Eleitorado de Barreiros em 2016 cai mais de 8% em relação a eleição municipal de 2012, enquanto em São José da Coroa Grande o quadro se mantém estável

Eleitorado de Barreiros em 2016 cai mais de 8% em relação a eleição municipal de 2012, enquanto em São José da Coroa Grande o quadro se mantém estável

Com o fim do período para transferência de domicílio eleitoral e retirada da primeira via do título de eleitor para aqueles que poderão votar nas eleições municipais deste ano, o Cartório Eleitoral da 42º Zona, responsável por Barreiros e São José da Coroa Grande, repassou para o Blog Ponto de Vista o número atualizado de eleitores nesses municípios. Em Barreiros, por exemplo, o eleitorado apto a votar nas eleições municipais deste ano será de 29.486 eleitores, número 9% superior a eleição de 2014, porém 8,6% inferior as eleições municipais de 2012, quando naquela época estavam aptos a votar 32.247 eleitores, resultando assim em menos 2.761 eleitores. Já em São José da Coroa Grande, o eleitorado apto a votar nas eleições deste ano será de 13.857 eleitores, número 12% superior a eleição de 2014 e apenas 1,4% inferior aos que votaram nas eleições municipais de 2012, o que representa somente uma queda de 195 votos se comparado a eleição municipal anterior. Enquanto para alguns esses dados não possuem muita importância, aqueles que irão disputar as eleições majoritárias e proporcionais deste ano têm nessas informações uma relevante fonte de apoio, pois são a partir desses dados que são montadas algumas estratégias, principalmente as que se referem a formulação de chapas proporcionais. Vale lembrar que no ano de 2013 o TRE realizou o recadastramento biométrico nos municípios da região, o que resultou em uma baixa considerável no eleitorado para as eleições de 2014, no entanto o eleitorado dá clara demonstração de crescimento. TRE irá intensificar fiscalização nas transferências de domicilio eleitoral É importante informar que o número de eleitores aptos a votar poderá diminuir até as eleições. Ao contrário do que muitos imaginam, é muito comum funcionários designados pelo Tribunal Regional Eleitoral realizarem diligências para conferir os endereços informados por eleitores que transferiram o título. Quando constatada a irregularidade, além de ter o título cancelado, o eleitor pode responder judicialmente por falsidade ideológica. É o que informa o Flávio Costa, Chefe do Cartório da 42º Zona Eleitoral. Escrito por Wellington Ribeiro

13217227_895979320512817_4352378677166141164_o

Fórum de Barreiros – Imagem: Wellington Ribeiro

Com o fim do período para transferência de domicílio eleitoral e retirada da primeira via do título de eleitor para aqueles que poderão votar nas eleições municipais deste ano, o Cartório Eleitoral da 42º Zona, responsável por Barreiros e São José da Coroa Grande, repassou para o Blog Ponto de Vista o número atualizado de eleitores nesses municípios.

Em Barreiros, por exemplo, o eleitorado apto a votar nas eleições municipais deste ano será de 29.486 eleitores, número 9% superior a eleição de 2014, porém 8,6% inferior as eleições municipais de 2012, quando naquela época estavam aptos a votar 32.247 eleitores, resultando assim em menos 2.761 eleitores.

Já em São José da Coroa Grande, o eleitorado apto a votar nas eleições deste ano será de 13.857 eleitores, número 12% superior a eleição de 2014 e apenas 1,4% inferior aos que votaram nas eleições municipais de 2012, o que representa somente uma queda de 195 votos se comparado a eleição municipal anterior.

Enquanto para alguns esses dados não possuem muita importância, aqueles que irão disputar as eleições majoritárias e proporcionais deste ano têm nessas informações uma relevante fonte de apoio, pois são a partir desses dados que são montadas algumas estratégias, principalmente as que se referem a formulação de chapas proporcionais.

Vale lembrar que no ano de 2013 o TRE realizou o recadastramento biométrico nos municípios da região, o que resultou em uma baixa considerável no eleitorado para as eleições de 2014, no entanto o eleitorado dá clara demonstração de crescimento.

TRE irá intensificar fiscalização nas transferências de domicilio eleitoral

É importante informar que o número de eleitores aptos a votar poderá diminuir até as eleições. Ao contrário do que muitos imaginam, é muito comum funcionários designados pelo Tribunal Regional Eleitoral realizarem diligências para conferir os endereços informados por eleitores que transferiram o título. Quando constatada a irregularidade, além de ter o título cancelado, o eleitor pode responder judicialmente por falsidade ideológica. É o que informa o Flávio Costa, Chefe do Cartório da 42º Zona Eleitoral.

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS