Governo Federal reconhece situação de Emergência de Catende

Saiba mais informações clicando no link

Prefeita Dona Graça Catende
Catende teve a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Através da portaria de n° 2.222 de 08.07.2022, publicada no Diário Oficial da União de 12 de julho de 2022, o Ministério do Desenvolvimento Regional atesta oficialmente a situação de emergência. O reconhecimento habilita Catende a receber apoio financeiro da União para a restruturação dos serviços essenciais e suporte humanitário aos moradores atingidos.

A prefeita do município, Dona Graça (PSDB), afirma que o trabalho de reconstrução de Catende segue firme. “Desde a sexta feira (1º de Julho) começamos fazendo um trabalho preventivo de retirada das famílias das áreas de risco, trabalhamos de forma conjunta com várias secretarias para amenizar o sofrimento das famílias atingidas”, disse.

A situação de emergência foi decretada pela prefeita no dia 2 deste mês. Todas as informações levantadas, inclusive material fotográfico e audiovisual que documentam as consequências das fortes chuvas dos dias 01 e 02 de julho, foram remetidas ao Governo Federal através do Sistema S2ID, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.

As chuvas causaram inundações, alagamentos, obstrução de ruas, estradas e vias públicas, deslizamento de barreiras, quedas de árvores, destruição de estradas, pontes e passagens molhadas. Foram registrados também comprometimento de nascentes de água potável e danos a residências de munícipes. Comunidades inteiras ficaram isoladas e mais de 400 pessoas, entre desabrigados e desalojados, foram afetadas. Diante deste quadro, instituições de ensino do município passaram a servir de abrigo para as famílias atingidas.

A prefeitura mobilizou todos os esforços para socorrer os moradores afetados. Foi montada uma força-tarefa para retirar famílias das áreas de risco, abrigá-las em locais seguros e garantir alimentação, dormida, material de higiene e medicamentos.

Ao mesmo tempo, máquinas passaram a realizar o trabalho de desobstrução estradas rurais e equipes do município construíram passagens molhadas provisórias para que fossem levados donativos para as áreas isoladas. O fornecimento de água potável para as familias de localidades que tiveram o serviço interrompido devido à ruptura de tubulações está sendo assegurado por meio de carros-pipas.

A prefeita Dona Graça tem coordenado pessoalmente a entrega de donativos as famílias atingidas.

Entre as áreas mais prejudicadas estão as ruas da linha, Bairro do 18, Matadouro, Avenida Bela Aurora, Poço do burro, além das comunidades rurais: engenho monte alegre, Gameleira, Niterói, Ousadia e Buranhém.

COMENTÁRIOS