Aumento no número de homicídios em Pernambuco é alvo de debate na Assembleia Legislativa

Aumento no número de homicídios em Pernambuco é alvo de debate na Assembleia Legislativa

  Da ALEPE No início desta semana o crescimento no número de homicídios no Estado, foi tema do discurso do deputado estadual Álvaro Porto (PTB), na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, antes mesmo de incluir os dados de dezembro, 2015 já atingiu a marca de 3.612 homicídios, o maior registro dos últimos cinco anos. Para Porto, é preciso buscar alternativas para combater o aumento da criminalidade, já que, para ele, o número “é resultado de um modelo de segurança ultrapassado e ineficiente”. “O programa Pacto pela Vida criou resultados positivos no início, mas agora mostra falhas de planejamento que dão a Pernambuco o título de Estado com o sistema penitenciário com o maior déficit de vagas do País”, comentou. O petebista se referiu aos dados divulgados no último domingo (13) pelo Jornal do Comércio, que mostram que, em oito anos, o número de detentos em Pernambuco saltou de 17 mil para 32.200. “A taxa de ocupação dos presídios atingiu 265% da lotação máxima”, complementou. Por fim, o parlamentar criticou o silêncio da gestão pernambucana sobre a questão e o não envio de representantes da administração pública em diferentes reuniões promovidas pela Assembleia, neste ano, para tratar do assunto. “Seria importante que o Governo do Estado sugerisse alguma solução, pois chegamos às vésperas de 2016 com expectativas sombrias para a segurança pública estadual”, avaliou. O discurso de Porto recebeu os apartes dos deputados Edilson Silva (PSOL), Sílvio Costa Filho (PTB) e Joel da Harpa (PROS).

 

Violência em Pernambuco

Violência em 2015 já é a maior dos últimos cinco anos

Da ALEPE

No início desta semana o crescimento no número de homicídios no Estado, foi tema do discurso do deputado estadual Álvaro Porto (PTB), na Assembleia Legislativa. Segundo o parlamentar, antes mesmo de incluir os dados de dezembro, 2015 já atingiu a marca de 3.612 homicídios, o maior registro dos últimos cinco anos. Para Porto, é preciso buscar alternativas para combater o aumento da criminalidade, já que, para ele, o número “é resultado de um modelo de segurança ultrapassado e ineficiente”.

“O programa Pacto pela Vida criou resultados positivos no início, mas agora mostra falhas de planejamento que dão a Pernambuco o título de Estado com o sistema penitenciário com o maior déficit de vagas do País”, comentou. O petebista se referiu aos dados divulgados no último domingo (13) pelo Jornal do Comércio, que mostram que, em oito anos, o número de detentos em Pernambuco saltou de 17 mil para 32.200. “A taxa de ocupação dos presídios atingiu 265% da lotação máxima”, complementou.

Por fim, o parlamentar criticou o silêncio da gestão pernambucana sobre a questão e o não envio de representantes da administração pública em diferentes reuniões promovidas pela Assembleia, neste ano, para tratar do assunto. “Seria importante que o Governo do Estado sugerisse alguma solução, pois chegamos às vésperas de 2016 com expectativas sombrias para a segurança pública estadual”, avaliou. O discurso de Porto recebeu os apartes dos deputados Edilson Silva (PSOL), Sílvio Costa Filho (PTB) e Joel da Harpa (PROS).

COMENTÁRIOS