“A Enfermagem gritou por reparação histórica no Geraldão”, destaca deputado Gilmar Júnior

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Gilmar Júnior Gilmar Júnior (PV) avaliou que a categoria foi o grande destaque no encontro com o presidente Lula – Foto: Felipe Soares/divulgação

O deputado estadual nem esperou chegar em casa. Após sair do encontro com o presidente Lula, no Geraldão, zona sul do Recife, Gilmar Júnior (PV) fez uma live de dentro do carro. O parlamentar falou para milhares de espectadores. A fala foi direcionada aos profissionais da enfermagem.

Na quarta-feira da semana passada (15), Gilmar Júnior, que é enfermeiro e presidente do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco), usou a rede social para informar aos colegas que o texto da Medida Provisória, para destravar o piso salarial da categoria, já estava na casa civil. E a categoria, que estava há 11 dias de greve em Pernambuco, aguardava a assinatura da MP que destrava o piso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Hoje (22) os profissionais da enfermagem ocuparam uma grande área do Geraldão e, em coro, fizeram todos ouvirem o clamor: “Ô, Lula, cadê você? Assina logo a MP!”. E, no discurso do presidente, esse assunto veio à tona.

Na live, o deputado avaliou a fala do presidente sobre a pauta: *”Percebi, na fala de Lula, vontade de pagar o piso, mas havia uma espécie de desconexão de informações, como se ele não soubesse onde o piso precisa ser destravado. Achei o presidente pouco apropriado sobre o trâmite do piso. Tudo bem que ele está há poucos meses no governo e há outras pautas. Mas achei que a nossa era prioridade”*.

Apesar da crítica, Gilmar Júnior disse que Lula se comprometeu a pagar o piso da categoria, mas que ele não deu qualquer data. O parlamentar contou também que conseguiu falar, pessoalmente, com o presidente sobre o tema. *”Lula parou para falar comigo e se mostrou preocupado com o Supremo Tribunal Federal. Praticamente repetiu a fala do discurso”*, o deputado relatou.

Gilmar Júnior ainda repercutiu a manifestação da enfermagem contra o governo Raquel Lyra: *”As vaias foram uma forma de demonstrar revolta ao silêncio do governo estadual. Eu entendo que o ato não foi direcionado à pessoa Raquel Lyra. Mesmo o presidente Lula tendo ficado chateado com a situação e pedido para respeitar os convidados, não acho que faltamos com respeito, acho que os profissionais de enfermagem agiram dentro da liberdade de expressão e da democracia”*.

Mais uma vez, o deputado aproveitou para dar um recado direto à Raquel e se colocou à disposição. *”A enfermagem não tem mais paciência para esperar. Eu estou disponível, a qualquer dia e hora, para sentar com a senhora e ajudar a montar uma mesa de discussão para tratar sobre o piso salarial. E não é para brigar, é para construir”*, concluiu Gilmar Júnior.

COMENTÁRIOS