Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-analytify domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Chapa 4 do Cremepe defende o fim do “médico único” em debate promovido pela Unimed Caruaru – Blog Ponto de Vista

Chapa 4 do Cremepe defende o fim do “médico único” em debate promovido pela Unimed Caruaru

Saiba mais informações clicando no link

Nesta quarta-feira (09/08), a Unimed Caruaru promoveu um debate com as quatro chapas que estão disputando a eleição do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe). Dentre as concorrentes, a Chapa 4, “Liberta, Cremepe!”, se destacou mostrando entendimento da realidade dos médicos do interior, inclusive defendendo o fim do “médico único”. A Chapa 4 foi representada pelo ginecologista e obstetra, o caruaruense Fábio Lyra.

A Chapa 4 conta com 10 candidatos do interior, sendo a chapa com o maior número de representantes de fora da capital pernambucana. Entre os candidatos, há médicos da Zona da Mata ao Sertão do estado e o compromisso de nenhuma região ficar sem representação.

Um dos principais problemas que os médicos relatam acerca do trabalho no interior é o “médico único”, ou seja, a existência de apenas um médico na unidade hospitalar de urgência/emergência. Há 40 anos atrás isso era aceitável, pois a demanda de atendimentos era bem menor, hoje não mais. O grande aumento da população e, consequentemente, do número de atendimentos exige a ampliação da equipe.

Durante o debate, Fábio falou sobre a situação, alegando que depois de um longo processo de escuta, em caso de vitória da Chapa 4, “lutaremos para ter mais de um médico de plantão nas cidades do interior, assim a gente vai diminuir a carga de trabalho, a carga de estresse e melhorar o exercício da medicina e a qualidade da assistência, consequentemente a gente vai diminuir a demanda judicante, que há no Cremepe, porque o Cremepe vai contribuir para uma melhor condição de trabalho”.

O caruaruense também falou da postura do Cremepe, pontuando que o Conselho tem que estar junto do médico, sendo “muito mais do que um cartório”. Dentre as funções de representação, fiscalização e registro profissional, Fábio destaca também que a entidade tem que ir além dos atos punitivos e por isso, a Chapa 4 quer “que o conselho realmente seja um lugar de acolhimento para o médico e que naqueles momentos em que ele erra sem justificativa plausível, aí sim que ele seja exemplarmente punido, mas devemos buscar acabar com esse tribunal de inquisição que se montou”.

*Sobre a Chapa 4*

A Chapa 4 apresenta-se como uma alternativa sólida e autêntica para renovar o Cremepe, além de trazer de volta o seu protagonismo. Com um plano de ação consistente, a “Liberta, Cremepe!” defende uma agenda de valorização da medicina, apoiando a autonomia dos médicos e lutando por uma medicina digna e de qualidade. Entre suas 40 propostas estão a ampliação das vagas de residência, o suporte à pesquisa e à formação contínua, a maior atuação no interior do estado, além do foco na composição das escalas médicas tanto no setor público quanto no privado.

Eleição do Cremepe

As eleições para a composição dos conselheiros do Cremepe para os próximos cinco anos ocorrem nos dias 14 e 15 de agosto. Todo o processo eleitoral será realizado pela internet, entre 8h e 20h nos dois dias. Para médicos, a votação é obrigatória, mediante multa.

COMMENTS