Governo Presente faz Ações de Cidadania em Limoeiro e Surubim

Evento conta com atualização na documentação, testes rápidos de saúde e difusão de informações sobre direitos sociais próximos da comunidade com toda segurança sanitária


Moradores de Surubim e Limoeiro terão Ação de Cidadania nesta semana. A Ação faz parte do Programa Governo Presente e reúne serviços públicos e informações sobre direitos para as comunidades em todo o Estado. A agenda garante ação na quarta-feira, no centro de Limoeiro, e na quinta-feira será a vez de Surubim. O evento tem serviços como emissão de carteiras de identidade,  novas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além informações sobre políticas públicas e a presença da Defensoria Pública de Pernambuco.

A Ação de Cidadania mantém todos os cuidados em relação à saúde dos cidadãos. Os atendimentos são agendados pela internet para não gerar aglomerações ou filas. O ingresso na Ação só é possível depois de aferida a temperatura do corpo. É obrigatório o uso de máscara de proteção e o distanciamento social é organizado. Em todos os locais do evento, o álcool em gel está disponível e acessível. Aqueles que não possuírem, receberão máscaras de proteção de pano, gratuitamente.

A emissão de carteiras de identidade está totalmente eletrônica na Ação. A tinta nos dedos foi substituída por scanners. Não só as digitais, mas toda a coleta de dados biométricos é eletrônica. A emissão da primeira via é gratuita e a partir da segunda via é necessário o pagamento de taxa de R$ 23,90. O documento para pagamento (DAE) estará disponível na internet, logo em seguida ao agendamento.

A Defensoria Pública de Pernambuco participa de todas estas Ações de Cidadania. O estande da Defensoria receberá quem precisa de acompanhamento nos processos no poder judiciário e também os interessados em habilitação para o casamento civil.

O Balcão de Direitos da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos estará disponível para quem precisa de nova via das certidões de casamento, de nascimento e de óbito. Aqueles que precisam emitir CPF também poderão ser atendidos.

O evento possui informações sobre a Lei Maria da Penha, orientações sobre violência contra a mulher dentro da comunidade, sobre o sistema Alerta Celular e a Patrulha Escolar, além do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A Ação de Cidadania é, também, uma oportunidade para cuidados com a saúde. Haverá aferição de temperatura do corpo, da pressão, teste rápido de glicemia, orientações sobre arboviroses.

Faça o agendamento dos serviços na área de “Agendamento” do Portal PE Cidadão. Outro caminho é digitar www.pecidadao.pe.gov.br/#/agendamento, ler as instruções e preencher todos os campos.

As ações são eventos que ocorrem todos os sábados e nos dias de semana. Em 2020, apesar da suspensão necessária no período mais rigoroso da pandemia, foram realizados mais de 59 mil atendimentos gerais, com a oferta média de 60 tipos de serviços e difusão de informações de secretarias de Estado e do município parceiro no evento, além da constante participação da Defensoria Pública de Pernambuco. A Ação de Cidadania é parte do Programa Governo Presente e uma articulação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.

Ação de Cidadania em Limoeiro
Quarta-feira, dia 10 de fevereiro, das 8h às 12h.
Facal – Faculdade de Ciências Aplicadas de Limoeiro
Avenida Jerônimo Heráclio, 81. Centro

Ação de Cidadania em Surubim
Quinta-feira, dia 11 de fevereiro, das 8h às 12h.
Escola Estadual Maria Cecília Barbosa Leal
Avenida São Sebastião, 1004. São Sebastião

COMENTÁRIOS