Agentes de Saúde de Olinda iniciam formação para campanha de doação de sangue no Carnaval

Saiba mais informações clicando no link

Agentes de Saúde de Olinda iniciam formação para campanha de doação de sangue no Carnaval
Começou nesta quarta (11) e vai até sexta-feira (13), no auditório da Faculdade de Medicina de Olinda, Bairro Novo, o treinamento destinado a 360 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede de Atenção Básica de Olinda.

A capacitação é destinada a promover e formar agentes multiplicadores para captar pessoas doadoras de sangue, sobretudo voltadas para o Carnaval. As aulas são fruto da parceria envolvendo a Prefeitura de Olinda com a Fundação Hemope.

O objetivo do treinamento é sensibilizar os participantes sobre o ciclo do sangue e a importância da doação para a saúde pública. Os participantes serão replicadores de informações e incentivadores de novos e possíveis doadores de sangue.

A atividade de coleta para a doação de sangue em Olinda será realizada nos próximos dias 24 e 25 de janeiro, cujo objetivo é lançar a campanha do Carnaval, que será um grande momento em favor da vida.

A secretária-executiva de Saúde, Inês Costa, fez a abertura da formação, juntamente com a diretora da Atenção Básica, Ana Cláudia Pantoja. No final do curso de formação, todos os participantes receberão certificados.

A agente de saúde da Base Rural, Rosinete da Conceição, comentou sobre a formação. “Foram importantes explicações, muitas dúvidas foram tiradas e agora podemos esclarecer e conseguir doadores”, disse.

O agente  Israel Reinaldo, também da Base Rural, comentou o treinamento. “Sempre é importante saber de informações para estimular a doação e salvar vidas. No treinamento a gente se qualifica mais para captar os possíveis doadores, com o despertar de ajudar o próximo com a doação”, pontuou.

A representante do Hemope, Josinete Gomes, supervisora de Captação de Doadores de Sangue, ministrou o treinamento. “Estou muito animada logo nesse primeiro momento com os agentes, houve interesse por parte deles”, comentou.

COMENTÁRIOS