Gerente Regional da Compesa explica a falta de água em São José da Coroa Grande

Gerente Regional da Compesa explica a falta de água em São José da Coroa Grande

Não é de agora que o Blog Ponto de Vista aborda os problemas gerados pela irregularidade no abastecimento de água em São José da Coroa Grande. A interrupção constante na distribuição deste líquido tão essencial a vida, tem afetado de maneira significativa a qualidade de vida da população local, que tem a sua preocupação    ampliada com a chegada do período de diminuição de chuvas e o aumento da temperatura, o que faz com que a demanda cresça de maneira surpreendente. Em busca de conseguir respostas e melhores esclarecimentos sobre o assunto, o Blog Ponto de Vista entrou em contato, no início da semana, com o gabinete da Presidência da Compesa, que gentilmente entrou em contato conosco na tarde desta sexta-feira (13) por meio do Gerente Regional Mata Sul, o sr. Mozart Alencar. O Gerente Regional do Órgão contou que há um tempo o Município foi contemplado com recursos do PRORED – Programa de    redução de perdas o que possibilitou  a melhoria da rede com a troca de tubulações antigas e ações de controle de perdas (instalação de válvulas e registros) para uma melhor distribuição de água, o que melhorou o sistema reduzindo de maneira considerável as perdas, aumentando a oferta de água no município, no entanto ele reconheceu que ainda há problemas a serem resolvidos e informou que uma equipe vem realizando alguns trabalhos no município. “Temos uma equipe trabalhando desde a semana passada realizando intervenções para evitar ainda mais as perdas no sistema”, disse o gerente regional. Mozart ainda explicou que a oferta e demanda no Município é muito próxima, mas admitiu que devido a sazonalidade no consumo, gerada pela alta temporada, faz-se necessária a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água, o que geraria um investimento superior a 1 milhão de reais e que já levou esta demanda aos seu superior, no entanto não há previsão de início de obras neste sentido. Em relação a turbidez apresentada pela água, o diretor regional informou que quando o sistema trabalha em uma demanda superior ao seu limite a água acaba apresentando uma coloração, no entanto, segundo Mozart, a população não há do que se preocupar em relação a desinfecção bacteriológica, pois a água é analisada periodicamente. O Gerente ainda falou que iniciou um estudo para realização de um rodízio no município enquanto não é ampliado a ETA, onde o a área urbana seria divida em duas regiões que receberiam no esquema 24x24 horas (um dia sim, um dia não). Ele ainda prometeu realizar em breve, campanhas para o consumo consciente da água. Escrito por Wellington

torneirinha_1

Falta de água preocupa população de São José da Coroa Grande – Imagem da internet

Não é de agora que o Blog Ponto de Vista aborda os problemas gerados pela irregularidade no abastecimento de água em São José da Coroa Grande.

A interrupção constante na distribuição deste líquido tão essencial a vida, tem afetado de maneira significativa a qualidade de vida da população local, que tem a sua preocupação    ampliada com a chegada do período de diminuição de chuvas e o aumento da temperatura, o que faz com que a demanda cresça de maneira surpreendente.

Em busca de conseguir respostas e melhores esclarecimentos sobre o assunto, o Blog Ponto de Vista entrou em contato, no início da semana, com o gabinete da Presidência da Compesa, que gentilmente entrou em contato conosco na tarde desta sexta-feira (13) por meio do Gerente Regional Mata Sul, o sr. Mozart Alencar.

O Gerente Regional do Órgão contou que há um tempo o Município foi contemplado com recursos do PRORED – Programa de    redução de perdas o que possibilitou  a melhoria da rede com a troca de tubulações antigas e ações de controle de perdas (instalação de válvulas e registros) para uma melhor distribuição de água, o que melhorou o sistema reduzindo de maneira considerável as perdas, aumentando a oferta de água no município, no entanto ele reconheceu que ainda há problemas a serem resolvidos e informou que uma equipe vem realizando alguns trabalhos no município. “Temos uma equipe trabalhando desde a semana passada realizando intervenções para evitar ainda mais as perdas no sistema”, disse o gerente regional.

Mozart ainda explicou que a oferta e demanda no Município é muito próxima, mas admitiu que devido a sazonalidade no consumo, gerada pela alta temporada, faz-se necessária a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água, o que geraria um investimento superior a 1 milhão de reais e que já levou esta demanda aos seu superior, no entanto não há previsão de início de obras neste sentido.

Em relação a turbidez apresentada pela água, o diretor regional informou que quando o sistema trabalha em uma demanda superior ao seu limite a água acaba apresentando uma coloração, no entanto, segundo Mozart, a população não há do que se preocupar em relação a desinfecção bacteriológica, pois a água é analisada periodicamente.

O Gerente ainda falou que iniciou um estudo para realização de um rodízio no município enquanto não é ampliado a ETA, onde o a área urbana seria divida em duas regiões que receberiam no esquema 24×24 horas (um dia sim, um dia não). Ele ainda prometeu realizar em breve, campanhas para o consumo consciente da água.

Escrito por Wellington

agua21-784x1023

COMENTÁRIOS