Category: Política

Radar Político (02/02) – Oposição da o tom de como será 2018 na ALEPE
Apostando no desgaste do governador, o líder da Bancada de Oposição na ALEPE, o deputado estadual Sílvio Costa Filho (PRB), já mostrou o tom que deverá pautar a agenda da Bancada durante os trabalhos legislativos neste ano de eleição.
Em seu discurso na Tribuna, Sílvio não poupou críticas à forma como o estado está sendo conduzido. “O governador Paulo Câmara tem um encontro marcado com o seu programa de Governo”, disse Sílvio lembrando que Câmara cumpriu apenas 30% do que havia prometido. Entre as obras sequer iniciadas, o líder da oposição listou o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe, o corredor de VLT na Avenida Norte, a promessa da tarifa única e a construção de 20 unidades do Compaz.
Na área de finanças, Costa contrastou a situação de Pernambuco com outros estados do nordeste e cobrou do Governo explicações sobre os mais de R$ 1 bilhão em restos a pagar de 2017. Já nas áreas de Segurança Pública e Saúde o deputado destacou os 5.527 homicídios, a superlotação nos hospitais e até a paralização de médicos e funcionários de UPAS por falta do pagamento de salários.
Iniciando com um discurso neste tom o líder da oposição já mostrou que esta mais que disposto para o enfrentamento.
Escondendo o jogo – Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (Avante, imagem) está trabalhando em silêncio para montar uma chapinha para deputado estadual pelo seu partido. Esperto, Sílvio guarda a sete chaves os nomes que concorrerão por sua sigla para não chamar a atenção.
Mudança – Líder da bancada da Oposição na Câmara de Vereadores do Recife durante o ano de 2017, a vereador Marília Arraes (PT) passo o bastão do posto para o vereador Rinaldo Barros (PRB). Apesar de está dedicada na construção de sua candidatura ao Governo do Estado, Marília garante que manterá os trabalhos de fiscalização da gestão do prefeito Geraldo Júlio (PSB) como líder do PT na Casa José Mariano.
Entrevista - Pré-candidato ao Governo do Estado, o senador Armando Monteiro (PTB) será entrevistado nesta sexta-feira (02) pelos comunicadores Mardoqueu Silva e Wanderson Medeiros, às 06 horas da manhã no Jornal da Maranata, na emissora de rádio líder em audiência entre o público evangélico.
Na estrada - O também pré-candidato a governador o senador Fernando Bezerra (MDB, imagem) aproveitou o dia de ontem para percorrer quatro municípios do Agreste e Sertão onde se reuniu com os prefeitos Joaquim Neto (Gravatá), Jadiel Braga (São Caetano) e Luciano Duque (Serra Talhada), além do ex-prefeito Washington Luiz (Tacaibó) em suas respectivas cidades. Fernando tá correndo feito “bicho” pelo estado para pavimentar a sua candidatura.
Tabua de pirulito - Finalmente a Secretaria de Transportes de Pernambuco iniciou uma operação tapa buraco na PE 073, rodovia que liga os municípios de Gameleira e Rio Formoso. Apesar de servir apenas como paliativo, a ação deverá amenizar os problemas enfrentados por aqueles que por ela trafegam.
Enfrentamento às drogas - O prefeito Franz Hacker (PSB) e o Bispo Dom Henrique Costa firmaram uma parceria para a instalação de um centro para o tratamento de dependentes químicos no município de Sirinhaém. Quem testemunhou a assinatura do compromisso na Diocese de Palmares foi o deputado federal Danilo Cabral (PSB) e ex-prefeita de Rio Formoso, Graça Hacker.
Essa é pra você - Sempre que tem oportunidade Elias Gomes, ex-prefeito de Jaboatão, não deixa de alfineta o deputado federal Bruno Araújo (imagem), dirigente estadual do PSDB. Em carta enviada aos filiados, Elias solta uma bela de uma indireta para Bruno. “não se justifica o acanhamento e a eterna aceitação em sermos sempre coadjuvantes nas disputas eleitorais em Pernambuco, como insistem em sinalizar alguns dirigentes tucanos”, escreveu o ex-prefeito.
Com quatro pedras na mão - O deputado federal Marinaldo Rosendo se cansou de ficar calado e partiu para o enfrentamento com o prefeito Ulisses Felinto, de Timbaúba, sua principal base eleitoral. Em nota enviada a este blog o parlamentar rechaçou as acusações de que estaria trabalhando contra o município, elencou as ações que realizou por Timbaúba e apontou várias falhas na gestão de Ulisses.
In loco - A prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), tem acompanhado de maneira presencial as entregas das cadeiras de rodas que o município adquiriu com recursos próprios. As doações que estão beneficiado dezenas de pessoas que sofrem com problemas de mobilidade reduzida, também estão sendo acompanhadas por servidores da Secretaria Municipal de Saúde e por uma Assistente Social que cadastra e verifica a situação socioeconômica dos beneficiários.
[...]

Rio Formoso – José Humberto cobra recuperação da PE-073
A situação da PE 073, rodovia que liga a área urbana do município de Rio Formoso ao distrito de Cucaú, além do município de Gameleira, motivou o deputado estadual José Humberto (PTB) a cobrar da Secretaria de Transportes de Pernambuco o início de obras de recuperação da via. O parlamentar aproveitou o retorno dos trabalhos legislativos nesta quinta-feira (1º) para apresentar uma indicação a respeito.
De acordo com José Humberto os 35 quilômetros da via apresentam sérios problemas que colocam em risco a vida daqueles que por ela trafegam. “Buracos, acostamento tomado por areia, barro e muita vegetação, além da inexistência de sinalização, são uns dos muitos problemas que a via apresenta, e para agravar ainda mais a situação, em períodos chuvosos os graves transtornos relacionados à deficiência de drenagem acabam por tornar mais perigoso o tráfego, aumentando de forma considerável o risco de acidentes. Em alguns trechos os problemas são tão críticos que acabam por obrigar os motoristas a dividirem uma única faixa”, alertou.
O deputado lembrou que a PE 073 é usada por ambulâncias e por veículos de transporte escolar, além de ser rota de escoamento da produção agrícola e industrial do município. “A rodovia é usada com frequência por ambulâncias que realizam socorro médico de emergência e por ônibus que transportam estudantes para as escolas de Rio Formoso, além de ser rota de escoamento da produção de uma indústria sucroalcooleira e de agricultores da região”, disse o deputado lembrando que ela também serve de acesso para aqueles que buscam o litoral sul pernambucano em períodos de feriado prolongado e férias.
O pedido realizado pelo deputado foi encaminhado ao Diretor-presidente do DER, Carlos Augusto Estima, e à Secretaria Estadual de Transportes e Governo do Estado. [...]

Marinaldo Rosendo rebate críticas e destaca seu trabalho por Timbaúba e Mata Norte
O deputado Federal Marinaldo Rosendo rebate informações expostas na coluna publicada ontem no Blog Ponto de Vista pelo colunista Drailton Costa. Confira:
Sobre nota publicada em seu conceituado blog, viemos através deste informar que:
O Deputado Marinaldo Rosendo, independentemente, de ser ou não oposição ao Prefeito Ulisses continua trabalhando por Timbaúba e também pela Mata Norte.
Prova disso, são os 4 milhões e 400 mil reais que Marinaldo como Deputado direcionou para Timbaúba para pavimentação de diversas ruas do município, ainda na gestão de Jr. Rodrigues, que, mesmo com a derrota de seu aliado, não cancelou os empenhos como muitos fazem. Estes valores podem praticamente calçar os bairros de Sapucaia e Também o Ozanan. Estes valores estão empenhados. Serão mais de 5 mil pessoas beneficiadas
Marinaldo além destas emendas de anos anteriores a gestão de Ulisses, deu prosseguimento a sua luta pelo saneamento básico do município. Desde que assumiu ao mandado de Federal em 2015 manteve diversas reuniões com o Ministério das Cidades na busca da liberação desta importante obra. E após a chegada do Ministro Bruno Araújo, Marinaldo intensificou as reuniões e por se tratar de um ministro Pernambucano, (do Governo TEMER) conhecedor dos problemas de nossa região, não mediu esforços para a liberação. Esta é uma obra de quase R$ 100 milhões de reais que foram liberados para COMPESA entrar em fase de licitação.
Além destas duas grandes ações, Marinaldo destinou para Timbaúba, já na gestão do Prefeito Atual, 250 mil (duzentos e cinquenta mil reais já empenhados) para aquisição de equipamentos da atenção básica da saúde. E ainda, no apagar das luzes, conseguiu através do Ministério da Saúde uma ambulância no valor de R$ 170 (Cento e setenta mil reais) para o distrito de São José do Livramento. (Esta por sua vez já está cadastrada no Ministério da Saúde, aguardando empenho e liberação).
O Gestor deveria se juntar ao secretário de Governo do Estado de Pernambuco e liberar os R$ 800 mil reais para o recapeamento asfásltico do município, que Marinaldo conseguiu e já está quase 2 anos parados por falta de pagamento, por parte do Estado.
Marinaldo é um deputado que não trabalha com este tipo de mesquinharia, pensando no “pior, melhor”. Torce pelo bem de Timbaúba e também da região da mata norte, da qual além de representar, reside.
Para lembrete, algumas obras de Marinaldo com gestor do município.
Construção de 487 casas minha casa minha vida gerando um valor de 17 milhões de reais em investimento, gerando emprego e renda para a população do município. Em números, eram mais de 200 trabalhadores empregados nas obras.
Na área de saúde foram mais de 4 milhões de reais para construção de uma upa, 11 novos postos de saúde, além do SAMU e do SAMU Rural.
Em educação pode-se fazer contas no valor de 6 milhões de reais com aquisição de 10 Novos ônibus escolares (transporte escolar gratuito que hoje a prefeitura cobra dos alunos) além de construção de Escola Técnica, em parceria com o Governador Eduardo Campos.
Este papo de Marinaldo atrapalhar a gestão é coisa de quem não tem feito o trabalho direito que é de cuidar da cidade e da população.
Hoje Timbaúba está com seus funcionários da UPA e terceirizados sem receber, Postos de Saúde sem Dentistas, com Rodízio de Médicos (dia tem, dia não tem), sem remédios básicos (como diabetes e hipertensão) e também controlados, das duas equipes do SAMU, apenas a Rural está em funcionamento, Pediatra só tem uma vez no mês, outras especialidades como Ortopedia e Ginecologia também não tem, Sem Assistência social básica como distribuições de cestas básicas e enxovais para as mães, além de trabalhos com trabalhadores de reciclagem que não existe mais. As Escolas só voltam a funcionar dia 19 de fevereiro, quando até o estado começa agora no dia 5.
E além de tudo, os 5 vereadores que compõe a oposição do município, ou seja, o grupo de Marinaldo tem aprovados todos os projetos que chegam do executivo que seja para o bem da população. Como tudo isso acontecendo, é melhor o prefeito se preocupar em gerir o município. Por que hoje, as pessoas já estão sentindo saudade da época de Marinaldo como prefeito.
Ass. Deputado Federal Marinaldo Rosendo [...]

Elias Gomes envia carta aos filiados do PSDB
Em carta enviada aos filiados do PSDB, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, Elias Gomes, expõe a necessidade do partido se tornar protagonista no estado já nas eleições de outubro deste ano. Elias é pré-candidato a governador de Pernambuco e integra o bloco "Pernambuco Quer Mudar" que é composto pelo MDB, PSDB, PTB, DEM, PODEMOS, PRTB e PV. Confira a carta na íntegra:
Por Elias Gomes -
"Queridas e queridos filiados, dirigentes e detentores de mandatos do Partido da Social Democracia Brasileira em Pernambuco,
Há muito venho refletindo sobre a nossa agremiação nos níveis nacional e estadual. Compreendo que, com a nossa história, nossos quadros políticos e a extensa e qualificada folha de serviços prestados a nosso estado e ao país, não se justifica o acanhamento e a eterna aceitação em sermos sempre coadjuvantes nas disputas eleitorais em Pernambuco, como insistem em sinalizar alguns dirigentes tucanos.
O momento político exige de nós coragem, ousadia e visão de futuro para liderarmos um debate elevado, que passe ao largo de revanches, ressentimentos, e que aponte para frente, com um projeto de concertação política em Pernambuco.
Um projeto pujante e vigoroso, que tenha base na discussão dos reais problemas do nosso povo e na reinvenção da governança, com ênfase na austeridade, nos valores éticos, e que promova o desenvolvimento sustentável, a ordem pública e a participação social, contemplando todas as regiões do estado e unindo toda a nossa gente, seja da Capital e Região Metropolitana, seja da Mata, do Agreste ou do Sertão.
Ao PSDB cabe sair de vez da zona de conforto que contenta a alguns poucos dirigentes, e colocar-se no campo da disputa sem sectarismo e violência verbal, reconhecendo eventuais avanços vivenciados nas últimas décadas, para a partir daí liderarmos um arrojado programa de construção de um estado melhor, mais unido, que assegure oportunidades a todo o nosso povo, um Pernambuco mais forte, que é o sonho de toda a gente pernambucana".
*Elias Gomes - Ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes
[...]

Opinião do leitor: Precisamos de um novo caminho – Por Alexandre Almeida
Precisamos de um novo caminho - Por Alexandre Almeida*
Estamos vivendo um momento político conturbado, no qual a busca por poder político se sobrepõe à principal função que norteia a vida pública: a busca de projetos e ações para promover o desenvolvimento e melhorar a vida da população.
Enfrentamos momentos de polarização, desconfiança e incertezas resultantes, principalmente, de uma era marcada pela tentativa de um partido político de se tornar hegemônico e se perpetuar no poder e pela irresponsabilidade de governantes desse mesmo partido na condução da economia. A soma desses fatores levou o Brasil para a pior recessão econômica e para uma das mais graves crises políticas de sua história.
A classe política, está cada vez mais em descrédito perante a população.
Hoje é difícil defendê-la e convencer que ela seja capaz de cumprir o seu papel na promoção do desenvolvimento. Porém, tenho plena convicção de que não há um caminho melhor do que a democracia representativa e há políticos sérios e honestos, novos ou já experientes, que podem representar com dignidade e fidelidade seus eleitores e somar forças com os cidadãos, as empresas e as instituições para alavancar o desenvolvimento, ainda que divirjam no campo das ideias.
Somente a democracia assegura os direitos de cada cidadão e somente os políticos eleitos são julgados pelos próprios cidadãos ao final de seus mandatos. Quem não é eleito pelos cidadãos está imune contra o controle e a avaliação dos cidadãos.
Em 2018 os brasileiros terão mais uma vez em suas mãos o mais poderoso instrumento para a realização de mudanças em uma sociedade democrática: o voto. Assim, mesmo com a desconfiança acumulada com sucessivas decepções, é necessário exercer esse poder, analisando bem os candidatos que se submeterão à sua escolha, pesquisando sobre as ideias que defendem e o trabalho que realizam em prol da sociedade, duvidando em dobro daqueles que se apresentam como os “salvadores do povo”. E uma lembrança importante: não se esquecendo do candidato a quem seu voto foi destinado e exigindo ao longo do mandato o posicionamento defendido por ele durante a campanha eleitoral.
Apesar de todos os erros e desatinos da nossa história recente, Pernambuco e Goiana possuem um potencial imenso para retomar com responsabilidade o caminho do desenvolvimento, propiciando mais oportunidades para quem trabalha, investe e estuda; assistindo quem realmente necessita de assistência e garantindo o direito dos cidadãos a serviços públicos mais eficientes.
*Alexandre Almeida é acadêmico de Direito e presidente estadual da Juventude Democratas de Pernambuco. [...]

TCE condena ex-prefeito de Barreiros a pagar multa de R$ 54 mil
Penalidade foi aplicada porque gestores comprometeram nos mencionados exercícios mais de 54% da receita corrente líquida dos seus municípios com a folha de pessoal [...]

Radar Político (30/01) – Edson Vieira e o desafio de eleger a esposa
Acusado pelo deputado estadual Diogo Moraes (PSB), agora ex-aliado, de quebrar a palavra e trair o próprio grupo para defender um projeto familiar após lançar a candidatura de sua esposa Alessandra Vieira como deputada estadual, o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), terá que trabalhar bastante para não sair fragilizado nas eleições de outubro.
Apesar de comandar um grande colégio eleitoral no Agreste Setentrional, Edson sabe que apenas os votos de Santa Cruz do Capibaribe são insuficientes para eleger Alessandra Vieira, por esta razão terá que construir uma sólida base de apoio além das fronteiras da Capital das Confecções. Até então a única parceria relevante que ele conseguiu foi com o prefeito de São Joaquim do Monte, Joãozinho Tenório (PSDB), que na eleição de 2014 presenteou Diogo Morais com mais de 4 mil votos, além de lideranças nos municípios de Toritama, Barra de Guabiraba e Santa Maria do Cabucá.
Embora a postulação de Alessandra Viera prejudique Diogo Moraes em Santa Cruz do Capibaribe e lhe retire um importante apoio em São Joaquim do Monte, ela não será capaz de impactar o ex-aliado ao ponto de prejudicar os seus planos conquistar novamente uma cadeira na Casa Joaquim Nabuco, uma vez que Diogo herdou a maioria das bases do ex-deputado Ângelo Ferreira, atual prefeito de Sertânia, e deverá superar a marca dos 50 mil votos no Estado.
Por sua vez, o prefeito Edson Vieira terá que fazer um esforço descomunal para eleger a sua esposa, caso contrário passará vergonha, verá o seu prestígio político minguar e será responsabilizado pelo fortalecimento do grupo liderado por José Augusto Maia no município.
Principal líder da oposição em Santa Cruz do Capibaribe, José Augusto Maia é candidato a deputado estadual e tem amplas chances não só de sair majoritário no município, mas de também de se eleger.
Abrindo o leque - A deputada estadual Simone Santana (PSB) não para de ampliar a sua base na Zona da Mata Sul. No último final de semana ela participou de um café da manhã em Joaquim Nabuco. O encontro que serviu para formalizar o apoio do vice-prefeito Cabeça à sua base de apoio acabou reunindo lideranças políticas de Água Preta, Gameleira, Catende e Palmares.
Animado - Entusiasmado com o resultado da pesquisa onde aparece em primeiro lugar na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, o senador Armando Monteiro (PTB) retornou com todo fôlego as suas andanças pelo Estado. No último domingo ele esteve no município de Machados, na Zona da Mata Norte, para prestigiar ao lado do deputado estadual José Humberto a procissão de São Sebastião. Quem os recebeu foi o ex-prefeito Cido Plácido.
Congestionado 1 - O empresário Fred Cavalcanti, sobrinho do prefeito de Macaparana Maviael Cavalcanti (imagem), já está com o bloco na rua em busca de votos para pavimentar a sua candidatura a deputado estadual. Ele será candidato pelo PP, sigla que deverá abrigar ao menos 8 deputados estaduais de mandato, além de Fabíola Cabral, filha de Lula Cabral.
Congestionado 2 - Outra liderança que vem trabalhando duro para conquistar uma cadeira na ALEPE é Clovis Paiva, ex-prefeito de Ribeirão. Ele já está sendo visto percorrendo o vários municípios fechando alianças.
Congestionado 3 - Ao contrário de 2014, quando o último eleito da coligação se elegeu com pouco mais de 19 mil votos, a expectativa mais otimista é que neste ano aquele não obtiver ao menos 25 mil votos na chapinha do PP corre sério risco de morrer na praia.
Amigos - O prefeito de Palmares, Altair Júnior (MDB), esteve ontem no Palácio do Campo das Princesas para se reunir com o governador em exercício Raul Henry, de quem é amigo. O encontro serviu para que o gestor palmarense apresentasse várias demandas que objetivam a realização de obras nos principais bairros da “Terra dos Poetas”.
Ausência 1 - No evento promovido pelo prefeito Luciano Duque em Serra Talhada no último sábado, onde foi lançada a candidatura de Marília Arraes (PT), o senador Humberto Costa e o ex-prefeito do Recife João Paulo levaram falta. A ausência dos dois cardeais petistas seria um sinal de que eles estaria trabalhando contra a candidatura própria do PT?
Ausência 2 - Já no evento do grupo “Pernambuco Quer Mudar”, realizado em Petrolina também no último sábado, a ausência notada foi de Antônio Campos, pré-candidato ao Senado pelo Podemos. Em mensagem enviada para este blogueiro ele justificou a sua ausência. “Temos convergências, mas também divergências. A questão da Eletrobrás e Chesf liderada pelos Coelhos é um ponto de divergência. Certamente minha presença seria incomoda”, disse.
Recife - Na manhã desta terça-feira (30) o secretário de Saneamento do Recife, Alberto Feitosa (SD) assinará junto com o prefeito Geraldo Júlio (PSB) a Ordem de Serviço das obras de esgotamento sanitário no bairro do Cordeiro. Deputado estadual licenciado e à frente de uma pasta desafiadora, Alberto Feitosa é de longe o secretário que mais tem conseguido promover agenda positiva na gestão de Geraldo Júlio.
Litoral Sul 1- A alta temporada de Tamandaré e São José da Coroa Grande tem superado todas as expectativas de comerciantes e empresas ligadas diretamente ao turismo. Estes municípios são administrados respectivamente por Sérgio Hacker (PSB) e Pel Lages (PEN), gestores que não fizeram feio ao preparar à altura as cidades para receber os visitantes e turistas.
Litoral Sul 2 - A segurança pública foi outro ponto positivo que contribuiu para o turismo nestes municípios. Com a criação da 10ª Companhia Independente da Polícia Militar houve um incremento considerável de policiais na região, o que ajudou a construir um ambiente mais seguro não só para os moradores, mas também para aqueles que procuraram estas praias para curtir o verão.
Vantagem na região 1- Segundo um levantamento do instituto Múltipla, divulgado semana passada neste blog, a região onde o governador Paulo Câmara consegue ter uma ligeira vantagem sobre seus adversários é a Zona da Mata Sul. Região historicamente arraessista e onde o PSB possuiu um verdadeiro cinturão de prefeitos.
Vantagem na região 2 - Já o seu pior desempenho é registrado no sertão do São Francisco/Itaparica e no sertão do Araripe/Central, onde quem lidera são os senadores Fernando Bezerra Coelho e Armando Monteiro, respectivamente. Já na capital o jogo tá embolado com Marília liderando com uma pequena margem a frente de Paulo e Armando Monteiro. No geral quem lidera é o senador petebista.
[...]

Câmara Federal: Mudanças à vista – Por Edvan Correia
Opinião do leitor - Por Edvan Correia
Com a entrada de novos e potenciais nomes na disputa por uma das 25 vagas que Pernambuco tem direito, o cenário não é animador para os deputados federais de mandato, além da concorrência competitiva, ainda vem o fator corrupção em que está vivendo o país e que contribuirá para as inúmeras dificuldades que alguns terão para se reelegerem.
Aos novos postulantes por uma das vagas a câmara federal, só resta ficar em atalaia e ver como estão se formando estes grupos, pois boas coligações devem ser costuradas, visando eleger deputados, sem que se faça necessário a presença de mandatarios dentro destes grupos.
Hoje podemos elencar alguns destes nomes e que tem reais condições de garantir o seu passaporte para Brasília:
1- Júnior Uchoa
2- Raul Henry
3- André Ferreira
4- Eriberto Medeiros
5- João Lira
6- Lucas Ramos
7- Sílvio C. Filho
8- Milton Coelho
9- João Campos
10- Humberto Costa
11 - Henrique Queiroz
STAND BY
Existem ainda mais DOIS nomes com grande potencial, que com certeza estarão brigando em igualdade com os outros postulantes, mas atendendo aos pedidos dos mesmos, não divulgaremos seus nomes, apenas colocarei suas atividades.
1- Empresário da Construção Civil, do AgroNegócios e Escritorio de Advocacias.
2- Empresário de Eventos e Instituição Financeira.
Com este cenário, podemos prever uma mudança superior a 50% para as vagas de federais existentes em Pernambuco.
2018: QUE RUFEM OS TAMBORES.
[...]

No Sertão, “Pernambuco Quer Mudar” leva 3,5 mil pessoas e demonstra força da oposição no Estado
O grupo de oposição em Pernambuco deu mais uma grande demonstração de força neste sábado (27), em Petrolina, no Sertão, ao reunir mais de 3,5 mil pessoas no segundo evento do “Pernambuco Quer Mudar”, realizado no espaço Coliseu Hall. O ato reuniu os senadores Armando Monteiro (PTB) e Fernando Bezerra Coelho (MDB), os ex-governadores Joaquim Francisco e João Lyra Neto (PSDB), os ministros Fernando Filho (Minas e Energia/sem partido) e Mendonça Filho (Educação/DEM) e o deputado federal Bruno Araújo (PSDB). Mais de 60 prefeitos e ex-prefeitos, 11 deputados – entre estaduais e federais - além de trabalhadores e empresários, compareceram à manifestação, sendo recebidos pelo chefe do executivo municipal, Miguel Coelho. O grupo programou para o dia 3 de março próximo evento, em Caruaru, no Agreste.
Em seu discurso, o ex-governador João Lyra Neto destacou que o encontro representa a unidade política em torno do futuro de Pernambuco. Já o ex-governador Joaquim Francisco ressaltou a experiência e história de todos os líderes em prol do desenvolvimento do Estado. Ex-ministro das Cidades, Bruno Araújo lembrou que, em outubro, os pernambucanos vão eleger um líder que guiará os destinos do Estado pelos próximos quatro anos. “Pernambuco vai às urnas para votar num líder. E foi isso que faltou em 2014, a eleição de um líder. Estamos aqui hoje para buscar, junto com os pernambucanos, um líder que vai devolver ao Estado o respeito e a liderança que precisamos. Vamos em frente com um Pernambuco novo”.
Deputado federal no terceiro mandato, o ministro Fernando Filho lembrou que todas as lideranças do grupo de oposição estão colocando os interesses pessoais em segundo plano para construir um projeto que faça o Estado voltar a crescer. “O passado foi bom, mas não volta mais. Estamos provocados a fazer alguma coisa nova, a apontar um nome novo, a construir uma aliança que possa colocar Pernambuco no lugar que merece”, enfatizou.
Para o ministro da Educação Mendonça Filho, o desejo de mudança dos pernambucanos é algo consolidado. Ele ressaltou a falta de articulação política da atual gestão, que não conseguiu avançar em relação aos anos anteriores. “Os pernambucanos já definiram que querem e vão mudar em outubro deste ano. Por isso, esse movimento vai na direção do povo. Estamos discutindo aqui um projeto novo para Pernambuco. Pernambuco como está, sem líder, sem direção, não pode continuar. E essa mudança não pode ser tarefa só das lideranças políticas. Tem que nascer e ser um movimento do povo e para o povo pernambucano. E quando o povo pernambucano quer, acontece”, afirmou.
O senador Armando Monteiro realçou que três palavras constituem a essência do grupo oposicionista: unidade, compromisso e convocação. “Esse projeto não pode ser só da classe política, esse é um novo tempo para Pernambuco, de novas posturas e atitudes, de oferecer uma nova agenda ao Estado. Estou pronto para assumir o compromisso de colocar os interesses do conjunto acima das ambições individuais. Na hora própria, vamos ter a capacidade de promover a decisão e me submeterei a essa decisão”, colocou.
Último a falar, o senador Fernando Bezerra Coelho ressaltou a força e unidade política em torno do grupo de oposições e garantiu que o sentimento de mudança nos pernambucanos é um caminho sem volta. “Esse grupo reúne biografias com um compromisso só: o de resgatar a autoestima dos pernambucanos. Saímos todos de Petrolina absolutamente unidos. Temos disposição, história, experiência e luta para enfrentar esse novo momento para Pernambuco”, cravou.
O “Pernambuco Quer Mudar” é o maior movimento de oposição já consolidado na história do Estado, reunindo até o momento os partidos: PSDB, DEM, PV, PRTB, PTB, PRB e Podemos.
Fotos: Divulgação [...]

Armando lidera nova pesquisa da Múltipla, tecnicamente empatado com Câmara e Marília
O Senador Armando Monteiro cresceu e lidera o novo levantamento do Instituto Múltipla para governador de Pernambuco. A pesquisa foi realizada com 600 questionários, em 65 dos 184 municípios pernambucanos, entre os dias 18 e 22 deste mês de janeiro e foi registrada no TRE sob o número PE 08043/2018.
Armando, que tinha 13,5% na pesquisa anterior, agora aparece com 20,5% das intenções de voto, seguido do governador Paulo Câmara, que tinha 18,7% e caiu para 16%, ainda que estável dentro da margem de erro. O blog teve acesso integral aos dados.
A vereadora Marília Arraes (PT) que em novembro tinha 9,6% também cresceu e aparece com 14,5%. Há de se considerar que, com base na margem de erro da pesquisa, de 4,1% para mais ou para menos, Armando, Câmara e Marina estão no que pode-se chamar empate técnico. De toda forma, impacta a mudança de ordem dos candidatos.
O Ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM),tem 10,5%, seguido do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) está na quinta colocação com 5%. O deputado Bruno Araújo (PSDB) tem 2,5%. Brancos e nulos somam 23,5%, indecisos 4,5% e não souberam ou não quiseram responder a pesquisa, 3%.
Cenários: em um cenário sem Mendonça Filho, Armando Monteiro tem 23,7%, Paulo Câmara, 20,5%, Marília Arraes, 16,7% e Fernando Bezerra Coelho, 5%. No cenário sem Fernando Bezerra Coelho, Armando lidera com 22,8% seguido de Paulo Câmara com 17,7%, Marília Arraes com 15% e Mendonça Filho com 11,5%.
Em uma simulação sem Armando Monteiro, Marília Arraes lidera com 21,7%, com o governador Paulo Câmara chegando a 19,3%, seguido de Mendonça Filho, com 15,7% e Fernando Bezerra, com 6,7%. Sem Armando e Marília no páreo Câmara tem 26,8%, seguido de Mendonça Filho, com 20,8% e Fernando Bezerra Coelho, com 7%.
Segundo turno: o instituto fez simulações de diversos cenários de segundo turno prováveis para as eleições deste ano. Numa disputa entre Paulo Câmara e Armando, Monteiro tem 30,2% contra 28,2%. No embate entre Paulo Câmara e Mendonça Filho, o governador tem 29,2% contra 24% do Ministro. Contra Marília Arraes, Câmara teria 27,8% contra 26,7% da petista.
Rejeição: O Múltipla aferiu também o índice de rejeição dos candidatos. Dos entrevistados, 63,5% disseram que não votariam em Paulo Câmara de jeito nenhum. Já 56,5% não votam em Fernando Bezerra Coelho. Um total de 55,8% não votariam de jeito nenhum em Mendonça Filho. 54,5% não admitem votar em Bruno Araújo. 49,8% dizem não votar em Marília Arraes. E 41,2% não votariam em Armando Monteiro.
Na pesquisa estimulada para o Senado, o 1º colocado é Jarbas Vasconcelos (PMDB) com 23,8%, seguido por Humberto Costa com 16%, Armando, 15,2%, Mendonça Filho, 14,7%, André Ferreira, 7%, Sílvio Costa, 5,8%, Luciana Santos, 5%, Antonio Campos, 4,2%, José Queiroz, 4,2%. Brancos e nulos, 25%. Indecisos são 5,7% contra 4,5% que não sabem ou não opinaram.
Veja aqui o comparativo do desempenho dos candidatos entre novembro e janeiro, segundo o Instituto: Comparativo-pesquisas
Perfil da amostra: Masculino 47,3%, Feminino 52,7%; 16 a 24 anos 16,8%, 25 a 34 anos 22,2%, 35 a 44 anos 21,0%, 45 a 59 anos 23,3% e 60 anos ou mais 16,5%.
A amostra foi composta por 600 entrevistas aplicadas na população que tenha título de eleitor, more e vote no Estado de Pernambuco e distribuída da seguinte forma: Região Metropolitana 42,2%, Zona da Mata 14,6%, Agreste 25,2 e Sertão 18,0%.
O intervalo de confiança estimado é de 95% para uma margem de erro para mais ou para menos de 4,1% Sistema interno e controle de verificação: Para realização da pesquisa, utilizam-se uma equipe de entrevistadores e supervisores, contratados pelo Instituto. Todos devidamente treinados para execução do trabalho.
A área da pesquisa compreende o estado de Pernambuco, composta por 04 (quatro) mesorregiões: Região Metropolitana, Agreste, Sertão e Zona da Mata e os seguintes municípios: Floresta, Petrolândia, Cabrobó, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Araripina, Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Salgueiro, São José do Belmonte, Afogados da Ingazeira, São José do Egito, Serra Talhada, Arcoverde, Custódia, Sertânia, Águas Belas, Bom Conselho, Buique, Garanhuns, Lajedo, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre Deus, Caruaru, Gravatá, Pesqueira, São Bento do Uma, São Caetano, Bom Jardim, João Alfredo, Limoeiro, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Abreu e Lima, Cabo, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Olinda, Paulista, Recife, São Lourenço da Mata, Água Preta, Barreiros, Catende, Escada, Palmares, Ribeirão, Sirinhaém, Vitória de Santo Antão, Aliança, Carpina, Glória de Goitá, Goiana, Itambé, Nazaré da Mata, Paudalho, Timbaúba e Vicência.
Por Nil Júnior
Veja aqui o relatório completo do Múltipla:
[...]
