Governo de Pernambuco realiza ação que visa melhorar a qualidade da merenda das escolas da Rede Estadual

Saiba mais informações clicando no link

Governo de Pernambuco realiza ação que visa melhorar a qualidade da merenda das escolas da Rede Estadual
O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (SEE), realizou, nesta sexta-feira (26), o terceiro dia da ação Merenda Boa, que tem como objetivo acompanhar o estoque, a produção, a distribuição, o porcionamento e a aceitação da alimentação escolar nas unidades de ensino da Rede Estadual. A equipe de nutricionistas que compõe o quadro técnico da Superintendência de Alimentação Escolar (SUPAE) participou, ainda, de atividades de educação alimentar e nutricional, que são importantes no processo de ensino-aprendizagem, visando a universalidade do atendimento aos estudantes matriculados na Rede Estadual. A vistoria começou na última quarta-feira (24), em escolas do Recife e Região Metropolitana, Agreste, Sertão e Zona da Mata. A ideia é realizar outras edições da mesma ação durante todo o ano letivo.

Com essa ação, a SEE garantiu o que estabelece a Lei 13.666/2018, que inclui o assunto no currículo escolar, abordando diversos temas da alimentação e nutrição, bem como o desenvolvimento de práticas saudáveis na perspectiva da segurança alimentar e nutricional. O acompanhamento presencial da pasta nas instituições acontece periodicamente e reforça o compromisso com as ações que fortalecem o acesso à educação.

O estudante Luiz Gustavo, da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Pedro Celso, no Recife, comentou sobre a alimentação servida em sua escola. “As comidas são muito nutritivas e a gente nunca tem do que reclamar. O cardápio é maravilhoso”, destacou.

“A escola tem um papel fundamental na formação de hábitos alimentares saudáveis. O estudante, seja ele criança ou adolescente, com uma boa alimentação, rende mais, tem um desenvolvimento melhor e apresenta avanços no processo de ensino-aprendizagem. A ação Merenda Boa, além de promover a saúde, contribui para o desenvolvimento do estudante”, salientou a superintendente do Programa de Alimentação Escolar, Paula Darling.

Distribuição

A distribuição dos gêneros, como proteínas e não perecíveis, segue um cronograma de abastecimento. A entrega da proteína é feita semanalmente, e a de gêneros não perecíveis, uma vez por mês, para consumo equivalente à quantidade de estudantes matriculados na escola.

Vale destacar que foram liberadas cinco parcelas referentes ao repasse do cartão do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para os Conselhos Escolares que estão adimplentes em suas prestações de contas e também já foi iniciado o repasse extra de outra parcela para compra de insumos que ainda estão sendo licitados. Caso alguma escola esteja com qualquer pendência, é importante comunicar à equipe de nutrição da sua Gerência Regional de Educação (GRE) para que esse problema seja resolvido o mais rápido possível.

Teste de Qualidade

Toda alimentação escolar passa por uma avaliação nutricional rigorosa antes de ser servida aos estudantes. As refeições são feitas diariamente e, periodicamente, os alunos se submetem à aplicação de um questionário de satisfação e de aceitabilidade, substituindo os alimentos que não são aceitos pelos estudantes.

COMENTÁRIOS