Ação de Cidadania leva mutirão de serviços ao Ipsep

Saiba mais informações clicando no link

Imagem/arquivo

Moradores do Ipsep e de bairros próximos terão Ação de Cidadania neste sábado (dia 5 de dezembro). A Ação faz parte do Programa Governo Presente e reúne serviços públicos e informações sobre direitos para as comunidades em todo o Estado. São serviços como a emissão de carteiras de identidade, novas vias de certidões, informações sobre o Programa Juventude Presente e muito mais.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados pela internet para não existir filas, o ingresso na Ação só é possível depois de aferida a temperatura do corpo, é obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social é organizado. Em todos os locais, o álcool em gel está disponível e acessível. Aqueles que não possuírem, vão receber máscaras de proteção de pano, gratuitamente.

A emissão de carteiras de identidade está totalmente eletrônica no evento. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Não só as digitais, mas toda a coleta de dados biométricos é eletrônica. A emissão da primeira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 23,90. O documento para pagamento (DAE) estará disponível em seguida ao agendamento.

Todos os serviços da Compesa estarão acessíveis no posto itinerante, com equipe para dar informações e resolver pendências referentes aos serviços da companhia de abastecimento de água e saneamento. Aqueles que possuírem contas em atraso podem renegociar seus débitos.

Adolescentes a partir dos 12 anos e jovens até 29 terão oportunidade de se inscrever nas oficinas do Programa Juventude Presente. São oficinas com aulas de danças urbanas, grafite e capoeira, na própria comunidade.  Na Ação, será possível ter informações sobre o programa Atitude, de proteção e cuidados para os usuários de crack e outras drogas. O Atitude tem 9 anos de serviços prestados e participou da reconstrução da história de mais de 25 mil pessoas.

O Balcão de Direitos estará disponível para quem precisa de nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Aqueles que precisam emitir CPF também poderão ser atendidos.

O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Faça o agendamento dos serviços na área de “Agendamento” do Portal PE Cidadão. Outro caminho é digitar www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento, ler as instruções e preencher todos os campos.

As ações estão de volta, desde setembro. Os eventos ocorrem todos os sábados. Em 2019, foram perto de 50 Ações, com o Governo Presente em todas as regiões do Estado. O mutirão de serviços e informações é uma articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania no Ipsep

Data: Sábado, dia 5 de dezembro

Horário: das 8h às 12h.

Local: Quartel da Polícia Militar no Ipsep

Endereço: Rua Francisco Barreto, 340 – Ipsep

COMENTÁRIOS