Álvaro Porto pede polo de vacinação para grávidas e puérperas em Garanhuns

Saiba mais informações clicando no link


O deputado estadual Álvaro Porto (PTB) encaminhou, nesta segunda-feira (17.05), ao governador Paulo Câmara (PSB) e ao secretário de Saúde, André Longo, solicitação para que seja criado um polo de vacinação destinado a grávidas e puérperas contra a COVID-19 no município de Garanhuns.

De acordo com o deputado, o polo criado em Caruaru para atender a este grupo prioritário está sobrecarregado, uma vez que concentra o atendimento a 53 municípios da região. A situação está dificultando o acesso das mulheres à vacina, já que elas precisam percorrer longas distâncias até Caruaru. Além disso, as grávidas e puérperas enfrentam o risco de contaminação porque acabam entrando contato com pessoas de outros municípios.

Álvaro Porto destaca que, após o Ministério da Saúde vetar a utilização da vacina AstraZeneca/Oxford para a vacinação de gestantes e mulheres que tiveram bebê há até 45 dias, o governo de Pernambuco passou a vacinar esse grupo prioritário com a aplicação de doses da Pfizer em polos regionais instalados em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Recife, além de Caruaru.

Mas enfatiza que, diante das dificuldades e riscos observados, é imprescindível que se proceda a descentralização dos polos, possibilitando maior facilidade no acesso à vacina. “É fundamental a criação de um polo de vacinação de grávidas e puérperas no município de Garanhuns para atender aos municípios do Agreste Meridional”, afirma.

COMENTÁRIOS