Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6121
Audiência pública vai debater assédio sexual contra as mulheres nos ônibus – Blog Ponto de Vista

Audiência pública vai debater assédio sexual contra as mulheres nos ônibus

Audiência pública vai debater assédio sexual contra as mulheres nos ônibus

Vereador Hélio da Guabiraba defende discussão do tema

A reunião acontece na próxima quinta (23), a partir das 14h, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife

Após ter sido sancionada a Lei de Combate aos Crimes contra a Dignidade Sexual no Sistema de Transporte Público [n°18.523/18], de autoria do vereador do Recife Hélio Guabiraba, uma audiência pública será realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife para debater o tema e o cumprimento da lei. O encontro acontece na próxima quinta-feira(23), das 14h às 17h, e vai contar com representantes de diversos órgãos como da Secretaria Municipal da Mulher, Grande Recife Consórcio de Transporte, Delegacia da Mulher, ONGs e público em geral interessado no tema.

De acordo com o vereador Hélio, é inadmissível que as mulheres continuem passando por qualquer tipo de exposição dentro do transporte público. “Todas as passageiras têm o direito de se sentirem seguras dentro do transporte coletivo e nossa lei visa campanhas educativas e explicativas que estimulem as vítimas a denunciarem. Também queremos diminuir a sensação de medo que muitas sentem no dia a dia”, explicou.

O parlamentar ainda ressaltou que o assédio também precisa ser combatido nos terminais e nas paradas de ônibus. “Por isso, essa audiência pública é importante para vermos o andamento da lei lembrando que o assédio sexual é crime. Queremos escutar as mulheres e, por isso, convido a todas que participem desta importante reunião”, destacou.

A legislação entrou em vigor no dia 4 de dezembrodo ano passado e, entre outros pontos, obriga as empresas de transporte a colar cartazes, no interior dos veículos, em estações e terminais, orientando as passageiras como identificar o agressor por meio de suas características físicas e outras informações como local e horário em que ocorreu o assédio. Segundo a lei, os cobradores, motoristas e fiscais também devem passar por uma capacitação sobre como agir nos casos de crimes contra a dignidade sexual no transporte coletivo.

A lei ainda determina que os cartazes destaquem os telefones da Polícia Militar (190), da Polícia Civil (197), e dos programas de defesa da mulher de forma a incentivar as passageiras e os usuários a denunciarem o assédio. O vereador também vai iniciar uma ampla campanha para reforçar a lei intitulada “O Transporte é Coletivo. Meu Corpo Não”.

COMMENTS