Educação Integral beneficia área rural de Olinda

Veja mais detalhes

Foto: Divulgação/Secom Olinda

por Letícia Lima

O município de Olinda segue aumentando o número de escolas, visando uma educação mais completa e abrangente. A cidade implementa uma escola em tempo integral na área rural, que visa ampliar o tempo pedagógico, proporcionando uma educação verdadeiramente integral, contemplando aspectos cognitivos e de cidadania.

A partir dessa iniciativa, alinhada à meta 6 do Plano Nacional de Educação, o projeto busca oferecer, até 2024, no mínimo 50% das escolas públicas com jornadas diárias de sete horas ou mais.

“A escola base rural, que funcionava apenas no período matutino, agora terá sua jornada estendida de maneira responsável, sem comprometer a qualidade do ensino e evitando turmas superlotadas”, explica Sheyla Arruda, coordenadora das escolas em tempo integral da Secretaria de Educação de Olinda.

A educação em tempo integral nas escolas da rede municipal de ensino de Olinda tem como objetivos fundamentais a ampliação do tempo de permanência dos estudantes na escola para o período de 08 horas diárias, sendo, no mínimo, 07 horas em atividades pedagogicamente orientadas, expansão do currículo escolar com ações complementares, integrando teoria e prática em campos como Educação Patrimonial; Artístico e Cultural; Ciência e Tecnologia; Sustentabilidade e Cidadania; Práticas Esportivas e Promoção à Saúde, modalidade educacional já inserida no contexto das escolas municipais.

A escola na área rural, atualmente com capacidade para atender 75 estudantes, está passando por melhorias em sua infraestrutura para acomodar a nova proposta, visando proporcionar uma educação mais completa e abrangente para a comunidade rural de Olinda. Prevê-se que o funcionamento em tempo integral terá início em 2024. Esse investimento na educação integral demonstra o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento educacional e cidadão dos estudantes.

O município, no entanto, não informou onde é o colégio.

COMENTÁRIOS