Acampamento Terra Livre: Juntas acompanham em Brasília as manifestações dos povos indígenas de todo o país na luta por direitos

Saiba mais informações clicando no link

Joelma Carla PSOL Juntas
A codeputada Joelma Carla, da mandata coletiva das Juntas (PSOL/PE), acompanhou do dia 4 ao dia 10 de abril o 18° Acampamento Terra Livre, movimento que reúne mais de 7 mil indígenas de 200 povos de todo o Brasil. Na pauta do acampamento, está a defesa da demarcação das terras indígenas e a oposição ao PL 191/2020, que libera a mineração e a geração de energia em terras indígenas e o PL 490/07, do Marco Temporal, que limita o reconhecimento de novas terras tradicionalmente habitadas por povos originários e pode levá-los a perder os meios para sua sobrevivência.

Durante o acampamento, a codeputada participou de atividades como a Marcha da Demarcação, manifestação que além de pedir a demarcação das terras indígenas, denunciou o risco do pacote de projetos de lei que, se aprovados, vão destruir os territórios sagrados e toda a fauna e flora. A codeputada Joelma Carla também se reuniu com lideranças indígenas como Sônia Guajajara e Cacique Marcos Xucuru para debater a luta indígena em Pernambuco e no Brasil.

Em um dos momentos mais marcantes da semana, a codeputada fez a entrega dos votos de aplauso concedidos pela mandata, aprovados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, para três organizações de luta de povos indígenas – a Associação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME); a Associação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB); e a Associação Nacional de Mulheres Indígenas Guerreiras Ancestrais (ANMIGA). Os votos de aplauso representam um reconhecimento da importância dessas associações na luta pela defesa dos povos tradicionais e seus territórios sagrados, e pela garantia de todos os seus direitos.

Simultaneamente à presença da codeputada no Acampamento Terra Livre, a mandata das Juntas protocolou na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) um projeto de lei que cria o Dia Estadual de Luta e Resistência dos Povos Indígenas, a ser celebrado em todo 19 de abril. A data tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da vida, resistência e luta dos povos originários.

COMENTÁRIOS