Joel da Harpa alerta sobre o cuidado com a saúde mental materna

Saiba mais informações clicando no link

Deputado Joel da Harpa

Comemorado sempre no segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães também deve ser uma data para reflexão. Afinal, como vai a saúde mental materna? Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento. O alerta é do Deputado Joel da Harpa, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental dos Pernambucanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco( Alepe).

Segundo o parlamentar, o assunto precisa ser amplamente discutido. “Precisamos de ações e projetos voltados para a implantação de políticas públicas para dar um mínimo de suporte as mulheres no período de gestação, parto e puerpério, pois essas fases propiciam o quadro de estresse, ansiedade e depressão. Além disso, nos últimos anos, ser mãe ganhou novos desafios, pela necessidade das mulheres precisarem trabalhar, muitas vezes sem rede apoio para dividir a missão. Precisamos de um novo olhar para as mãe”, diz.

Joel destaca a campanha Maio Furta – Cor, movimento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, e que tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. Lembrando que, em Pernambuco, o Dia das Mães, faz parte do calendário oficial de datas comemorativas. A Lei Ordinária 16. 283/2018, de autoria do próprio Joel, institui o Dia Estadual Mães.

COMENTÁRIOS