Álvaro Porto diz que unidade da Masterboi em Canhotinho é marco do desenvolvimento do Agreste

Álvaro Porto diz que unidade da Masterboi em Canhotinho é marco do desenvolvimento do Agreste

Saiba mais informações clicando no link


A decisão da Masterboi de instalar um frigorífico industrial em Canhotinho, anunciada ontem (quinta-feira, 29.12) em reunião no Palácio do Campo das Princesas, é um marco rumo à transformação do Agreste Meridional. A avaliação é do deputado estadual Álvaro Porto (PTB), representante da região na Assembleia Legislativa e um dos principais articuladores da ida do empreendimento para aquele município. Ele avalia que a notícia significa a redenção da região.

“A chegada de um empreendimento deste porte vai revolucionar não só a economia, gerando empregos, melhorando renda e reforçando e expandindo toda a cadeia de negócios e serviços ligados ao segmento. Vai também injetar ânimo, energia e orgulho nas pessoas. Vai abrir novas perspectivas de futuro, renovar esperanças e, acima de tudo e principalmente, melhorar a vida do povo do Agreste”, completa.

O deputado que, em parceria com o prefeito de Canhotinho, Felipe Porto, teve papel essencial na decisão da Masterboi – reconhecido publicamente pelo proprietário da empresa, Nelson Bezerra – diz que o anúncio é motivo de honra e alegria.

“Honra, porque desde que soubemos da intenção da empresa em abrir uma unidade frigorífica em Pernambuco colocamos o nosso mandato a serviço de articulações para viabilizar o projeto. Alegria, porque entendemos que a iniciativa vai redesenhar a geografia econômica e social da nossa região e inaugurar um tempo de prosperidade, dignidade e desenvolvimento que tanto sonha e merece o Agreste Meridional”, salienta.

Os números que envolvem o projeto dão uma noção da grandiosidade do empreendimento e do impacto positivo que ele acarretará sobre a região.

O frigorífico industrial de Canhotinho terá capacidade para abater nada menos que 500 bois por dia, além de lotes de ovinos e suínos. No que diz respeito a postos de trabalho, serão criados cerca de 800 empregos diretos e milhares de indiretos. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2020 e as atividades estão previstas para meados de 2022. O empreendimento ocupará uma área de 110 hectares e o investimento está estimado em R$ 112 milhões.

Ou seja, a realidade que se delineia a partir do frigorífico é superlativa. E este crescimento vai impor um contexto de progresso que afetará positivamente toda a cadeia produtiva. Tanto os pequenos quanto os grandes produtores serão beneficiados.

“Já há pecuaristas nos procurando para tratar, por exemplo, da possibilidade de aumentar seus rebanhos. Não haverá apenas a preocupação em ampliar a quantidade de animais, mas também a qualidade. Isso significa que o empreendimento deve estimular o melhoramento genético”, afirma Álvaro Porto.

O deputado reitera que o impacto vai dinamizar a economia como um todo. “Desde as pequenas propriedades e pequenos pontos comerciais até hotéis, restaurantes, supermercados, postos de combustíveis. Consumo, negócios e serviços de modo geral serão aquecidos. Não só de Canhotinho, mas das cidades vizinhas, incluindo toda a área que faz divisa com Alagoas”, arremata.

Desde que soube que a Masterboi estava planejando abrir um frigorífico no Agreste o deputado entrou em campo para contribuir para a viabilização do projeto. Ao lado de Felipe tratou de agir para assegurar as condições necessárias à instalação da unidade em Canhotinho. Foram promovidas reuniões com Bezerra e com o diretor administrativo da empresa, Miguel Zaidan, com o intuito de resolver entraves burocráticos e garantir a estrutura exigida pelo empreendimento. Foram construídos, por exemplo, nada menos que dez poços artesianos para assegurar a oferta de água.

Durante a reunião em que confirmou a ida da unidade para Canhotinho, na sede do Executivo estadual, Bezerra fez questão de reafirmar que, além das condições geográficas e da água do município, o empenho do prefeito e do deputado foi fundamental para a decisão.

Genuinamente pernambucana, a Masterboi caminha para completar duas décadas de uma trajetória exitosa no setor de processamento e distribuição de alimentos. No mix de mais de 700 itens estão incluídos carne bovina, espetinhos, carne de sol, charqueados, aves, suínos, ovinos, laticínios, pescados, crustáceos, ovos e vegetais.

A empresa conta com dois frigoríficos instalados nas cidades de São Geraldo do Araguaia (PA) e Nova Olinda (TO). A unidade de Canhotinho será, portanto, a primeira de todo o Nordeste. “Onde chega, a empresa contribui de forma decisiva para o desenvolvimento da região. E no Agreste Meridional não será diferente”, aposta. “Agradecemos a confiança e a disponibilidade da Masterboi e reafirmamos que nossa parceria em favor do Agreste está só começando”, frisa o deputado.

COMENTÁRIOS