde é realizada a triagem do material coletado, no bairro da Muribeca, e compartilhar o momento com os profissionais que integram o programa. “Quando iniciamos nossa gestão, há pouco mais de dois anos, assumimos um compromisso muito importante, de trabalhar para criar ferramentas que, de fato, tivessem o poder de mudar a vida das pessoas. A conquista de um prêmio tão importante, desse reconhecimento por parte da ONU, deixa claro que estamos no caminho certo, principalmente por ser a primeira vez que Jaboatão dos Guararapes alcança essa honraria ”, assinalou o prefeito.
Atualmente, 75 catadores o integram o Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes. A realidade de quem participa da iniciativa é muito diferente daquela encontrada há pouco mais de dois anos. Quem antes precisava viver em meio a lixões, em condições insalubres, hoje, trabalha em um ambiente digno e conta com serviço contínuo de capacitação profissional que propicia renda mensal que chega a R$ 1.200. Além da questão financeira, o programa propiciou outras melhorias na vida dessas pessoas - hoje, 53 famílias foram cadastradas pela prefeitura e contempladas com apartamentos no Habitacional Fazenda Suassuna, por meio do Minha Casa, Minha Vida.
Os feitos criados pelo programa foram ressaltados pela catadora Maria da Penha. Ao saber da conquista do prêmio, a trabalhadora, emocionada, descreveu o impacto positivo da iniciativa na sua vida e dos demais integrantes. “Esse programa dividiu nossa vida em dois momentos. Hoje, sou uma pessoa completamente diferente. Antes, meus filhos precisavam disputar minha atenção com uma garrafa de bebida, pois era dependente do álcool. Agora, sou uma pessoa renovada, orgulhosa da minha profissão, um ser humano muito melhor, tudo graças à coleta seletiva”, pontuou. [...]

Jaboatão é primeiro município pernambucano a ter Fundo Municipal do Trabalho
Jaboatão dos Guararapes é o primeiro município de Pernambuco a criar o Fundo Municipal do Trabalho (FMT), que tem a finalidade de incrementar a política de trabalho, emprego e renda, em regime de financiamento compartilhado no âmbito do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os repasses para o FMT/Jaboatão serão feitos pelo Governo Federal, através do Ministério da Economia. Mas também poderão ser provenientes de convênios firmados com órgãos e entidades públicas e privadas, nacionais ou do exterior.
Inicialmente, o Fundo terá previsão orçamentária de R$ 1,2 milhão, que será administrada pela Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo. Dessa forma, a secretaria poderá ampliar as ações que já vem realizando há dois anos, na geração de mão de obra.
“Uma das prioridades da Prefeitura de Jaboatão vem sendo preparar mão de obra, principalmente, para que os nossos jovens tenham oportunidade de emprego. Com a criação do Fundo Municipal de Trabalho, ampliaremos ainda mais as ações com apoios técnicos e orientações para formação de trabalhadores”, disse o prefeito Anderson Ferreira. [...]

Estacionamentos proibidos de cobrar multa por perda de cartão
O município de Jaboatão dos Guararapes é o primeiro em Pernambuco a sancionar a lei que proíbe a cobrança de multa por perda do cartão de estacionamento. A lei 1.399/2019 de autoria do vereador Marlus Costa foi publicada no diário oficial do município em 14 de maio de 2019.
Para retirar o veículo, o cidadão que perder o cartão de estacionamento, deverá apresentar a CNH e o documento do veículo, em seguida realizar o pagamento apenas do tempo de utilização do estacionamento ficando isento da multa pela perda do cartão.
Segundo o parlamentar, a cobrança da multa é considerada abusiva e viola o inciso V do art. 39 código de defesa do consumidor, mas no município ainda não existia lei que proibisse a cobrança para melhor proteger o cidadão. Marlus afirma que na relação de consumo, o fornecedor não pode transferir o ônus da relação para o consumidor.
Ainda de acordo com o texto da lei, os estabelecimentos que realizarem a cobrança, poderão ser multados e sofrer as sanções previstas no art. 56 lei federal 8.087/1990 – Código de Defesa do Consumidor.
Diário oficial https://diariooficial.jaboatao.pe.gov.br/14-de-maio-de-2019-xxix-no-085-jaboatao-dos-guararapes/
[...]

Após um período de afastamento, André Carvalho reafirma união com os Ferreiras
Diretor da Maranata FM responde a nota publicado na Coluna do Blog Ponto de Vista [...]
