Água Preta aposta em tecnologia e realiza capacitação para agentes comunitários de saúde

Água Preta aposta em tecnologia e realiza capacitação para agentes comunitários de saúde

A Prefeitura da Água Preta iniciou, nesta quinta-feira (22/08), a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Com a ajuda de tablets que são utilizados para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, dada a riqueza de informações que são disponibilizadas por meio do novo sistema. Os agentes participam, de um processo de capacitação profissional. Antes do novo sistema, os ACSs utilizavam fichas de coleta preenchidas manualmente para posterior digitalização e alimentação da base nacional de dados. Esse cadastramento manual, além de inseguro, tomava parte significativa do tempo dos agentes, prejudicando o desenvolvimento de outras atividades de impacto na saúde. De acordo com o prefeito Eduardo Coutinho, a implementação da ferramenta abre um leque de possibilidades dentro da gestão da saúde. Segundo ele, a atual gestão acredita no uso da tecnologia como uma ferramenta de potencial inestimável para criar meios que facilitem a obtenção de resultados que tragam melhorias para a população. “O uso de dispositivos tecnológicos como tablets e do novo sistema possibilitam não apenas a agilidade no trabalho dos ACSs, mas, também, a reorganização do território no qual esses profissionais atuam, esclarecendo características das famílias atendidas e ajudando a gestão a requalificar e melhorar a atenção primária”, enfatizou o vice prefeito Tonhão.

A Prefeitura da Água Preta iniciou, nesta quinta-feira (22/08), a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município.

Com a ajuda de tablets que são utilizados para dar agilidade ao processo realizado pelos profissionais, garantindo, assim, melhor gestão da saúde na cidade, dada a riqueza de informações que são disponibilizadas por meio do novo sistema. Os agentes participam, de um processo de capacitação profissional.

Antes do novo sistema, os ACSs utilizavam fichas de coleta preenchidas manualmente para posterior digitalização e alimentação da base nacional de dados. Esse cadastramento manual, além de inseguro, tomava parte significativa do tempo dos agentes, prejudicando o desenvolvimento de outras atividades de impacto na saúde.

De acordo com o prefeito Eduardo Coutinho, a implementação da ferramenta abre um leque de possibilidades dentro da gestão da saúde. Segundo ele, a atual gestão acredita no uso da tecnologia como uma ferramenta de potencial inestimável para criar meios que facilitem a obtenção de resultados que tragam melhorias para a população.

“O uso de dispositivos tecnológicos como tablets e do novo sistema possibilitam não apenas a agilidade no trabalho dos ACSs, mas, também, a reorganização do território no qual esses profissionais atuam, esclarecendo características das famílias atendidas e ajudando a gestão a requalificar e melhorar a atenção primária”, enfatizou o vice prefeito Tonhão.

COMENTÁRIOS