Deputado Guilherme Uchôa Júnior defende pesca artesanal em reunião com o Ministro André de Paula

Parlamentar também destacou a necessidade de incentivo à aquicultura em municípios do interior

Deputado Guilherme Uchôa Júnior  Ministro André de Paula

Parlamentar também destacou a necessidade de incentivo à aquicultura em municípios do interior

Segundo o governo, atualmente o Brasil tem 900 mil pescadores artesanais que possuem autorização para a pesca. A pesca artesanal é caracterizada principalmente pela mão de obra familiar, com embarcações pequenas ou sem embarcações, como é o caso de moluscos ou crustáceos. Em Pernambuco muitas famílias conseguem o seu sustento através desta prática, porém muito se fala na falta de incentivo, capacitação e orientação que os pescadores têm na prática.

Reunindo todos os questionamentos e pedidos do povo pernambucano, e como representante do litoral norte, Guilherme Uchoa Jr, conversou com o ministro da pesca e aquicultura do Brasil, André de Paula, sobre novas formas de políticas públicas para o Estado de Pernambuco, com mais recursos e incentivo à pesca de forma legal.

A reunião abordou temas ligados à pesca artesanal, como a sobrevivência de colônia de pescadores, o incentivo da pesca no interior do Estado, com a criação de viveiros ou reservas extrativistas, e recursos e políticas públicas que contribuam no fortalecimento da atividade, seja no litoral e sertão do Estado.

Segundo o deputado, o ministro se comprometeu em investir recursos e voltar a exportar, tal como fortalecer o programa Chapéu de Palha, que hoje é quem regulariza e capacita os pescadores artesanais. “O governo federal vai criar um grupo de trabalho sobre os principais problemas referentes aos registros de pescadores e pescadoras. Para isso, vai ser realizado um seminário de discussão entre o governo, entidades e movimentos sociais da pesca artesanal “, disse o parlamentar após a conversa com o ministro.

COMENTÁRIOS