Brejo da Madre de Deus é citado como destaque no atendimento para pessoas com transtorno de espectro autista

Saiba mais informações clicando no link

Prefeito Roberto Asfora Brejo da Madre de DeusPrefeito Roberto Asfora

O dia 02 de abril é uma data voltada para a Conscientização do Autismo, diante disto, a CBN Debate, programa da CBN Recife realizou uma entrevista com alguns profissionais da área e com João Alves, Auditor Fiscal de Controle Externo do Tribunal de Contas de Pernambuco.

Em conversa com o apresentador Aldo Vilela, o auditor cita o município como um bom exemplo. “A gente só conseguiu pegar um exemplo que chamasse atenção, um bom exemplo, que foi Brejo da Madre de Deus. Primeiro, porque eles têm toda uma equipe capacitada para prestar o atendimento, todos os profissionais têm curso para realizar o atendimento ao autista. Eles têm um local com estrutura nova, tem salas com mecanismos e equipamentos que podem proporcionar um atendimento de qualidade. Como por exemplo, uma sala multissensorial, que eu não encontrei em nenhum outro município, só encontrei lá em Brejo da Madre de Deus. O centro é interligado com a educação, é um município pequeno que viu a necessidade de se debruçar sobre o tema e estão enfrentando com dificuldades, porque tem a questão orçamentária, tem um teto, mas estão fazendo”, destaca.

Todo esse trabalho com as crianças autistas e aquelas que precisam de um acompanhamento multiprofissional só é possível devido aos cuidados e investimentos feitos pela prefeitura municipal através do prefeito Roberto Asfora, como a Sala de Recursos Multifuncionais citada por João. As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços criados para promover a inclusão na escola, além de fornecerem condições de acesso à aprendizagem aos alunos públicos-alvo da Educação Especial, que tem como objetivos: Prover condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação matriculados na rede pública de ensino regular.

Além de todos os profissionais disponíveis como: Psicólogo, Psicopedagogo, Fonoaudiólogo e Terapia Ocupacional; Clinico: Psiquiatra, Neurologista e Nutricionista.

“Para mim enquanto gestor é gratificante ver que estamos realizando um trabalho tão lindo e necessário com as crianças autistas e com aquelas que precisam de um acompanhamento multiprofissional, ser referência no Estado mostra que estamos no caminho certo e que vamos continuar caminhando em busca de melhorias para a vida dessas crianças e suas famílias”, destaca o prefeito do município, Roberto Asfora.

COMENTÁRIOS