Concurso vai premiar melhores sugestões de iniciativas para cuidar dos resíduos orgânicos no Recife

Estudantes dos 8º e 9º anos do ensino fundamental da rede municipal poderão exercitar a criatividade para cuidar do meio ambiente e ainda concorrer a bicicletas


Serão abertas nesta quinta-feira (04) as inscrições para o concurso de receitas para cuidar dos resíduos orgânicos na cidade, destinado a alunos dos 8º e 9º anos do ensino fundamental de 23 escolas da rede municipal. A iniciativa é da  Secretaria Executiva de Agricultura Urbana – órgão ligado à Secretaria de Política Urbana e Licenciamento – e visa desenvolver nos estudantes a consciência sobre a importância da destinação correta dos resíduos. Estão aptos a participar os 6.144 alunos (3.161 em 110 turmas do 8° ano e 2.983 de 109 turmas do 9° ano) matriculados no atual ano letivo. Os três primeiros colocados serão premiados com uma bicicleta cada. Já os docentes que supervisionaram cada trabalho receberão um smartphone cada. Os prêmios serão oferecidos pela Lógica Ambiental, Loquipe e Consórcio Recife Ambiental.

Todos os anos, o Brasil produz quase 37 milhões de toneladas de lixo orgânico, um montante que tem potencial econômico para virar adubo, gás combustível e até mesmo energia. No entanto, apenas 1% do que é descartado no País é reaproveitado. Isso porque houve no Brasil uma tendência histórica a tratar, primeiramente, o fração seca do que é descartado, em detrimento ao material orgânico. Como o lixo orgânico não é tratado, vai parar nos aterros sanitários, e a  decomposição desse material gera gás metano, nocivo à atmosfera.

Uma realidade que pode mudar através da educação. As turmas que decidirem participar do concurso deverão desenvolver, sob supervisão dos professores e usando a criatividade, atividades em sala de aula que resultarão na seleção das três melhores receitas para como tratar os resíduos orgânicos – que poderão ser um texto ou foto com texto. As receitas  deverão ser encaminhadas na data prevista para o e-mail [email protected].

Junto com as três receitas, o professor ou professora deverá enviar seu nome completo, escola e disciplina. Para cada estudante inscrito, o nome completo, idade, nome do representante legal (se menor de idade) e endereço completo. Cada estudante poderá inscrever apenas uma receita no concurso. Caso seja feita mais de uma inscrição em nome do mesmo participante, este será automaticamente desclassificado.

Os trabalhos vencedores serão escolhidos pelos critérios de criatividade e adequação ao tema. A apuração será feita por uma comissão de avaliação formada por integrantes da Secretaria de Educação e da Secretaria Executiva de Agricultura Urbana, além de dois profissionais do segmento de resíduos orgânicos. A avaliação das receitas será realizada pela comissão de avaliação entre os dias 1 e 15 de outubro de 2022. A divulgação dos trabalhos vencedores será realizada no site da Prefeitura do Recife e em evento próprio.

COMENTÁRIOS