Ipojuca e suas praias são a opção do Carnaval para cerca de 200 mil turistas

Ipojuca e suas praias são a opção do Carnaval para cerca de 200 mil turistas

O Carnaval é a época do ano que para uns é período de muita diversão, para outros, uma grande oportunidade de descanso. O município de Ipojuca, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, reúne estas duas opções e recebe, segundo a Secretaria de Turismo, cerca de 200 mil turistas só nos dias da folia de Momo. Desde o dia 17 de fevereiro até o dia oito de março se apresentarão 96 blocos carnavalescos em todo município, incluindo os distritos de Camela e Nossa Senhora do Ó. E, para quem troca o “alvoroço” por um banho de mar de águas mornas e cristalinas, encontra nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi, sossego. Para quem não se planejou, a dificuldade é encontrar lugar para ficar, já que a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da região, nesta época, é de 90%. Mas há sempre solução para não ficar de fora. Os que não conseguiram fechar pacotes carnavalescos, reúnem os amigos e vêm passar o dia na praia recarregando as energias. A Vila de Porto de Galinhas, por exemplo, tem, além do comércio de souvenirs, uma grande diversidade de restaurantes e bares possibilitando ao turista provar da culinária pernambucana quase sempre ao som de muita música. De acordo com a Secretaria de Turismo do Ipojuca, são quase R$10 milhões injetados na economia só no Carnaval. "Foi criada uma programação especial neste Carnaval 2019 para os ipojucanos, para os turistas e para os veranistas. Queremos que todos desfrutem de um Carnaval de paz, aproveitando o que o nosso município tem de melhor, como as belezas naturais das nossas praias", afirmou a prefeita Célia Sales. Questões importantes para a sociedade também serão ressaltadas neste período, como o combate à exploração do trabalho infantil e o assédio às mulheres. A Secretaria de Mulher do Ipojuca, alinhada com a política de proteção pública às mulheres e na tentativa de criar uma conscientização sobre o repúdio à violência contra a mulher, lançou o adesivo: ‘Só beije se ela quiser”. O adesivo será distribuído no Carnaval e reforçará a campanha nacional do “Não é não!”. Para honrar a decisão do turista que escolhe Ipojuca para passar o Carnaval, a Prefeitura montou um esquema especial de trabalho. São 70 agentes de trânsito nos polos de animação; 160 profissionais da área de Saúde de prontidão, distribuindo preservativos e fazendo os encaminhamentos necessários; 450 guardas municipais e profissionais da Defesa Social; 350 pessoas trabalhando na limpeza urbana e 48 catadores cadastrados para colaborar com a limpeza das ruas e das praias neste Carnaval 2019. O Baile Municipal do Ipojuca abre oficialmente o Carnaval nesta quinta-feira (28), às 20h, no Clube do município com a participação de Geraldinho Lins e Dudu do Acordeon. Confira a programação completa do Carnaval do Ipojuca! Crédito das fotos: Vinicius Lubambo

O Carnaval é a época do ano que para uns é período de muita diversão, para outros, uma grande oportunidade de descanso. O município de Ipojuca, localizado no Litoral Sul de Pernambuco, reúne estas duas opções e recebe, segundo a Secretaria de Turismo, cerca de 200 mil turistas só nos dias da folia de Momo. Desde o dia 17 de fevereiro até o dia oito de março se apresentarão 96 blocos carnavalescos em todo município, incluindo os distritos de Camela e Nossa Senhora do Ó. E, para quem troca o “alvoroço” por um banho de mar de águas mornas e cristalinas, encontra nas praias de Porto de Galinhas, Maracaípe e Serrambi, sossego.

Para quem não se planejou, a dificuldade é encontrar lugar para ficar, já que a taxa de ocupação dos hotéis e pousadas da região, nesta época, é de 90%. Mas há sempre solução para não ficar de fora. Os que não conseguiram fechar pacotes carnavalescos, reúnem os amigos e vêm passar o dia na praia recarregando as energias. A Vila de Porto de Galinhas, por exemplo, tem, além do comércio de souvenirs, uma grande diversidade de restaurantes e bares possibilitando ao turista provar da culinária pernambucana quase sempre ao som de muita música. De acordo com a Secretaria de Turismo do Ipojuca, são quase R$10 milhões injetados na economia só no Carnaval.

“Foi criada uma programação especial neste Carnaval 2019 para os ipojucanos, para os turistas e para os veranistas. Queremos que todos desfrutem de um Carnaval de paz, aproveitando o que o nosso município tem de melhor, como as belezas naturais das nossas praias”, afirmou a prefeita Célia Sales. Questões importantes para a sociedade também serão ressaltadas neste período, como o combate à exploração do trabalho infantil e o assédio às mulheres. A Secretaria de Mulher do Ipojuca, alinhada com a política de proteção pública às mulheres e na tentativa de criar uma conscientização sobre o repúdio à violência contra a mulher, lançou o adesivo: ‘Só beije se ela quiser”. O adesivo será distribuído no Carnaval e reforçará a campanha nacional do “Não é não!”.

Para honrar a decisão do turista que escolhe Ipojuca para passar o Carnaval, a Prefeitura montou um esquema especial de trabalho. São 70 agentes de trânsito nos polos de animação; 160 profissionais da área de Saúde de prontidão, distribuindo preservativos e fazendo os encaminhamentos necessários; 450 guardas municipais e profissionais da Defesa Social; 350 pessoas trabalhando na limpeza urbana e 48 catadores cadastrados para colaborar com a limpeza das ruas e das praias neste Carnaval 2019.

O Baile Municipal do Ipojuca abre oficialmente o Carnaval nesta quinta-feira (28), às 20h, no Clube do município com a participação de Geraldinho Lins e Dudu do Acordeon. Confira a programação completa do Carnaval do Ipojuca!

Crédito das fotos: Vinicius Lubambo

COMENTÁRIOS