Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the health-check domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio magone foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/u249530162/domains/blogpontodevista.com/public_html/old_blogpontodevista/wp-includes/functions.php on line 6121
Doduel Varela debate projeto de lei que cria a Semana de Conscientização sobre Lixo Eletrônico – Blog Ponto de Vista

Doduel Varela debate projeto de lei que cria a Semana de Conscientização sobre Lixo Eletrônico

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Doduel Varela
O projeto de lei 95/2022, que institui, no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife, a “Semana de Conscientização sobre Lixo Eletrônico”, foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (18). Autor da proposta, o vereador Doduel varela (PP) disse que se sentia “muito feliz” com a aprovação e falou da importância da aprovação da proposta, quando apresentou dados do que representa o lixo eletrônico. “São peças que, para funcionar, exigem corrente elétrica, ligada a tomada, pilhas ou baterias. Apenas 3% do lixo eletrônico da América Latina é descartada de forma correta”.

Doduel Varela disse que, com a aprovação do projeto de lei, a “Semana de Conscientização sobre Lixo Eletrônico” será realizada anualmente na terceira semana do mês de outubro, para desenvolver diversas ações sobre o cuidado e a conscientização da população acerca da reutilização, do descarte e da manipulação do lixo eletrônico, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais Órgãos do Município. “A ideia é, durante uma semana, trazer a população para refletir sobre os riscos e as preocupações que devemos ter, já que o lixo eletrônico, quando descartado de forma incorreta, aumenta os riscos de doenças e a degradação ao meio ambiente, mas, quando descartado de maneira correta, pode ser reutilizado”, afirmou.

O Brasil, segundo o vereador, é o quinto maior produtor de lixo eletrônico do mundo. “O descarte incorreto vem aumentando de 2010 a 2019. A semana de conscientização será importante para a nossa cidade e o meio ambiente agradece”. De acordo com o projeto de lei, caberá ao Poder Executivo regulamentar a Lei em todos os aspectos necessários para a sua efetiva aplicação. Durante a semana, segundo propõe o vereador, serão desenvolvidas ações para conscientização da população acerca da reutilização, do descarte e da manipulação do lixo eletrônico.

Em seu discurso, o parlamentar disse que a sua proposta está em consonância com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que trata sobre a regularização do descarte de resíduos eletrônicos e faz com que seja instituída a medida que é conhecida como a Lei do Lixo Eletrônico. “Já existe uma legislação no Brasil, popularmente conhecida como Lei do Lixo Eletrônico, que é a lei federal nº 12.305, que prevê responsabilidade compartilhada em relação ao descarte de resíduos eletrônicos, ou seja, que torna obrigatório aos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, consumidores e titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos recolher ou mandar para aterros sanitários o lixo eletrônico, dando a destinação correta para resíduos eletroeletrônicos”.

Doduel Varela argumentou que, apesar de a lei federal existir, ela ainda é desconhecida, e por isso mesmo pouco respeitada. “Na prática, o lixo eletrônico ainda é majoritariamente descartado de maneira incorreta, acarretando prejuízos para a saúde pública e o meio ambiente.

Ele ressaltou que o município de Sumaré-SP também já regulamentou a matéria de igual teor à Lei do Lixo Eletrônico, através da Lei Municipal nº 6. 578/2021, de 17 de maio de 2021. “Dessa forma, já que vivemos sob a tutela de uma mesma Constituição Federal, o mesmo texto não poderia ser interpretado de maneira diferente. Se igual direito foi concedido a outros cidadãos brasileiros, deve-se somar isso ao rol dos direitos previstos para os recifenses. A Legislação Federal é uma só e sua interpretação não deve apresentar discrepâncias de tamanho significado”.

COMMENTS