Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-analytify domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6114
Coluna Política em Dia (02/03) – PP prepara ofensiva para as eleições municipais – Blog Ponto de Vista

Coluna Política em Dia (02/03) – PP prepara ofensiva para as eleições municipais

Coluna Política em Dia (02/03) – PP prepara ofensiva para as eleições municipais

Blog Ponto de Vista

Liderado pelo deputado federal Eduardo da Fonte no estado, o Partido Progressista atingiu seu ápice em Pernambuco em 2018, quando a notória chapinha montada por Eduardo acabou por eleger 10 deputados estaduais, 2 federais e emplacar o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco. Não fosse o fenômeno Gleide, certamente a chapa promissora acabaria elegendo ainda mais parlamentares nas trincheiras da legenda. Um efeito importante deste evento que será percebido após as festas juninas, é a robustez natural do PP também para disputar prefeituras nos quatro cantos do estado. 

Tendo eleito 4 prefeitos em 2016, eles podem até triplicar este número. Por exemplo, o Delegado Lessa deve ser o nome de consenso para a prefeitura caruaruense devido à densidade eleitoral que demonstrou nos últimos anos. Os ex-deputados Vinícius Labanca, Beto Accioly, Zé Maurício, Eduíno Brito e Marinaldo Rosendo devem ser nomes postos para disputar as prefeituras de São Lourenço da Mata, Camaragibe, João Alfredo, Arcoverde e Timbaúba, respectivamente, no pleito municipal. Além de todos estes, também é possível destacar a vereadora do Recife, Aline Mariano, que avalia disputar o executivo de Afogados da Ingazeira, e o deputado Joel da Harpa ou Cleiton Collins, já que um dos dois pode ser o nome da sigla na disputa em Jaboatão. Na conta, ainda faltam os aliados de deputados, como Paquinha, candidato natural pela prefeitura de Macaparana, e André Empreiteiro, candidato a prefeitura de Aliança, ambos com a benção de Antônio Moraes (PP). Já Clóvis Paiva deve lançar Júlio Renoux em Ribeirão, a empresária Karla Wancherline em Palmares e o médico Dr. Leandro em Gameleira. Fora estes, ainda tem os candidatos de Claudiano Martins no Agreste Meridional e Sertão do Moxotó, o candidato do grupo da deputada Roberta Arraes em Araripina e a prefeita Mariana Medeiros que irá para a reeleição em Cumaru com o apoio do seu esposo Eriberto Medeiros.

Considerando que são 10 progressistas na Alepe até o momento, serão muitos candidatos correligionários espalhados no estado e isto pode começar um movimento crescente na legenda nos anos vindouros, pela tendência de fuga das siglas menores com o avanço da cláusula de desempenho. Eduardo da Fonte já mostrou que não dorme no ponto e tem tudo para amplificar seus louros. As articulações pesadas só se darão após as festas juninas, mas será possível identificar o rolo compressor do PP a olho nu tão logo a quarta-feira de cinzas termine.

Primeira – A primeira trinca na base governista do Palácio já surgiu. Segundo muitos parlamentares ouvidos, o tratamento dispensado tanto pelo governador quanto por secretários tem causado rancor entre deputados. Alguns destes brigaram mais pelo voto para Paulo que para si e agora se sentem escanteados sem conseguir uma indicação sequer, nem ter um telefonema atendido para reivindicar um lápis que fosse.

Calma – Muita gente já tem se apressado em declarar que prefeito A ou B não se reelege em hipótese alguma ano que vem. Neste caso, é bom lembrar que, segundo Ulysses Guimarães, “Quem tem tempo, não tem pressa”. Embora o ritmo eleitoral seja de desgaste de quem possui mandato, mais de um ano e meio nos separa de outubro de 2020 e a dinâmica da política é tão grande que tem gente que dorme eleito e acorda derrotado, tal qual há quem mergulha sentindo a derrota e recebe a ligação dizendo que venceu por poucos votos.

Na rua – Mesmo após empossado, o deputado Wanderson(PSC, imagem) não para. Em menos de um mês de mandato, já visitou diversos blocos carnavalescos, lideranças políticas, prefeituras, associações e articuladores. O ritmo acelerado só tem recebido elogios por parte de colegas e analistas. 

Na rua 2 – Outro que não parou foi o deputado Delegado Lessa. Ele concilia a atuação na rádio com as visitas procedurais e a atuação na Alepe. O jeito sério e incisivo, sem meias palavras, do parlamentar, tem sido motivo de admiração no âmbito político pernambucano.

Badalada – A mais nova edição do Imprensa Que Entra, tradicionalmente organizada pelo Grupo EQM, foi muito prestigiada esta semana. Estiveram presentes secretários, deputados, prefeitos e lideranças de Pernambuco. Entretanto, algumas presenças históricas que eram dadas como certas não foram notadas.

Dúvida  A tão comentada pacificação entre os senadores Fernando Bezerra Coelho e Jarbas Vasconcelos que fala-se vir após o Carnaval é assento para uma reaproximação de Fernando com o Palácio ou de um afastamento de Jarbas com os socialistas?

Escrito por Marcelo Velez

COMMENTS