ALEPE vai debater novo programa de financiamento do Governo Federal para o Ensino Superior

O Future-se, novo programa do Governo Federal para o financiamento do Ensino Superior, é tema de debate em Audiência Pública que acontece na próxima segunda (09), às 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento será realizado pela Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, por solicitação do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB). Apresentado pelo Ministério da Educação como possível solução para os recentes contingenciamentos de verbas nas universidades, o Future-se pretende promover parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais. Além disso, o programa também prevê que as instituições possam captar recursos por meio de parcerias público-privadas (PPP’s), cedência de prédios, criação de fundos com doações e até venda nomes de campi e edifícios. Segundo o MEC, a expectativa é que cerca de R$ 100 bilhões sejam gerados às universidades através do projeto. De acordo com a proposta, a adesão não é obrigatória, mas as universidades que aderirem ao programa terão que cumprir integralmente o que estiver determinado nas normas, sendo cobradas caso não implementem pontos específicos. "Precisamos debater o assunto, pois a falta de diálogo do Ministério da Educação nos deixa sem entender claramente que tipo de impactos acadêmicos o Future-se trará para o ensino superior público e para a autonomia das universidades", explica o Professor Paulo Dutra. Foram convidados para a audiência desta segunda os deputados federais da bancada de Pernambuco; reitores das universidades federais, dos Institutos Federais e da Universidade de Pernambuco; representantes de associações, sindicatos e grupos ligados à educação; membros do movimento estudantil; além de juristas e representantes do Ministério Público de Pernambuco. A audiência pública sobre o Future-se será realizada no Auditório Sérgio Guerra - Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, (Rua da União, nº 439, Boa Vista – Recife).

O Future-se, novo programa do Governo Federal para o financiamento do Ensino Superior, é tema de debate em Audiência Pública que acontece na próxima segunda (09), às 10h, na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O evento será realizado pela Comissão de Educação e Cultura da ALEPE, por solicitação do deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB).

Apresentado pelo Ministério da Educação como possível solução para os recentes contingenciamentos de verbas nas universidades, o Future-se pretende promover parcerias entre a União, as universidades e as organizações sociais. Além disso, o programa também prevê que as instituições possam captar recursos por meio de parcerias público-privadas (PPP’s), cedência de prédios, criação de fundos com doações e até venda nomes de campi e edifícios. Segundo o MEC, a expectativa é que cerca de R$ 100 bilhões sejam gerados às universidades através do projeto.

De acordo com a proposta, a adesão não é obrigatória, mas as universidades que aderirem ao programa terão que cumprir integralmente o que estiver determinado nas normas, sendo cobradas caso não implementem pontos específicos.

“Precisamos debater o assunto, pois a falta de diálogo do Ministério da Educação nos deixa sem entender claramente que tipo de impactos acadêmicos o Future-se trará para o ensino superior público e para a autonomia das universidades“, explica o Professor Paulo Dutra.

Foram convidados para a audiência desta segunda os deputados federais da bancada de Pernambuco; reitores das universidades federais, dos Institutos Federais e da Universidade de Pernambuco; representantes de associações, sindicatos e grupos ligados à educação; membros do movimento estudantil; além de juristas e representantes do Ministério Público de Pernambuco.

A audiência pública sobre o Future-se será realizada no Auditório Sérgio Guerra – Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, (Rua da União, nº 439, Boa Vista – Recife).

COMENTÁRIOS