Joel da Harpa homenageia mulheres policiais

Joel da Harpa homenageia mulheres policiais

Parlamentar é autor de Projeto de Lei que institui o Dia Estadual da Mulher Policial Militar

Valorização, experiências e direitos das policiais femininas foi o tema do 1 Congresso de Policiais Militares Femininas no Estado de Pernambuco. O evento aconteceu durante toda a quarta-feira (13), no Centro de Convenções e contou com o apoio do Deputado Joel da Harpa. Na ocasião, Joel prestou homenagem a duas policiais (uma praça e uma oficial) e anunciou a apresentação do projeto 51/2019, o qual visa instituir o Dia Estadual da Mulher Policial Militar.

A data escolhida foi  26 de janeiro, por marcar o ingresso das três primeiras mulheres na Policia Militar de Pernambuco, em meados de 1983. Para Joel, a presença das mulheres na PM teve e tem uma importância fundamental. Elas fortaleceram a nossa instituição, caracterizada até então apenas pela força física dos homens. Além disso, humanizaram a atividade policial. Ao longo dos anos as policiais militares femininas se superam cada vez mais na busca de seu espaço. 

Mesmo atuando num universo predominantemente masculino, elas conseguiram quebrar as velhas barreiras culturais no que diz respeito à natureza do seu ofício e fazem valer suas escolhas profissionais. Foi no ano de 1955, que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SP) promoveu a primeira experiência do Brasil de inserção das mulheres nas atividades policiais. Pernambuco foi o sétimo estado brasileiro a incluir mulheres na Policia Militar, Desde então, a presença feminina na carreira militar foi de suma importância para o serviço realizado nas ruas.

COMENTÁRIOS