Participantes do projeto Novas Oportunidades, 13 adolescentes, que também são oriundos de medida em meio aberto, concluíram o curso de Culturas e Mundos Digitais na escola de inovação
Treze jovens do projeto estadual Novas Oportunidades receberam os certificados de conclusão do curso “Culturas e Mundos Digitais”, promovido em parceria com o CESAR School. Durante quatro semanas, os jovens, que são egressos do Sistema Socioeducativo ou estão em cumprimento de medida em meio aberto, se aprofundaram nas características e culturas presentes no mundo digital e no desenvolvimento de conteúdo e produções audiovisuais.
Everton Gomes, 21 anos, fez parte da turma e conta que o conhecimento adquirido durante as aulas fez com que ele ampliasse o olhar para as possibilidades de crescimento profissional no universo digital. “Não fazia ideia de como as mídias digitais podem ser ferramentas importantes e estou empolgado para me aprofundar e fazer outros cursos na área”, disse. “Esse aprendizado foi muito bom para mim e ter feito no CESAR foi muito legal. A escola é acolhedora e nos colocou em um ambiente fora do normal. É um espaço diferente que não tínhamos acesso”, pontuou.
Antes da entrega dos certificados, os alunos apresentaram os projetos digitais que desenvolveram durante o curso. Junto a outra aluna da turma, Everton criou um perfil numa rede social para motivar e incentivar as pessoas publicando mensagens positivas e dando dicas de serviços gratuitos de psicologia. “A página vai ajudar pessoas que estão com a saúde mental abalada e estimular a população a ter empatia com quem sofre com depressão e outras doenças para que a situação não seja diminuída”, explicou.
A Chief Financial Officer (CFO) do CESAR, Karla Godoy, pontuou que o centro de estudos tem por objetivo a transformação social e que por isso a abertura de novas turmas fazem parte do propósito da instituição. Para ela, o curso conseguiu desenvolver o senso crítico dos alunos e estimular a turma a refletir assuntos atuais relacionando-os ao ambiente digital. “Os projetos tocaram em pontos muitos importantes da sociedade e geraram reflexões nada superficiais. Tivemos projetos que falaram do feminicídio, lixo e reciclagem e saúde mental, por exemplo. Esperamos que eles continuem se aprofundando e propagando as mídias que criaram”, destacou.
Para o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes, tanto a prevenção da criminalidade como a ressocialização de jovens que cumprem medidas socioeducativas devem acontecer com a efetivação de políticas sociais básicas e ações que permitam que os jovens se redescubram. “A oportunidade de crescimento pessoal, através de cursos de qualificação, e profissional, por meio da inserção no mercado de trabalho, são alternativas que aumentam não só as potencialidades desses meninos e meninas, mas também permite a autoconfiança e a compreensão de suas capacidades de maneira que os permitam construir um novo caminho”, pontuou.
Novas Oportunidades – Desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, o Projeto Novas Oportunidades articula e oferece um conjunto de ações e serviços voltados aos adolescentes e jovens egressos do Sistema Socioeducativo ou em cumprimento de medida em meio aberto, a fim de aprimorar a reinserção social, familiar e comunitária. Tem como público-alvo adolescentes e jovens de 12 a 22 anos, que são acompanhados por um ano a partir do seu engajamento no projeto, podendo ser estendido o prazo de acordo com avaliação técnica da equipe. Durante este período, recebem atendimento psicossocial para identificar as demandas de ordem pessoal e são inseridos em atividades profissionalizantes ou de aprendizagem junto os parceiros privados e governamentais para promover o engajamento socioprodutivo.
COMENTÁRIOS