Cabo inicia vacinação contra covid de gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades. Idosos continuam sendo imunizados

Saiba mais informações clicando no link


As equipes de Saúde da Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciam nesta quinta-feira (6) a vacinação contra a covid-19 de mulheres grávidas, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), além de pessoas com comorbidades.

No caso do grupo de comorbidades, poderão tomar a vacina, nesta primeira fase, as pessoas com Síndrome de Down, doença renal crônica que realizam diálise, transplantados (de órgão sólido ou medula óssea), pessoas que vivem com o HIV e obesidade mórbida, com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40.

 

Para todas essas pessoas, a vacinação abrange idades dos 18 aos 59 anos. Além disso, o município continua com a vacinação de idosos a partir dos 60 anos.

O Cabo de Santo Agostinho não realiza agendamento prévio para administrar as vacinas aos moradores do município. As pessoas têm que ficar atentas a algumas exigências. Todos incluídos nos novos grupos de vacinação precisam baixar no site da prefeitura (www.cabo.pe.gov.br) o formulário de vacinação e preencher as informações pessoais e em que tipo de grupo está incluído. Além disso, é necessário  laudo médico assinado por um profissional de saúde atestando a situação de saúde.

No caso das grávidas, por exemplo, o cartão pré-natal é aceito como laudo médico, assim como a certidão de nascimento, certidão de alta da maternidade ou declaração de nascido vivo servem para as mulheres que deram à luz há pouco tempo.

Todas essas pessoas vão receber doses da vacina da Astrazeneca, cuja segunda administração acontece três meses depois. No último final de semana, o Cabo recebeu um carregamento de 4.730 novas doses para o grupo de comorbidades.

No muncípio, a população é atendida no Centro de Vacinação Covid-19  e  em quatro escolas do município, das 8h às 13h. O centro fica na Praça Nove de Julho, às margens da PE-60 e as escolas são abertas quando são abertos novos grupos de vacinação. Elas estão localizadas nos bairros de Ponte dos Carvalhos (Manoel Davi Pereira da Costa), Pontezinha (Eronides Soares), Charneca (Padre Antônio Melo Costa) e Gaibu (Professora Maria Thamar Leite da Fonseca).

COMENTÁRIOS