Camaragibe – Próximo do recesso Legislativo, Câmara de Vereadores ainda não votou a Lei Orçamentária, pondo em risco o orçamento de 2019 do município

Camaragibe – Próximo do recesso Legislativo, Câmara de Vereadores ainda não votou a Lei Orçamentária, pondo em risco o orçamento de 2019 do município

Vereadores estariam criando impasses para votação por estarem inconformados com derrota na eleição da Mesa Diretora

Apesar de todo esforço que o Presidente da Câmara Municipal de Camaragibe, o sr. Roberto Medeiros, tem feito para pôr em pauta os projetos oriundos do Poder Executivo, LOA e PPA, por manobras políticas, as reuniões ordinárias da Câmara, quando não são encerradas por tumulto de aliados do prefeito Demostenes Meira, não acontece pela ausência dos vereadores da base aliada do prefeito.

Não é de hoje que Camaragibe vem sofrendo com diversos desmandos do Poder Público Municipal. Não bastasse os atos antidemocráticos e desrespeitosos com a população, o Prefeito Demostenes Meira, ao que parece, agora resolveu infringir a Constituição Federal, mais precisamente em seu art. 2º, que trata da independência dos poderes.

Visando anular a eleição da Mesa diretora da Câmara, que de forma regimental e legal, elegeu o vereador Toninho da Tabatinga, o prefeito Meira, por meio de vereadores da base aliada estão criando uma grande instabilidade e insegurança jurídica, buscando, por meio do grito, mudar aquela composição. Ocorre que, como responde a diversos processos judiciais na esfera eleitoral e receoso de perder seu cargo para um vereador que não compõe sua base, o prefeito põe em risco o orçamento do município de 2019, ordenando aos vereadores aliados a ele, que tumultuem, e até mesmo, faltem as reuniões, para que não haja quórum suficiente para aprovação das leis orçamentárias.

Na 78ª reunião ordinária, ocorrida nesta terça-feira, dia 11 de dezembro, penúltima reunião conforme o Regimento Interno da Casa prevê, apenas os vereadores Roberto da Loteria, Toninho da Tabatinga, Leo Família e Délio Junior compareceram. O vereador Paulo André, justificou ao presidente com antecedência sua ausência. Entretanto, os demais vereadores, ao que se comenta, estariam como se diz no Popular: “com o rabo preso”, por terem aliados indicados na estrutura da Executivo Municipal; não compareceram, numa tentativa de procrastinar as aprovações dos projetos de lei que ainda estão em pauta, prejudicando de forma significativa a população camaragibense.

Fazendo o uso da palavra, mesmo na ausência dos vereadores da base do prefeito, o presidente da Câmara, Roberto da Loteria, fez um apelo aos mesmos, pedindo sensibilidade para com os serviços legislativos, uma vez que tais condutas, só viriam a prejudicar a população e a própria gestão municipal. O presidente encerrou a reunião por falta de quórum, marcando uma outra para a próxima quinta-feira, dia 13 de dezembro, conforme já decidido em cronograma com o setor legislativo da Casa Vicente Lacerda de Menezes.

Agora é aguardar e observar quais são os vereadores que realmente pensam no futuro de Camaragibe e os que apenas pensam nos próprios interesses.

COMENTÁRIOS