João Campos: “A minha luta é para que todos tenham o direito de sonhar”

O novo prefeito do Recife foi empossado na Câmara de Vereadores e também participou da cerimônia de transmissão de cargo na Prefeitura

O novo prefeito do Recife foi empossado na Câmara de Vereadores e também participou da cerimônia de transmissão de cargo na Prefeitura

Na tarde desta sexta-feira (1º), primeiro dia do ano de 2021, João Campos tomou posse como prefeito do Recife durante ato realizado em sessão solene oficial, na Câmara de Vereadores do Recife. Ao seu lado, estava a vice-prefeita também empossada na cerimônia, Isabella de Roldão. A solenidade foi comandada pelo vereador Romerinho Jatobá, presidente eleito do Legislativo Municipal. Na sequência, o novo prefeito participou da cerimônia de transmissão de cargo na Prefeitura. Ele fez um discurso forte conectando as referências do passado com as crianças, que, segundo ele, representam a crença no futuro que queremos. E falou sobre a necessidade de se manter acesa para todas as pessoas a chama do “sonhar”.

“A minha luta é para que todos tenham o direito de sonhar, e sonhem sem limites. Essa é uma luta de uma vida inteira e sou muito grato por saber que poderei contar com cada um de vocês nessa caminhada. Faremos de hoje um dia histórico porque o nosso lugar não é o da espera. É o da esperança. E hoje é o dia em que a nossa esperança se renova. É também o dia em que um novo tempo se inicia. O nosso tempo é o agora. Viva o Recife, que Deus nos abençoe nessa missão”, afirmou o prefeito João Campos no seu discurso.

Destacando a educação como foco da atuação para levar as crianças a alcançarem o sonho coletivo de um mundo mais justo, com menos desigualdades sociais, ele prometeu trabalhar incansavelmente. “A minha batalha é a batalha pelo futuro que Eduardo sonhou e lutou para construir. E nada pode representar melhor o futuro do que as crianças. É pensando nelas que vou trabalhar manhã, tarde e noite. Todos os dias, pelos próximos quatro anos. Para que as nossas crianças tenham chances reais de quebrar o ciclo da pobreza e possam sonhar sem limites. Para que o filho e a filha do pobre também possam ser o que quiserem. Queremos um Recife em que nossas crianças possam ter uma infância plena e feliz, com parques e praças onde possam brincar em segurança. Esse futuro começa hoje. Com a priorização, do começo ao fim, da nossa educação”.

Na sessão onde o prefeito e a vice-prefeita prestaram seu juramento e foram empossados para cumprir os próximos 4 anos de gestão, também houve um agradecimento especial ao povo e à sua família, assim como uma fala de comprometimento com o mandato e um convite aos jovens para se engajarem na política e se incluírem na linha de frente das grandes missões. “Este é o Recife que não só elegeu o mais jovem prefeito da sua história, como também o prefeito mais jovem da história das capitais. Em uma mensagem dirigida aos jovens, o Papa Francisco disse: ‘ser jovem não é sinônimo de sala de espera, não sejam o futuro, mas o presente de Deus, sejam o agora de Deus’. Tenhamos, todos nós, esse compromisso. Porque o futuro que sonhamos começa hoje e está nas mãos daqueles que têm humildade para ouvir e aprender com a experiência, o legado e a sabedoria dos que nos antecederam, e se colocam à disposição do muito que ainda há por realizar. E o mundo pede isso: compromisso, ação, fé e união”.

João Campos frisou a importância de crer na ciência e no conhecimento como ferramentas fundamentais às transformações sociais que se pretende fazer e falou sobre o combate à pandemia da covid-19 a partir de um plano de imunização. “O meu compromisso, com todo o povo do Recife, é de continuar enfrentando essa batalha contra o novo coronavírus com coragem. Jamais me omitirei enquanto houver vidas em risco. Não cairemos na armadilha da negação da ciência. A nossa primeira grande prioridade será a imunização da população. Lutaremos dia e noite, de forma ativa, pela vacina”, assegurou.

Ao falar do enfrentamento à pandemia, João aproveitou a oportunidade para fazer um agradecimento e deferência ao governador Paulo Câmara e o agora ex-prefeito Geraldo Júlio. “Quis o destino que o maior desafio da nossa geração fosse enfrentado, na Prefeitura do Recife e no Governo de Pernambuco, sob a liderança de dois legítimos representantes da Frente Popular: o governador Paulo Câmara e o agora ex-prefeito, Geraldo Júlio. Muito me honra estar aqui ao lado de vocês, fazendo parte do mesmo time. Sei do desafio e da responsabilidade que assumo, de estar à altura das virtudes que demonstram, do que conseguem escrever como gestores e homens públicos decentes, dedicados e determinados”, disse.

Por fim, o novo prefeito dedicou suas palavras citou referências de sua vida, como Miguel Arraes e Eduardo Campos, mas também outras figuras pernambucanas que marcaram a história, a exemplo de Dom Helder, Ariano Suassuna, Bárbara de Alencar e das Mulheres de Tejucupapo, e falou sobre o compromisso que tem com a verdade a partir do cumprimento de uma de suas principais promessas de campanha. “No dia de hoje podemos dizer que fomos além do que havíamos prometido quando dissemos que pelo menos metade dos cargos de liderança da prefeitura seriam ocupados por mulheres. Com o novo secretariado, somos hoje a primeira capital do Brasil a ter metade de suas secretarias lideradas por mulheres”, declarou o gestor, sob aplausos dos presentes.

COMENTÁRIOS