Dia Municipal da Síndrome de Down é celebrado pela primeira vez no Recife graças à lei de Alcides Cardoso

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Alcides Cardoso

Neste dia 21 de março, é comemorado o Dia Internacional e Nacional da Síndrome de Down. Em 2023, celebra-se pela primeira vez a data, que é muito importante para a conscientização sobre essa condição genética, no Calendário Oficial de Eventos do Recife graças à Lei nº 18.961/2022, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PSDB). Para marcar a data, o parlamentar fez discurso em defesa da inclusão na tribuna da Casa de José Mariano na presença de jovens e adultos com Down e de suas mães, do Grupo Down Mais, que foram recebidos em seu gabinete e conheceram as instalações da Casa.

“No primeiro Dia Municipal da Síndrome de Down, devemos sempre reforçar que não estamos tratando de uma doença a fim de quebrar esse estigma que ainda existe na nossa sociedade. Afinal, esses jovens e adultos que ocupam as galerias desta Casa de José Mariano são perfeitos do jeito que são, não é, mães? E é preciso fortalecer o debate sobre políticas públicas para a inclusão das pessoas com Down nos mais diversos espaços”, disse Alcides Cardoso, que é líder da oposição à gestão do prefeito João Campos (PSB).

O Grupo Down Mais promove a formação para o mercado de trabalho e a busca da empregabilidade dos jovens com Down. Um dos exemplos desse trabalho é Nicholas Filinkoski, de 27 anos. “Eu trabalho como fotógrafo, também trabalho em uma farmácia. Eu gosto de fotografar modelos, pessoas, paisagens”, afirmou Nicholas.

“As pessoas com Down podem ser o que quiserem. De um carateca faixa preta e colecionador de títulos, como o mineiro Daniel Borges, a uma ginasta consagrada, a exemplo da americana Chelsea Werner. Os dois derrubaram barreiras e prognósticos médicos e servem de inspiração para todos nós. E uma das palavras-chave nessa discussão é oportunidade. Quem tem Down sofre com uma condição genética que altera o cromossomo 21 das células do embrião, número ao qual a data faz alusão, fazendo com que haja um cromossomo a mais do que os 46 regulares e assim modificando também o desenvolvimento da criança. Entretanto, com o acompanhamento necessário, esse pequeno poderá viver como qualquer outra pessoa, sendo capaz sim de exercer qualquer atividade”, ressaltou o parlamentar.

Ainda em seu discurso, o vereador destacou que os empregadores devem ter noção dessa capacidade de trabalho das pessoas com Down na hora de decidir sobre a sua contratação. E reforçou a necessidade do fortalecimento do sistema de saúde para que elas tenham uma melhor qualidade de vida.

“É fundamental ressaltar o papel do poder público na garantia do acesso ao sistema de saúde às pessoas com Down, já que a expectativa de vida delas aumentou muito graças à evolução na área nos últimos 30 anos, que possibilitou o surgimento de recursos e terapias que melhoram a sua qualidade de vida. Essa expectativa de vida hoje gira em torno dos 65 anos. Então, é necessário fortalecer nosso sistema de saúde para um melhor atendimento para elas”, pontuou.

COMENTÁRIOS