Comissão Especial da Caprinovinocultura se reúne no Agreste Central

Colegiado é presidido pelo deputado Fabrízio Ferraz (PP)


A Comissão Especial de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva e Comercial da Caprinovinocultura da Assembleia Legislativa de Pernambuco realizou, nesta sexta (06), em Pesqueira, no Agreste Central, mais uma audiência pública. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor – Cedapp, que abrange 13 municípios e atende mais de 1800 produtores da região. Além do presidente do colegiado, deputado Fabrizio Ferraz, e o vice-presidente, deputado Waldemar Borges, também estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, representantes da Casa Civil, da AD Diper, da Conab, do Sindileite, da Associação de Caprinocultura do Pajeú, além de pequenos, médios e grandes produtores de caprinos e ovinos.

Em sua fala, o presidente da comissão, deputado Fabrizio Ferraz, destacou as potencialidades da caprinocultura da região – Agreste Central e Sertão do Pajeú – e defendeu novas alternativas que assegurem o desenvolvimento econômico do setor no Estado. “Estamos diante de um segmento que tem uma potencialidade enorme, que vai além do leite e do corte, mas temos conhecimento dos obstáculos que precisamos enfrentar. Um dos nossos maiores desafios é encontrar novos caminhos e o mérito dessa audiência é reunir todas as pessoas e instituições envolvidas para pensarmos juntos. Já estamos avançando, produzindo leis de apoio ao desenvolvimento da atividade em Pernambuco”, afirmou.

Para o deputado Waldemar Borges, vice-presidente do colegiado, aproximar os produtores e o Poder Público é fundamental. O parlamentar destacou ainda que irá se debruçar sobre a caprinocultura leiteira. “Queremos ouvir as pessoas envolvidas para identificar os pontos de estrangulamento da atividade para ver de que maneira podemos ajudar a superá-los”, defendeu.

O secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação, Alberes Lopes, garantiu que há uma atenção especial do Governo do Estado para com o setor e colocou a pasta à disposição para firmar parcerias com o mercado externo. Já o secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, anunciou algumas iniciativas da secretaria para 2020 e afirmou que irá reforçar o pedido para que o Governo contemple os produtores da caprinovinocultura nas compras feitas pela Secretaria de Saúde e pelo Sistema Penitenciário. Ao final dos encontros, o colegiado irá elaborar uma série de propostas para serem apreciadas na Alepe e encaminhadas ao Poder Executivo.

COMENTÁRIOS