Alberes Lopes abre qualificação para trabalhadores rurais na Mata Sul

Alberes Lopes abre qualificação para trabalhadores rurais na Mata Sul

Cerca de 500 beneficiários do programa serão capacitados e qualificados para conquistarem, futuramente, outra fonte de renda além do corte da cana e da pesca

Cerca de 500 beneficiários do programa serão capacitados e qualificados para conquistarem, futuramente, outra fonte de renda além do corte da cana e da pesca

À frente da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, o secretário Alberes Lopes dá início, a partir desta quinta-feira (25), a um projeto de capacitação que abrirá novas portas para trabalhadores rurais que recebem o benefício do Chapéu de Palha no período da entressafra. Cerca de 500 beneficiários do programa estadual vão participar de qualificações que facilitarão a obtenção de uma renda extra utilizando, por exemplo, o potencial do seu próprio quintal, com aprendizados práticos sobre desenvolvimento sustentável e agricultura familiar.

A iniciativa atende a uma demanda de duas regiões que sofrem com o impacto da das pausas no plantio da cana de açúcar – a Mata Norte e a Mata Sul – e complementa um programa criado em 1988, no primeiro governo de Miguel Arraes.

“A qualificação ajudará na independência financeira e atende à missão histórica do Chapéu de Palha, que foi criado no primeiro governo de Miguel Arraes, em 1988, retomado pelo governador Eduardo Campos em 2007 e continuado por Paulo Câmara que tem sido muito sensível às causas sociais do nosso Estado”, disse o secretário estadual do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes.

O novo curso de qualificação terá duração de 20 horas, começa a partir de hoje de forma direcionada, em Catende, na Mata Sul, e será realizado em mais outros 12 municípios. Os alunos participarão de cursos divididos em turmas de 33 pessoas, em escolas públicas estaduais, com conteúdo prático. Serão 13 municípios beneficiados e aulas serão realizadas em etapas. Os primeiros desta semana são, além de Catende, Ribeirão, Água Preta, e Quipapá, na Mata Sul. (O cronograma segue em quadro abaixo).

As demais cidades onde os trabalhadores farão os cursos são Itambé, Aliança, Vicência, Araçoiaba, Timbaúba, Condado, Macaparana, Nazaré da Mata e Tracunhaém.

A novidade é que esses trabalhadores que recebem um benefício para se sustentar nos meses em que não há corte de cana de açúcar começarão a aprender um outro tipo de profissão e, quem sabe, futuramente, sobreviver apenas dela. Eles vão aprender, por exemplo, a desenvolver um jardim comestível dentro do quintal de casa e obter renda com ele. Terão aulas de cidadania, empreendedorismo e até marketing.

O programa histórico do Chapéu de Palha é coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do governo Paulo Câmara, enquanto a qualificação será realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação estadual.

De acordo com dados da Seplag, ao ano, o Programa Chapéu de Palha beneficia cerca de 40 mil trabalhadores em Pernambuco. O benefício no período da estressafra varia de R$ 271 para os trabalhadores da cana de açúcar e fruticultura, até R$ 281 para os trabalhadores da pesca.

Segundo a assistente técnica da Secretaria Executiva de Trabalho e Qualificação, Lúcia Costa, a qualificação, que será feita pela Cooperativa de Trabalho Agrícola Assistência Técnica e Serviço, da Mata Sul, engloba vários eixos.

Os trabalhadores do Chapéu de Palha receberão conteúdo programático sobre nutrição, adubagem do solo e compostagem, planejamento de jardins comestíveis, confecção de tecnologias para segurança de água, nutrientes, alimentos e energia, e até mesmo de marketing e empreendedorismo. Entre outros assuntos, eles também terão aulas de cidadania, respeito, ética e acessibilidade, bem como saúde e meio ambiente.

“Eles vão aprender a produzir alimentos no seu próprio quintal, vão receber kits de sementes de hortaliças e sementes medicinais, vão produzir alimentos para eles mesmos de uma forma ecológica e sustentável e, dependendo da produção, podem vender o ano todo, especialmente na entressafra”.

VEJA A PROGRAMAÇÃO

Município Dia de início Local
Catende 25/09 Escola de Referência do Ensino Médio Mendo Sampaio

Ribeirão 26/09 Escola PE Américo Novais

Água Preta 26/09 Escola de Referência em Ensino Médio João Vicente Queiroz
Quipapá 26/09 Colégio Municipal Imaculada Conceição

Aliança 08/10 Escola Dom Bosco
Condado 08/10 Escola de Referência em Ensino Médio Antônio Correia de Oliveira
Itambé 08/10 Escola Municipal André Vidal de Negreiros

Vicência 08/10 (ainda não foi divulgado)
Macaparana 10/10 Escola de Referência em Ensino Médio Creusa de Freitas Cavalcanti
Timbaúba 10/10 Escola Clóvis Salgado
Nazaré da Mata 10/10 Escola Dom Carlos Coelho

Tracunhaém 10/10 Escola Agamenon Magalhães

Araçoiaba 10/10 Escola de Referência em Ensino Médio Maria Gayão Pessoa Guerra

COMENTÁRIOS