EM ALTA: Período junino movimenta turismo no estado de Pernambuco

Caruaru, Bezerros, Gravatá, Arcoverde, Petrolina e Recife são destinos em destaques nas festividades de São João

Festas juninas Pernambuco

Caruaru, Bezerros, Gravatá, Arcoverde, Petrolina e Recife são destinos em destaques nas festividades de São João

O aumento do consumo de canjica, pamonha, milho assado e cozinho, pé de moleque, mungunzá, as tradicionais comidas típicas do período e da procura por hospedagem, passagens para deslocamento e até roupas para compor o figurino dos dias de programação faz crescer a movimentação econômica local. Por causa de toda tradição e dos extensos dias de festividades, essa é considerada a maior festa do Nordeste. O São João promove a cultura local ao beneficiar os artistas de Pernambuco, ao montar infraestrutura para receber turistas, ao manter os elementos do festejo, como a tradicional roupa xadrez e o jeans, a fogueira, fogos, bandeirola, quadrilha, bandeiras dos santos, dança, forró pé de serra, além das atrações de sucesso nacional.

Segundo o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, durante o mês de junho deste ano foi registrado aumento de 7% no movimento da malha aérea em comparação ao mesmo período do ano passado (2022). “As cidades de São Paulo, Fortaleza e Brasília são destaque pela quantidade de emissões de turistas para as cidades Pernambucanas. Já a ocupação hoteleira atingiu, em média, 97% nas cidades de Araripina, Arcoverde, Carpina, Caruaru e Petrolina, destaques de turismo durante o Ciclo Junino”, comenta.

A campanha de São João deste ano, comandada pela Empetur, trouxe o slogan “A maior festa”, em alusão aos mais de 30 dias de comemoração que acontecem em todo Pernambuco. Foram quase R$ 18 Milhões investidos em fomento pelo Governo de Pernambuco e 90% das contratações artísticas são oriundas do Estado. A campanha foi divulgada em Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

“Estima-se que a movimentação do fluxo dentro do Estado, nos 12 dias mais movimentados da época, alcance um total de 1.200.000 pessoas circulando, o que faz movimentar mais de R$ 500 Milhões na economia local”, conta Eduardo Loyo. Além disso, para oferecer mais comodidade a quem vem curtir os festejos, a Central de Atendimento ao Turista (CAT) – oferece suporte de informações de roteiros, alimentação, hospedagem, mapa das cidades. A novidade é que no próximo dia 22, o CAT do Terminal Rodoviário do Recife (TIP) conta com uma ação em parceria com o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PE) realizando orientação sobre os direitos dos turistas e registrando reclamações. Essa iniciativa também ocorreu no dia 16 deste mês.

Atualmente, há unidades fixas dos CATs em funcionamento no aeroporto do Recife, na Praça do Arsenal, no Shopping Recife e no TIP. Já as unidades móveis estão presentes, no dia 23, em Petrolina, Arcoverde, Caruaru, Bezerros e Gravatá. Com números gigantes, o São João de Pernambuco segue se consolidando como o maior e melhor são joão do Brasil.

COMENTÁRIOS