FISCALIZAÇÃO - Buscar melhores condições de saúde, hoje em dia, é assunto comum em rodas de conversa entre amigos e na mídia. Mas não basta seguir apenas a orientação médica ou ter uma alimentação adequada, os instrumentos para verificar as condições de saúde do paciente, entre eles a balança, precisam ser avaliados periodicamente. Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizaram, entre os dias 19 e 23 de setembro, uma fiscalização em balanças de hospitais e clínicas na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 50 instrumentos foram vistoriados e todos foram aprovados. Durante a ação os agentes de fiscalização do Ipem-PE observam se se o instrumento possui portaria de aprovação de modelo pelo Inmetro e se este possui selo de verificação inicial (quando o mesmo sai de fábrica) ou verificação subseqüente (após comercialização e uso). “Ainda na fábrica as balanças recebem um selo do Inmetro de verificação inicial. No ato da atividade observamos se o selo está presente. Se o instrumento for aprovado este receberá um novo selo do ano vigente”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE. No caso dos equipamentos reprovados, o hospital/clínica deverá encaminhá-los a uma oficina credenciada pelo Inmetro para conserto. Logo após a oficina deverá encaminhar os mesmos ao Instituto para verificação pós-reparo. “Aparelhos em bom estado e em perfeitas condições de uso certamente garantem diagnósticos precisos”, afirma Martins. Em caso de equipamentos irregulares, é possível acionar a ouvidoria do Ipem-PE por meio do 0800 081 1526, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do e-mail: [email protected].
FISCALIZAÇÃO – Buscar melhores condições de saúde, hoje em dia, é assunto comum em rodas de conversa entre amigos e na mídia. Mas não basta seguir apenas a orientação médica ou ter uma alimentação adequada, os instrumentos para verificar as condições de saúde do paciente, entre eles a balança, precisam ser avaliados periodicamente.
Técnicos do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE) realizaram, entre os dias 19 e 23 de setembro, uma fiscalização em balanças de hospitais e clínicas na Região Metropolitana do Recife. Ao todo, 50 instrumentos foram vistoriados e todos foram aprovados.
Durante a ação os agentes de fiscalização do Ipem-PE observam se se o instrumento possui portaria de aprovação de modelo pelo Inmetro e se este possui selo de verificação inicial (quando o mesmo sai de fábrica) ou verificação subseqüente (após comercialização e uso). “Ainda na fábrica as balanças recebem um selo do Inmetro de verificação inicial. No ato da atividade observamos se o selo está presente. Se o instrumento for aprovado este receberá um novo selo do ano vigente”, explica Adriano Martins, presidente do Ipem-PE.
No caso dos equipamentos reprovados, o hospital/clínica deverá encaminhá-los a uma oficina credenciada pelo Inmetro para conserto. Logo após a oficina deverá encaminhar os mesmos ao Instituto para verificação pós-reparo. “Aparelhos em bom estado e em perfeitas condições de uso certamente garantem diagnósticos precisos”, afirma Martins.
Em caso de equipamentos irregulares, é possível acionar a ouvidoria do Ipem-PE por meio do 0800 081 1526, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h, ou através do e-mail: [email protected].
COMENTÁRIOS