Ação de Cidadania realiza mais de 125 mil atendimentos

Ação de Cidadania realiza mais de 125 mil atendimentos

Foram 28 mutirões, no Recife, Região Metropolitana e diversos municípios do Agreste e Sertão do Estado


As Ações de Cidadania, promovidas pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), já realizaram este ano, 125.831 atendimentos diretos à população. Os mutirões, com a oferta de dezenas de serviços, acontecem duas vezes por semana. A 29ª Ação ocorrerá na próxima terça-feira (15), no povoado de Poços, no município de Cumaru, no Agreste Setentrional do Estado.

Esta será a terceira Ação de Cidadania realizada em Cumaru, em menos de um mês. As outras duas, em parceria com a prefeitura municipal, ocorreram nos dias 24 e 25 de setembro, no distrito de Ameixas e no Centro da cidade, respectivamente. Foram 1.724 atendimentos.

ServiçosNa próxima terça-feira (15), a população do povoado de Poços terá a oportunidade de solicitar a emissão da segunda via das carteiras de identidade e de motorista; certidões de nascimento, casamento e óbito. Na área de saúde haverá vacinação, atendimentos com psicólogos e nutricionistas; aferição de pressão arterial e testes rápidos de sífilis e H.I.V.

Unidades móveis da Compesa e da Celpe estarão de plantão para atender os usuários interessados em solicitar os benefícios da tarifa social para a redução das faturas de água e luz; a emissão da segunda via de faturas, mudança de titularidade da conta e negociação de débitos com as companhias.

Técnicos do Procon-PE também irão orientar e esclarecer dúvidas da população sobre direitos do consumidor, como proceder e a quem recorrer na hora que necessitar. O município de Cumaru, no Agreste Setentrional do Estado, não conta com unidade do órgão estadual de defesa do consumidor. Quem necessita, precisa se deslocar até os municípios de Passira, Surubim ou Limoeiro, onde funcionam unidades municipalizadas.

Balanço – Os mutirões têm o objetivo de levar cidadania à população e contribuir para a redução dos índices de violência. É uma articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas com as demais secretárias estaduais e municipais, e parceiros privados, que integram as ações pontuais e de longo prazo. “Conheço e aprovo. São muitos serviços oferecidos no mesmo local e com rapidez”, afirma Ana Maria de Souza Monteiro, residente no bairro dos Torrões. No ano passado, ela tirou documentos durante uma Ação realizada no bairro de Afogados e no último sábado (05.10) ela levou o sobrinho, Daniel de Souza Monteiro, 22 anos, para tirar a segunda via da carteira de identidade, na Ação do Engenho do Meio.

Este ano, já foram realizadas 28 Ações de Cidadania, com o registro de 125.831 atendimentos. Os mutirões ocorreram nos bairros do Cabanga (duas vezes), Estância, Cohab/Lagoa Encantada, Apipucos, Prado, Boa Viagem, Areias, Engenho do Meio e Alepe/Boa Vista, no Recife; Pau Amarelo e Maranguape II, em Paulista; Gaibu e Cohab, no Cabo de Santo Agostinho; São João da Escócia e Indianópolis, em Caruaru; João de Deus e José e Maria, em Petrolina; Ameixas e Centro, em Cumaru; Nova Esperança (Barra de Guabiraba), Magano (Garanhuns), Vila da Fábrica (Camaragibe), Cidade Tabajara (Olinda), Muribeca (Jaboatão dos Guararapes), Limoeiro, Lagoa Grande e Cortês.

Os mutirões de serviços, organizados pelo Programa Governo Presente, acontecem no meio da semana e aos sábados. Sempre pela manhã, das 8h às 12h. Nessas ações são oferecidos, gratuitamente, dezenas de serviços, como a emissão do CPF, VEM Livre Acesso e cartão do SUS; segunda via de documentos (carteiras de identidade e de motorista; certidões de nascimento, casamento e óbito), consultas médicas, vacinação, exames de saúde (mamografia, preventivo de câncer do colo do útero, testes rápidos de glicemia, sífilis, HIV/Aids; aferição da pressão arterial), distribuição de preservativos e kits de higiene bucal; inscrição para cursos do Programa Juventude Presente, orientações sobre mediação de conflitos, cadastro no Alerta Celular, negociação de débitos com a Compesa e a Celpe, atividades de lazer e os mais diversos serviços de orientações sobre os programas executados pelo Governo do Estado e o seu funcionamento.

COMENTÁRIOS