Caravana em favor do SUAS em Caruaru

Assistentes sociais de mais de 20 municípios confirmaram presença no evento. Região do Agreste Central tem mais de 50% da população beneficiária do Bolsa Família

A defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) em Pernambuco, a Caravana SUAS chegará ao município de Caruaru amanhã (29). Representantes de mais de 20 cidades da região confirmaram presença no evento, que acontecerá na Câmara de Vereadores às 14h.

“Trouxemos vários dados para apresentar que reforçam a importância do programa nessa região. Cerca de 50% da população do agreste central é beneficiária do Bolsa Família, por exemplo. Enfraquecer o programa terá uma repercussão grande na economia da região”, explica o deputado estadual Isaltino Nascimento, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS na Assembleia Legislativa.

De acordo com a Secretaria Estadual de Assistência Social (SEAS), o valor do benefício pago anualmente por meio do SUAS ao Agreste Central chega a ser maior que os repasses do Fundo de Participação Municipal (FPM). “Por exemplo, no Agreste Central o valor do benefício dos programas do SUAS é 47% maior que o FPM. São mais de 780 milhões por ano repassados pelo SUAS contra 531 milhões repassados por meio do FPM”, ressalta.

O Agreste Central possui hoje 54 Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), 27 Centros de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) e 16 equipamentos de acolhimento institucional. Além do Bolsa Família, mais de 38 mil pessoas recebem o Benefício da Prestação Continuada, o BPC. Já no Agreste Setentrional, 53% da população é beneficiária do Bolsa Família e mais de 14 mil pessoas recebem o BPC. A estrutura de atendimento nessa região é de 30 CRAS e 18 CREAS.

A ideia da Caravana é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do SUAS e da Frente Pernambucana em Defesa do SUAS. A organização traçou uma estratégia de passar por todas as Regiões de Desenvolvimento do Estado com a finalidade de reunir a categoria da assistência social e a população para apresentar os impactos da reforma da previdência proposta pelo Governo Bolsonaro. “Essa reforma atinge diretamente a seguridade social, principalmente os que mais precisam de aposentadoria, da assistência social e dos programas que contemplam a população mais vulnerável a partir do SUAS”, explica Isaltino.

Além de Isaltino Nascimento, seguirão para o evento em Caruaru os deputados Tony Gel, Erick Lessa e Diogo Moraes.

Após Caruaru será a vez da cidade de Palmares, seguida por Serra Talhada, Ouricuri e Petrolina.

DADOS SUAS AGRESTE CENTRAL

50% da população beneficiárias do Bolsa família

38.448 beneficiários BPC

54 equipamentos de CRAS

27 CREAS

16 unidades de acolhimento institucional

R$ 780.696.766,91 benefício/ano

R$ 531.291.967,54 FPM/ano

DADOS SUAS AGRESTE SETENTRIONAL

53% da população beneficiária do Bolsa Família

14.518 beneficiários BPC

30 CRAS

18 CREAS

COMENTÁRIOS