IPEM-PE verifica radares da Região Metropolitana, Zona da Mata e Agreste do Estado

Saiba mais informações clicando no link


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (IPEM-PE) realizou, na primeira quinzena de maio, uma fiscalização nos radares de velocidade. A ação percorreu os municípios de Abreu e Lima, Igarassu, Goiana e Caruaru e inspecionou 73 equipamentos. Todos foram aprovados.

A verificação dos medidores de velocidade para veículos automotivos (radares) é realizada em todo o Estado de Pernambuco seguindo o Regulamento Técnico Metrológico, aprovado pela Portaria Inmetro nº 115/1998. O IPEM-PE fiscaliza os instrumentos e verifica a exatidão das medições efetuadas por estes equipamentos. Os radares em uso são submetidos à verificação de caráter obrigatório anualmente. Os radares que sofrem manutenção e os que são transferidos de local são submetidos à verificação eventual.

O trabalho de verificação de radares é realizado com um medidor de velocidade (cronotacômetro) instalado num veículo oficial. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes, dependendo das condições da pista. Os equipamentos aprovados recebem um laudo técnico com validade para um ano. Em caso de reprovação, a empresa responsável pelo radar é autuada e o equipamento interditado.

“A verificação periódica do funcionamento correto dos radares de velocidade é fundamental para garantir segurança no trânsito. Para a legitimidade das multas emitidas em função dos radares, atendendo os parâmetros determinados pelo Código de Trânsito Brasileiro, o radar precisa estar verificado e aprovado pelo IPEM-PE e a verificação estar dentro do prazo de validade”, afirma Adriano Martins, Presidente do Ipem-PE.

O cidadão pode realizar consulta para atestar quais radares estão aptos ao funcionamento através do Portal de Serviços do Inmetro no Estado (https://servicos.rbmlq.gov.br/Instrumento). Caso o cidadão desconfie de alguma irregularidade também pode denunciar através do e-mail [email protected].

COMENTÁRIOS