Deputado Romero Sales Filho se posiciona sobre condução do combate ao coronavírus

Saiba mais informações clicando no link

O deputado Romero Sales Filho (PTB) usou o pronunciamento da Reunião Plenária desta quinta (18) para se posicionar sobre a condução do combate ao coronavírus e o lockdown, medida sanitária que tem dividido a sociedade. O parlamentar alega falta de diálogo e planejamento.

Segundo Sales Filho, o que está em pauta não é a eficiência da medida. “De forma alguma é uma contestação sobre a eficiência dessa medida sanitária, até porque esse é um conteúdo de domínio de médicos, sanitaristas e pesquisadores, mas enquanto parlamentar é minha obrigação e dever ponderar, fiscalizar e cobrar ações efetivas do governo”.

“O diálogo não acontece com os representantes dos setores, dos informais aos grandes empresários. A falta de planejamento colabora com o agravamento da vulnerabilidade socioecômica do nosso estado, afinal, estamos há um ano convivendo com a pandemia e o suporte aos trabalhadores é praticamente inexistente. Eles precisam colocar comida na mesa”, pontou Sales Filho.

Nesse mesmo sentido, Romero Sales Filho criticou a ausência de soluções para dar suporte à população, enquanto se respeita as medidas sanitárias. “Em Pernambuco, mais de 40% da população vive em situação de vulnerabilidade e essa faixa vive com menos de R$15 por dia. Sem o suporte do governo, mais pessoas vão passar necessidade”, acrescentou.

Ainda sobre a falta de planejamento, o deputado alegou que a situação da saúde já é um problema crônico e questionou o motivo pelo qual o estado não buscou mais ações preventivas. ”Temos como exemplo o escalonamento de horários de atividades, a redução da circulação de pessoas e o aumento das frotas. Se abre e se fecha de forma autocrática, gerando descrédito de toda a população. Por que, enquanto negócios estão fechados, o sistema de transporte público segue sucateado e com redução de frotas?”.

O parlamentar tem entrado com pedidos de informações para entender o real cenário da saúde do estado e a justificava para que as frotas dos transportes sigam reduzidas, indo contra todas as medidas sanitárias para a contenção do vírus.

COMENTÁRIOS