Deputado Doriel Barros (PT) apresenta PL de cotas na UPE

Saiba mais informações clicando no link


Em discurso no plenário, na tarde desta segunda-feira (13), o deputado estadual Doriel Barros (PT) reapresentou Projeto de Lei que institui reserva percentual de bolsas da Universidade de Pernambuco (UPE) dentro do Programa de Acesso ao Ensino Superior para jovens indígenas, quilombolas, filhos e filhas de agricultores e agricultoras familiares.
O deputado ressaltou que essa é uma oportunidade para que a instituição acompanhe o compromisso histórico do povo pernambucano, sempre de vanguarda nas lutas libertárias e nas políticas de desenvolvimento inclusivo e sustentável.
“As políticas de cotas nas universidades estão fazendo 10 anos de existência e têm se mostrado de grande importância, tanto para a recuperação social e educacional, como também para a construção de uma universidade mais inclusiva, mais diversificada e mais produtiva”, disse.
Doriel lembrou, ainda, que desde 2003 a UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) implementou o Sistema de Cotas e em 2007, 51 universidades estaduais já possuíam as políticas de cotas. No entanto, a UPE ainda não possui cotas raciais.
“O que nós temos é um percentual de 30% para alunos do ensino público, mas não há um recorte de cotas de gênero, cotas raciais para filhos de agricultores, como há em outras universidades. Por isso, o nosso Projeto de Lei 332/2023 tem o objetivo de fazer essa correção”, completou.

PCCV (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos) – O deputado lembrou, também, a luta de servidores da Universidade de Pernambuco para a apresentação do PCCV à governadora Raquel Lyra. A categoria esteve em reunião com o deputado, na semana passada, pedindo apoio na articulação junto ao governo estadual.

COMENTÁRIOS