Ação leva cidadania para população da UR2, no Ibura

Saiba mais informações clicando no link


Moradores do Ibura vão ser beneficiados com Ação de Cidadania, neste sábado (dia 3). A Ação é parte do Programa Governo Presente e tem como rotina levar serviços públicos e informações sobre direitos para as comunidades em todo o Estado. São serviços como a emissão de carteiras de identidade, novas vias de certidões, o esclarecimento judicial, cursos gratuitos do Juventude Presente e muito mais.

Em razão dos cuidados que a pandemia levou todos a tomar, os serviços precisam ser agendamento pela internet. O ingresso na Ação só será feito depois que a pessoa tiver a temperatura do corpo aferida e estiver usando máscaras de proteção. Não existem aglomerações e o distanciamento social é organizado, além de haver oferta de álcool para todos. Também há distribuição de máscaras de proteção de pano.

A emissão de carteiras de identidade está entre os serviços mais procurados. A emissão da primeira é gratuita e a partir da segunda via é necessário pagar taxa de R$ 23,90. O documento para pagamento da taxa (DAE) estará disponível em seguida ao agendamento. Todos os processos de coleta de dados biométricos são eletrônicos.

O Posto do Detran fará atendimento para todos os serviços que o órgão de trânsito oferece. A emissão de nova carteira de motorista é um dos mais procurados. O Balcão de Direitos estará disponível para quem precisa de nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Aqueles que precisam emitir CPF também poderão agendar o atendimento.

Os estudantes interessados em informações sobre o VEM e carteira de estudante serão atendidos. Adolescentes a partir dos 15 anos e jovens até 29 terão oportunidade de se inscrever nos cursos de qualificação profissional do Juventude Presente. O programa possui 16 títulos de cursos para quem quiser ter mais qualidade no seu currículo.

A Ação oferecerá informações sobre os programas Atitude, de proteção e cuidados para os usuários de crack e outras drogas. O Atitude tem 9 anos de história e participou da reconstrução da história de mais de 25 mil pessoas.

Orientação jurídica acessíveis na Defensoria Pública de Pernambuco. Em outros pontos, informações sobre a Lei Maria da Penha, o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Compesa mantém posto de atendimento e pode dar informações sobre a tarifa social ou renegociação de dívidas, para quem estiver inadimplente e quiser negociar seus débitos, com parcelamento e quitação de dívidas.

Faça o agendamento dos serviços na área de “Agendamento” do Portal PE Cidadão. Outro caminho é digitar www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento, ler as instruções e preencher todos os campos.

As ações estão de volta. Estavam suspensas, em estratégia preventiva de saúde, a partir dos registros dos primeiros casos de covid-19, no Estado. Desde setembro, com o avanço das novas fases do plano de convivência, as Ações estão de volta com protocolos rígidos de segurança sanitária. Em 2019, foram perto de 50 eventos, com o Governo Presente em todas as regiões do Estado. O mutirão de serviços e informações é uma articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

COMENTÁRIOS