Em Dois Unidos, João Campos entrega requalificação de escadarias e implantação de corrimãos

Moradores do entorno da rua Maria Estevão foram beneficiados com o serviço que contou com recuperação dos degraus, canaletas e implantação de corrimão. Além disso, uma terceira escadaria será entregue até o próximo dia 09

Nascida e criada no bairro de Dois Unidos, Janikeli Gomes Farias, 43 anos, lidava com o desafio de amparar a mãe Josefa Miranda, 84 anos, para que ela não caísse na escadaria nas idas ao médico. Para isso, as duas redobravam os cuidados e desciam degrau por degrau, evitando perder o equilíbrio. Agora, não só a realidade das duas mudou, como também a de toda comunidade. Neste sábado (03), o prefeito do Recife João Campos entregou a implantação de corrimãos e requalificação das escadarias situadas nas ruas Saldanha e Cafeiara, ligadas à rua Maria Estevão, levando mais segurança e dignidade para quem faz uso diário desses equipamentos.

Vereador licenciado e secretário de Governo Carlos Muniz

“Aqui há uma das escadarias que acabou de ser concluída. Mas a gente tem outras 50 na cidade, que estão em obras e algumas já prontas. Vocês sabem o nosso compromisso de poder reformar e colocar corrimãos nas escadarias do Recife. Um compromisso que a gente está manhã, tarde e noite trabalhando pra poder cumprir com ele. Hoje é um sábado de manhã, mas a gente está nas ruas ouvindo as pessoas, vendo o que é que precisa ser feito, vendo os serviços que ainda precisam ser aperfeiçoados e melhorados, porque tem que saber ouvir. Então, hoje a gente celebra essa conquista, mas sai daqui também com o dever de casa de poder fazer muito mais”, garantiu o prefeito João Campos.

Prefeito João Campos e vereador Romerinho Jatobá

A escadaria da Rua Cafeiara recebeu a implantação de 23,5 m de corrimão, e a recuperação dos degraus e das canaletas. Já a Rua Saldanha foi beneficiada com a implantação de 12,15 m de corrimão e reparos nos degraus e canaletas. Além dessas duas, a Rua Emborai também está recebendo os serviços de recuperação na escadaria da via, com implantação de 45 metros de corrimão e restauração de degraus e canaletas. O equipamento deverá estar pronto até a próxima sexta-feira (09). De janeiro até agora, a Prefeitura do Recife já recuperou 39 escadarias, um investimento de mais de R$ 950 mil. Outras 11 escadarias estão em andamento, a um custo de R$ 516 mil.


Vítima da Poliomielite aos dois anos de idade, por não tomar a vacina que impede a doença causadora da paralisia infantil, Giovane Marques, 53 anos, beneficiário, tem mobilidade reduzida e faz uso de duas muletas para se locomover. “Esse benefício foi maravilhoso. Com o corrimão ficou bem melhor mesmo pra todos nós, porque se até as pessoas que têm saúde se seguram no corrimão, imagina pessoas como eu. Antes eu não podia nem subir, ficava só lá embaixo. Agora dá!”, comentou.

O pintor, Antônio José Alves, 57 anos, também comemorou a recuperação dos degraus e instalação de corrimãos. “Isso foi uma coisa boa. As pessoas idosas agora sobem e descem. Com o corrimão as pessoas se seguram, sem o corrimão, o povo corria o risco de cair na vala. Foi uma benfeitoria! Eu mesmo tenho labirintite, pra eu subir uma ladeira dessa daí só com corrimão, porque senão não subo. Eu tenho que ir me segurando nele, sem corrimão, se arrastando com medo de cair”, disse.

COMENTÁRIOS