Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife realiza Reunião Pública para a população em situação de rua

O colegiado irá in loco, na Zona Sul da cidade, ouvir as demandas trazidas pelas pessoas em situação de vulnerabilidade

Vereadora Michele Collins – Imagem: CMR

Aproximar o Legislativo Municipal das pessoas em situação de rua. Esse será um dos objetivos da Reunião Pública que a Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Recife promove na próxima sexta-feira (29), às 15h, na Praça de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Estar in loco para poder acompanhar a realidade dessas pessoas e ouvir as demandas trazidas por elas, será primordial para que sejam construídas políticas públicas, assim como, para que sejam gerados alguns encaminhamentos aos poderes executivos Municipal e Estadual.

Para a presidente da Comissão, a vereadora Missionária Michele Collins (PP), esse tipo de reunião é extremamente importante para que os legisladores possam atuar de maneira específica e com objetivos mais precisos, em favor da população em situação de rua.  “Essa será a segunda reunião deste tipo que faremos na cidade do Recife. A primeira que realizamos na região central, ouvimos todas as demandas trazidas por essas pessoas e buscamos direcionar encaminhamentos específicos para os pontos cruciais trazidos por eles. Agora nosso objetivo é chegar a outro centro adensado, com um número significativo de pessoas em situação de rua. A Comissão quer contribuir para que os direitos de todas essas pessoas sejam executados, além de buscar melhorias para a realidade de cada uma delas”, afirmou a vereadora.

De acordo com nota técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o número de pessoas em situação de rua no Brasil cresceu 140% entre 2012 e março de 2020, chegando a quase 222 mil pessoas. Essas pessoas enfrentam diariamente inúmeros obstáculos, como o acesso à alimentação, à higiene e aos demais direitos e garantias fundamentais.

A partir das 8h, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco estará no local oferecendo serviços. Já a Secretaria de Política de Drogas do Recife estará com sua unidade móvel, no mesmo horário, promovendo o banho e a distribuição de kits de higiene. 

COMENTÁRIOS