Com melhor qualidade de vida do Nordeste, Petrolina (PE) usa São João para impulsionar a economia

Saiba mais informações clicando no link

Com melhor qualidade de vida do Nordeste, Petrolina (PE) usa São João para impulsionar a economia

Localizada no semiárido nordestino, Petrolina (PE) pode ser classificada como um oásis no Sertão de Pernambuco. O município desfruta de uma das economias mais pujantes do Nordeste com altos índices de desenvolvimento social e pleno emprego. A “Califórnia Sertaneja” já foi apontada, em estudo publicado pela consultoria Macroplan, em 2021, como cidade com melhor qualidade de vida do Nordeste.

Alguns fatores explicam o desenvolvimento do município que viu sua população crescer 20% nos últimos sete anos. A cidade tem principal cadeia produtiva o agronegócio, sendo uma das maiores produtoras e exportadoras de frutas no Brasil. Enquanto o país experimenta períodos de dificuldades econômicas desde 2013, Petrolina vai no sentido contrário, com saldo positivo de empregos há quase uma década. Em 2021, a cidade teve o maior índice de empregabilidade no Nordeste e oitavo no Brasil. Desde então, Petrolina tem se mantido entre os primeiros colocados nesse quesito.

Durante o período junino, a cidade pernambucana vivencia sua época de maior vigor no turismo e nas vendas do comércio. De acordo com a Prefeitura de Petrolina, a estimativa é que o São João movimente R$ 280 milhões, ou seja, 4% do Produto Interno Bruto (PIB) anual da cidade. A rede hoteleira já está 100% ocupada na semana junina. Além disso, a movimentação no aeroporto da cidade tem expectativa de aumentar 25% durante os dias da festa.

“O agronegócio é nosso maior vetor econômico, aqui se vive pleno emprego e temos a maior exportação de uva e manga do Brasil. Mas no São João, nossa economia vive um momento especial. São mais de 15 mil empregos diretos e indiretos gerados pelo ciclo junino. Nosso evento virou nacional e cresce a cada ano, o que tem gerado oportunidades não apenas no período junino, mas no restante do ano. É a época em que Petrolina é projetada para o Brasil todo”, explica o prefeito da cidade, Simão Durando.

Educação e planejamento urbano como prioridade

Com avenidas largas, poucos semáforos e sistema de monitoramento de trânsito inteligente, Petrolina também chama a atenção pela mobilidade e planejamento urbano. A cidade desde a década de 50 conta com um plano diretor que passa por atualizações periodicamente, a mais recente em 2021. Nos últimos anos, Petrolina teve grandes obras de mobilidade (duplicações, viadutos, ciclovias), já projetando o tráfego para o futuro. Atualmente, estão em andamento a duplicação da BR-407 e da Perimetral Transnordestina. Juntas as duas obras somam mais de R$ 150 milhões em investimento, além de centenas de empregos.

A educação pública é outro chamariz da “Califórnia Sertaneja”. A cidade tem a melhor nota do IDEB em Pernambuco. Petrolina também possui a maior rede de creches públicas, com 17 mil crianças assistidas, e escolas municipais em tempo integral. “Historicamente, Petrolina tem se antecipado ao crescimento urbano. A gente aqui busca sempre sair na frente e promover um desenvolvimento de médio e longo prazo. Educação e investimentos em obras de infraestrutura tem sido prioridade porque atendem a uma demanda atual, mas também preparam a cidade e as próximas gerações para as décadas de desenvolvimento que virão”, resume o prefeito.

COMENTÁRIOS