ELEIÇÕES-PE: Fatos e expectativas – Por Aluísio Camilo

Saiba mais informações clicando no link

Aluísio Camilo

O primeiro turno da eleição em nosso estado foi acompanhado sob o olhar da polarização nacional, porém o candidato oficial do ex.presidente LULA e o candidato do chamado bolsonarismo, não foram alçados pro segundo turno.

O que prevaleceu foi o “desgaste” e a fadiga de material de um ciclo com seus avanços e desencontros que levou a candidata do SD a liderar todo o período da campanha, nesse mesmo tempo a candidata do PSDB sempre esteve dentro de um equilíbrio, disputando o “bololô” da segunda posição.

O fato ocorrido no dia da eleição, o imponderável(sem previsibilidade) a perda da candidata do PSDB eleva a procura do seu número no seio da disputa, esse foi o efeito da comoção que a coloca na segunda etapa do processo eleitoral.

Sendo assim, temos a expectativa do “desgaste” e o fato da comoção sendo indutores da disputa no segundo turno da eleição.

Bom, penso que independente do ocorrido no dia da eleição, o fato da candidata do SD não ter ido aos debates na primeira etapa da eleição foi um erro tático, ela deixou de exercitar o confronto com o representante do chamado bolsonarismo, com isso deixou de “escolher” o seu oponente pra segunda etapa do processo eleitoral, erraram a mão.

Chegamos no segundo turno com duas candidatas e uma delas escreverá uma nova página na política eleitoral do nosso estado, será a nossa primeira governadora, duas mulheres que têm referências nas respectivas famílias, ambas têm suas origens no campo democrático e são frutos de um tempo de gestão: EDUARDO CAMPOS/JOÃO LYRA.

São duas militantes com bons fundamentos no campo da boa política.

Estamos a um dia da eleição, os números recentes mostram uma disputa parelha onde “tudo pode acontecer, inclusive nada”.

Para os dois lados há tempo de um “sprint”, mas o certo é que teremos uma governadora e esperemos que o futuro seja de uma gestão pra todas e todos, e que as páginas do livro sejam preenchidas com a prática da boa política, onde tudo que foi prometido e apresentado no período de campanha, venha a ser executado, essa é a expectativa.

No mais, sigamos firmes.

Aluizio Camilo
Ex-vereador da cidade do Paulista.

O FUTURO PERTENCE A AQUELES QUE ACREDITAM NA BELEZA DOS SEUS SONHOS.
(Eleanor Roosevelt)

COMENTÁRIOS