Abrigo temporário público para animais em Pernambuco

Deputado Romero Albuquerque é o principal nome em Pernambuco em defesa dos animais


Alimentam, acariciam, aliciam, acostumam e, depois, barram na portaria. A história da gata, como na música de Chico Buarque, é a mesma de gatos e cães da “vida real” e essa é uma realidade cada vez mais comum no dia a dia dos animais domésticos, causando um grande problema para as cidades: a superpopulação de animais abandonados. Expondo-os a estresse, acidentes e doenças como raiva e leishmaniose, que podem ser transmitidas aos humanos, o abandono de animais cria também um problema de saúde pública. Foi por isso que o deputado estadual Romero Albuquerque protocolou na Alepe uma indicação de apelo para que o Governo do Estado implante um abrigo público temporário em Pernambuco.

“Não dá para ignorar a realidade ou simplesmente deixar os bichos à mercê da maldade e dos perigos da rua. Muitos deles já foram largados pelos seus donos, não podem ser abandonados também pelo estado”, apela Romero. 

Um abrigo para animais tem três tarefas principais: ser um refúgio seguro para os animais; ser um local de passagem, buscando realocação para lares definitivos; e, ser um núcleo de referência em cuidado, controle e bem-estar animal. O apelo prevê que, além de resgatados, os animais recebam identificação permanente de chip subcutâneo, tratamento, esterilização, vacinação, vermifugação e encaminhamento à adoção. 

“Nós queremos amenizar o sofrimento dos animais. A nossa Constituição diz que é nosso dever proteger a fauna e a flora e proíbe práticas que os coloquem em risco, provoquem sua extinção ou os submetam à crueldade. O Poder Público tem esse dever constitucional. No Brasil, muitas ONG’s e pessoas independentes fazem um bom trabalho na defesa desses animais injustiçados, mas a demanda é crescente, e as pessoas não entendem que os bichos não são responsáveis por esse problema e acabam agredindo-os. A vida animal é importante, por isso é mais que necessário que o nosso estado implante esse abrigo e resolva a situação, que é também um problema de saúde pública. Nós também estamos expostos às doenças que eles podem nos transmitir. Se o problema cresce, a vontade política e iniciativa para resolvê-lo também precisa crescer”, reflete Romero. 

O deputado ainda propõe que as instalações do abrigo sejam implantadas próximo ao Centro de Vigilância Ambiental do Recife, responsável por cuidar especificamente das doenças de origem animal. A criação de um Abrigo Temporário Público ainda geraria empregos e conscientizaria a população a respeito das normas de proteção aos animais. 

CASTRAR SIM, ABANDONAR JAMAIS

Muitos dos animais são abandonados quando engravidam ou são acometidos por alguma doença. A castração é a forma ideal de evitar ninhada indesejada e de prevenção de doenças. O Hospital Veterinário do Recife realiza o processo gratuitamente. Em outras cidades do estado, campanhas de castração em castramóveis também realizam o procedimento.

COMENTÁRIOS