Bancada de oposição denuncia situação precária do Hospital Otávio de Freitas

Bancada de oposição denuncia situação precária do Hospital Otávio de Freitas

A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (11) mais uma blitz para acompanhar a situação da saúde pública do estado. Desta vez, o grupo visitou o Hospital Otávio de Freitas, no Recife, mais uma unidade de saúde onde foram encontrados diversos problemas no funcionamento e atendimento dos pacientes. Participaram da visita o líder da oposição, deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), e os deputados estaduais Antonio Coelho (DEM), Clarissa Tércio (PSC), João Paulo Costa (Avante) e William Brígido (PRB). “Vimos mais um capitulo da situação da saúde do nosso estado. Ratos, baratas, escorpiões e outros bichos dentro do hospital, pessoas misturadas com pacientes com tuberculose, e ainda por cima não existe lençol no hospital. As pessoas têm que trazer o seu de casa para se cobrir”, detalhou Marco Aurélio. O deputado Antonio Coelho se solidarizou com os profissionais, muitos dos quais com salários atrasados. “Além da emergência superlotada, vimos pessoas que estão lá há mais de duas semanas, sem o devido tratamento e ainda a espera de cirurgia. Não tem heroísmo suficiente para lidar com essa situação, principalmente quando a gente vê profissionais com salários atrasados há quase três meses sem receber. A situação de Pernambuco é muito diferente da propaganda do governo do estado”, afirmou. Para o deputado João Paulo Costa, o quadro do Otávio de Freitas se assemelha ao de outras unidades já visitadas pela oposição, como os hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. “Infelizmente, a situação que encontramos no Otávio de Freitas só confirma o problema recorrente na saúde pública do nosso Estado. Além da superlotação, o HOF sofre com uma série de problemas estruturais em vários setores, como infiltração. Por isso, vamos continuar atentos às deficiências e cobrar por melhorias ao governo do Estado”, ressaltou Costa. A deputada Clarissa Tércio definiu o cenário como “assustador”. “A cada visita que fazemos aos hospitais da rede estadual, a situação fica ainda pior. A gente vai assistindo de perto o terror que cada um dos pacientes passa nos corredores e nas salas, é um cenário lamentável”, afirmou. “Entrei em uma sala, com 19 macas que pertencem a ambulâncias. Ou seja, existem 19 ambulâncias paradas por falta de maca. Esse é um dos muitos problemas. Apenas uma cadeira de banho, e em péssimo estado, para todos os pacientes tomem banho”, completou William Brígido.

A Bancada de Oposição da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou nesta segunda-feira (11) mais uma blitz para acompanhar a situação da saúde pública do estado. Desta vez, o grupo visitou o Hospital Otávio de Freitas, no Recife, mais uma unidade de saúde onde foram encontrados diversos problemas no funcionamento e atendimento dos pacientes.

Participaram da visita o líder da oposição, deputado Marco Aurélio Meu Amigo (PRTB), e os deputados estaduais Antonio Coelho (DEM), Clarissa Tércio (PSC), João Paulo Costa (Avante) e William Brígido (PRB). “Vimos mais um capitulo da situação da saúde do nosso estado. Ratos, baratas, escorpiões e outros bichos dentro do hospital, pessoas misturadas com pacientes com tuberculose, e ainda por cima não existe lençol no hospital. As pessoas têm que trazer o seu de casa para se cobrir”, detalhou Marco Aurélio.

O deputado Antonio Coelho se solidarizou com os profissionais, muitos dos quais com salários atrasados. “Além da emergência superlotada, vimos pessoas que estão lá há mais de duas semanas, sem o devido tratamento e ainda a espera de cirurgia. Não tem heroísmo suficiente para lidar com essa situação, principalmente quando a gente vê profissionais com salários atrasados há quase três meses sem receber. A situação de Pernambuco é muito diferente da propaganda do governo do estado”, afirmou.

Para o deputado João Paulo Costa, o quadro do Otávio de Freitas se assemelha ao de outras unidades já visitadas pela oposição, como os hospitais Getúlio Vargas e Agamenon Magalhães. “Infelizmente, a situação que encontramos no Otávio de Freitas só confirma o problema recorrente na saúde pública do nosso Estado. Além da superlotação, o HOF sofre com uma série de problemas estruturais em vários setores, como infiltração. Por isso, vamos continuar atentos às deficiências e cobrar por melhorias ao governo do Estado”, ressaltou Costa.

A deputada Clarissa Tércio definiu o cenário como “assustador”. “A cada visita que fazemos aos hospitais da rede estadual, a situação fica ainda pior. A gente vai assistindo de perto o terror que cada um dos pacientes passa nos corredores e nas salas, é um cenário lamentável”, afirmou. “Entrei em uma sala, com 19 macas que pertencem a ambulâncias. Ou seja, existem 19 ambulâncias paradas por falta de maca. Esse é um dos muitos problemas. Apenas uma cadeira de banho, e em péssimo estado, para todos os pacientes tomem banho”, completou William Brígido.

COMENTÁRIOS